Fatia de mercado do Linux

March 19th, 2003 Comments Off on Fatia de mercado do Linux

Um artigo da Internet Week diz que a maior parte dos novos usuários Linux estão vindo do Windows e não do Unix. Acho que isso é meio óbvio já que existem muito mais usuários de Windows do que de todos Unices somados. O estudo mencionado pelo artigo focalizou sua atenção em desenvolvedores e contém alguns outros pontos interessantes.

Mas o fato é que o Linux está fazendo boas investidas contra o mercado Windows. E com a melhoria das aplicações para o mesmo isso vai ficar mais acentuado. Hoje eu uso um sistema duplo com Windows 2000 e Linux, mas estou lentamente migrando meus dados e trabalhos para o Linux. Minha intenção é usar o Linux com plataforma exclusiva (ou quase) no próximo ano. A maioria das coisas que eu preciso existem no Linux e hoje eu não estou preso ao Windows. Mesmo minha esposa consegue trabalhar no Linux tranqüilamente embora tenha conhecimentos técnicos mais limitados.

O grande problema do Linux é a questão de um modelo de negócios viável para um mercado sobre a plataforma. Essa é uma questão que por mais que tenha sido discutida, ainda está longe de ser fechada. O caso do Mandrake Linux, que está à beira da falência, é um caso típico. O jeito é esperar para ver aonde isso vai dar.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading Fatia de mercado do Linux at Superfície Reflexiva.

meta