VisualWorks e Smalltalk

March 25th, 2003 Comments Off on VisualWorks e Smalltalk

No fim de semana passado, eu baixei o VisualWorks, um ambiente multi-plataforma de desenvolvimento Smalltalk da Cincom. Era algo que eu estava planejando fazer há um bom tempo, mas acaba sempre enrolando por causa de outras prioridades.

Eu sou um fã de Smalltalk desde que conheci a linguagem pela primeira vez no final dos anos 90. Infelizmente, ela é pouco conhecida no Brasil e é literalmente impossível encontrar trabalho usando a mesma. Um amigo meu, brincando, disse que achava que Smalltalk era um mito por que sempre ouvia falar, mas nunca tinha visto alguém programando na mesma. Também brincando, eu disse a ele que nem procurasse mais informações a não ser que estivesse preparado para nunca mais achar graça em outra linguagem. (Na verdade, não foi tão brincando assim. Depois que eu conheci Smalltalk, nenhuma outra linguagem chegou perto de oferecer o mesmo poder, elegância e prazer de trabalhar que essa linguagem oferece. Para quem não sabe, a grande vantagem do Smalltalk está na simplicidade da linguagem — são apenas cinco palavras-chave — e no modelo de desenvolvimento baseado em uma imagem em execução, que permite um ciclo de criação rápido e produtivo.)

O VisualWorks é muito simples de instalar. Para mim bastou descompactar dois arquivos, configurar um atalho no Windows e criar um ícone no WindowMaker sob o Linux. O ambiente também é familiar, já que eu mexi bastante com o Squeak durante os últimos anos. Obviamente, existem diferenças — especialmente na parte de criação de uma GUI — mas nada que alguns tutoriais e arquivos de ajuda não resolvam.

Embora em nunca tenha feito uma aplicação significativa usando Smalltalk (eu não conhecia o VisualWorks anteriormente, e o modelo de distribuição do Squeak não me agrada), dessa vez eu pretendo usar o VisualWorks para implementar um projeto pessoal que eu venho planejando há alguns meses. Como é um projeto diversificado, vai permitir que eu trabalhe com uma boa parte das bibliotecas Smalltalk e do VisualWorks. Eu já baixei o código do BottomFeeder (um agregador RSS feito usando justamente o VisualWorks) e vou dar uma estudada no fim de semana próximo para ter uma idéia de como uma aplicação real é feita no ambiente.

A diversão está só começando.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading VisualWorks e Smalltalk at Superfície Reflexiva.

meta