Microsoft vs. SQL Slammer

January 29th, 2003 Comments Off on Microsoft vs. SQL Slammer

O jornal online The Register tem um artigo interessante sobre memorandos internos da Microsoft detalhando a luta da companhia para conter a infecção do verme que atacou SQL Servers no sábado passado.

O artigo mostra que a correção para o problema é um tanto difícil de ser aplicada, e isso pode explicar porque tantos administradores não a instalaram — juntamente com o fato de que service packs da Microsoft geralmente causam efeitos colaterais. Obviamente, isso não é desculpa para jogar esse problema em cima da Microsoft. Se você escolhe a plataforma, a responsabilidade de lidar com os problemas da mesma é sua.

De qualquer forma, eu acho que um dos pontos fortes do código aberto está justamente na questão de manter a plataforma em boas condições. Historicamente, as respostas deste a problemas de segurança sempre foram melhores que as do código fechado. Da mesma forma, usuários de código aberto costumam ser mais conscientes na hora de manter os seus sistemas atualizados por causa de uma maior conscientização em relação à segurança e à melhor qualidade dos patches.

Agora, eu me pergunto quem levará a culpa da próxima vez quando outro programa desse tipo atacar e nenhum remédio estiver disponível.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading Microsoft vs. SQL Slammer at Superfície Reflexiva.

meta