Provedor bom é outra coisa

March 21st, 2003 § 4 comments

Hoje eu estava dando uma verificada nas estatísticas do meu site e confirmei uma coisa da qual eu já desconfiava: pelo visto, meu provedor antigo estava inflando as estatísticas de espaço e banda consumidos.

Quando eu fiz a migração para o Vilago, eu achei estranho que o espaço usado pelo site tinha caído quase que pela metade — de cerca de 60 MB no outro provedor para pouco mais de 30 MB no Vilago. Curioso, eu loguei via shell no antigo provedor e verifiquei os espaços combinados do banco e do site. No disco, eles realmente apareciam como 30 e poucos MB, mas no painel de controle vinham como 60 MB. Hoje eu confirmei as estatísticas de tráfego que também estavam dando quase o dobro do realmente usado. Uma análise dos logs confirmou a mesma coisa. Ou seja, se eu não tivesse acesso direto ao servidor, eu ficaria com as estatísticas do painel de controle e qualquer dia teria que fazer uma atualização no plano sem realmente precisar.

Bem, a lição é que todo cuidado é pouco quando se escolhe um provedor. Quando eu contratei o antigo, escolhi com base nos recursos oferecidos, mas sem realmente conhecer o serviço. O resultado foi um monte de problemas não resolvidos. O melhor mesmo é saber quem está lhe hospedando e conhecer a vizinhança.

§ 4 Responses to Provedor bom é outra coisa"

What's this?

You are currently reading Provedor bom é outra coisa at Superfície Reflexiva.

meta