Spam e mais spam

October 26th, 2002 Comments Off on Spam e mais spam

Provedores estrangeiros estão considerando o bloqueio parcial ou total de e-mails originados no Brasil. O motivo são spammers com acesso total ao backbone brasileiro o que limita a eficácia de filtros dos provedores, já que os IPs de origem podem ser mudados continuamente.

A situação está realmente calamitosa. Spam via e-mail, via o serviço Messenger do Windows e, recentemente, spam até através dos logs dos servidores (firmas que estão rodando computadores apenas para acessar site fingindo-se de usuário).

Enquanto o Congresso Brasileiro não tomar as medidas necessárias, os próprios provedores se tornarem mais rigorosos nessa área e os próprios usuários se conscientizarem do preço que pagam por receber spam o problema continuará fugindo ao controle. E enquanto isso o Brasil pode perder mercado e reputação, como o artigo alerta.

Eu acredito que o spam é um problema sem uma solução final, já que está intimamente relacionando ao dinheiro e à ganância humana. Será possível lidar com o mesmo em parte, mas nunca resolvê-lo. Mas mesmo para minimizar o problema é preciso uma atuação mais série dos afetados pelo mesmo.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading Spam e mais spam at Superfície Reflexiva.

meta