Google compra Pyra

February 16th, 2003 § 7 comments

Em um movimento que surpreendeu muitos, o Google compra a Pyra Labs, a companhia por trás do Blogger e Blog*Spot.

Como o Google ainda não anunciou nada, há bastante especulação sobre o motivo e intenções por trás da compra. A ficha ainda vai demorar cair um pouco, mas eu espero que isso represente algo positivo. O Google tem sido alvo de muitas críticas recentemente por causa de algumas práticas questionáveis, e esta é a primeira vez em que eles entram no negócio de produção de conteúdo, algo que eles sempre declararam não ser o alvo da empresa.

Com a entrada de grandes nomes no negócio de blogs (o Terra entrou, a AOL parece estar entrando e o Yahoo é uma falta notória) pode-se dizer que weblogs atingiram massa crítica. O que muitos já diziam passa a ser parte real do mercado. Resta saber quais são os modelos através dos quais essas empresas tencionam fazer dinheiro.

Atualização: Cory Doctorow postou alguns pensamentos interessantes sobre as notícias.

Atualização: Nick Denton faz uma proposta para o Boogle.

Os comentários abundam pela Web:

  • Nick Denton: A more interesting question: will Google use weblog links to improve Google News?
  • Matt Webb: Google are building the Memex
  • Ben Hammersley: It’s a distributed early warning system for Google’s spiders. One million zeitgeist monitors just signed on to Google’s staff. A bargain for them, whatever the cost.
  • Shelley Powers: Google + Blogger = What?
  • Karl Martino: Google is attempting to swallow the web. It will get a belly ache.
  • Anil Dash: Once Google’s plan becomes clearer, it’ll be possible to see whether Google’s adoption of part of the blogosphere is prescient or unfortunately incomplete.
  • Jason Shellen: Well, looks like someone scooped us on our own story.
  • Cory Doctorow: Holy crap!
  • Evan Williams: Holy crap!
  • Joi Ito: This is going to be tricky.
  • Jeremy Zawodny: Cool. Go Google!

Outros:

§ 7 Responses to Google compra Pyra"

  • E aí Ronaldo? Agora é que fui ver teu post, cara.. passei o fim de semana desconectado por causa do casamento da minha irmã… (enrolei bombom e ajudei com a mudança da moleca).

    Mas essa é uma notícia interessante. Falta um empenho central na criação de tecnologias de busca para blogs. Sem contar que sistemas como o Blogdex combinados com um News.Google criaria uma nova versão de noticiário online baseado puramente em fontes online. Com certeza foi uma jogada estratégica muito bem feita.

    Mas há um receio dessa centralização que me incomoda…

  • Zé Renato says:

    …e o Pink pergunta:
    – O que vamos fazer hoje chefinho ?

    e o Cérebro responde:
    – Vamos dominar o mundo Pink!

  • Re: Gogger or Bloogle?

    …Superfície Reflexiva by Ronaldo Ferraz has a good rundown of links (in Portuguese); here’s the English version’s permalink.

  • O google comprou a deja.com e manteve todos os arquivos da usenet. Coisa rara!!!
    Até agora o google foi uma empresa séria, mas a medida que uma empresa cresce tende a virar babaca. Espero que o google seja exceção!

  • Ronaldo says:

    Daniel, sobre a questão do noticiário em tempo real, eu acho que essa é uma das intenções do Google. Não tanto para usar o que os blogueiros escreveram, mas sim para descobrir as tendência. No dia em que o Columbia caiu por exemplo, demorou para o Google pegar a notícia. Eu já estava vendo dezenas de sites diferentes antes que o mesmo entrasse na onda. Sobre a centralização, eu não me preocupo muito. Os outros serviços continuaram a existir e se o Google vacilar, ele é o único que tem alguma coisa a perder.

  • Ronaldo says:

    Zé, acho que essa sua visão não está muito longe da realidade :o) O Google hoje virtualmente manda e desmanda no cenário de busca da Web. Inclusive, existem empresas que dependem da sua posição do Google para vender bem. Mas acho que só o tempo dirá em que direção o Google pretende seguir. Eu tenho esperanças.

  • Ronaldo says:

    Hernani,

    Concordo com sua visão sobre o Google. Até agora ele tem se mostrado um bom jogador no mercado e buscado ideais que a maioria das empresas nem procuram se preocupar. Embora até agora eu não tenha idéia da verdadeira intenção do Google por trás da compra, acredito que o uso será interessante. Um base imensa de links em tempo real é justamente algo que o Google poderia usar para tornar os seus resultados ainda mais eficazes. Por outro lado, com os rumores correntes sobre a proximidade de um IPO, dá para ver que as pressões comerciais estão subindo e pode ser que eles estão finalmente se rendendo às demandas do mercado.

    Um ponto interessante é a recente compra (ou intenção pelo menos) do Altavista e Fast Search pela Overture. Isso reduz ainda mais o mercado de busca e vai criar uma certa pressão sobre o Google. Eu fico imaginando o que isso vai representar para o negócio de busca e principalmente para o Google.

What's this?

You are currently reading Google compra Pyra at Superfície Reflexiva.

meta