O que há com a Internet?

March 13th, 2003 Comments Off on O que há com a Internet?

O Félix, do Lucubrando, passa a dica de um excelente artigo sobre a situação atual da Internet no Brasil: O que está acontecendo com a Internet?, da Cristina de Luca.

O artigo aponta as falhas do sistema de Internet no Brasil, dando como razão a gestão imprópria por parte das entidades responsáveis nos últimos anos em face às crescentes necessidades dos usuários. Eu tendo a concordar com essa análise. Até onde posso ver, não existe entre as entidades que gerenciam a Internet no Brasil uma preocupação com o desenvolvimento do sistema a longo prazo. A maior parte das ações efetuadas por estas entidades nos últimos tempos consistiu de pequenas medidas corretivas visando problemas locais.

Um outro problema está no governo, que não enxerga plenamente a Internet como um recurso fundamental no crescimento do país. Apesar de toda a conversa sobre inclusão digital e outros assuntos relacionados, o governo não tem sido ativo no sentido de criar as condições necessárias, tanto no âmbito legal quanto no econômico, para que a Internet seja integrada de maneira mais explícita do desenvolvimento global do Brasil.

Como o artigo diz, é necessária uma reavaliação do sistema. Entretanto, mais do que somente essa reavaliação, precisamos é de pessoas que estejam inteiradas das realidades da Internet no país e no mundo que possam trabalhar ativamente da criação de regras para o sistema, gerenciar o desenvolvimento do mesmo e apoiar o desenvolvimento de legislação pertinente. Esse último passo é fundamental para evitar que leis sejam criadas ao acaso em detrimento dos usuários (algo que vem acontecendo freqüentemente nos EUA, por exemplo).

Mas não adianta melhorar apenas a infra-estrutura do sistema. A revolução da Internet também passa pela educação dos usuários e fornecedores. O recente artigo Mundo de Pontas é uma boa mostra do que é necessário nessa área.

Em resumo, a Internet brasileira precisa é passar da adolescência para a maturidade. O potencial é enorme, mas precisa ser bem orientado para que erros passados não sejam repetidos.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading O que há com a Internet? at Superfície Reflexiva.

meta