O Livro dos Códigos

April 4th, 2003 § 3 comments

O Livro dos Códigos, de Simon Singh, é um fascinante relato sobre o desenvolvimento da criptografia. O livro reconta a evolução dessa arte através dos séculos, mostrando os desafios e duelos históricos que permearam a busca do segredo e segurança nas comunicações. Começando na espionagem militar da Grécia antiga, e chegando até a experimental criptografia quântica, Simon Singh traça um grande panorama de uma ciência que afetou o destino do mundo em diversas ocasiões.

A história da criptografia possui seus heróis, vilões, mitos e enganos e Singh faz um trabalho excelente em mostrar os fatos no seu contexto adequado. Singh também mostra, ainda que de forma limitada, os princípios gerais da criptografia e da criptoanálise, deixando que o leitor entenda as dificuldades por trás da criação de códigos seguros e as dificuldades ainda maiores em se quebrar esses códigos, por mais simples que sejam. Por fim, o livro faz uma análise geral dos avanços obtidos nessa campo nos últimos anos e os desdobramentos éticos e sociais dessas descobertas. Adicionalmente, o livro toca de leve na decifragem de idiomas extintos, que possui muitas similaridades com a de códigos.

Embora seja necessariamente resumido, dada a rica história da criptografia, o livro não perde o seu interesse por omitir determinadas partes dessa história. Pelo contrário, a visão geral que o livro dá permite que o leitor compreenda a extensão da influência da criptografia na história humana. E, de qualquer forma, o autor também deixa ao final uma lista de leituras adicionais que podem complementar o conhecimento de qualquer pessoa interessada em mais detalhes.

Como em seu livro anterior, O Último Teorema de Fermat, Simon Singh mostra o seu domínio da palavra escrita oferecendo um texto leve, compreensível e divertido. Mesmo os capítulos finais, que envolvem conceitos relativamente avançados, são apresentados de maneira completamente acessível a qualquer leitor que se disponha a entendê-los.

O livro é de interesse especial para pessoas envolvidas na Ciência da Computação já que ele mostra como as duas ciências possuem um relacionamento profundo. Personagens como Alan Turing, Ron Rivest, Adi Shamir, Leonard Adleman, Phil Zimmermann, Whitfield Diffie e Martin Hellman aparecem quando a criptografia moderna é escrita. O livro também faz justiça a alguns dos heróis desconhecidos como James Ellis, Clifford Cocks e Malcolm Williamson que descobriram a criptografia de chave pública anos antes dos americanos, mas que foram impedidos de a revelarem por causa das restrições de segurança do governo britânico.

Em resumo, um livro totalmente recomendado para qualquer pessoa que tenha interesses nessa área e uma leitura absorvente mesmo para os que não têm nenhum interesse particular na mesma.

§ 3 Responses to O Livro dos Códigos"

  • Ana says:

    Estou visitando seu site por causa de “O livro dos códigos”. Vc mesmo o leu? A opinião acima é sua? É um livro que traz história ou teoria matemática? Vc cursa matemática?
    Gostaria muito de conversar mais a respeito e tirar algumas dúvidas.
    Obrigada
    Ana

  • Ronaldo says:

    Sim, os comentários são meus, baseados na leitura do livro, que eu possuo. O livro é uma narrativa histórica e a pouca teoria matemática que apresenta é mostrada em um formato acessível a qualquer leitor. Eu não curso ou cursei matemática, mas gosto da matéria. Qualquer outra pergunta é só enviar um e-mail.

  • Cristiano Adjuto e Campos says:

    Também estou lendo o livro e como o Ronaldo fascinado pela aula de história e criptografia que o livro nos proporciona. Aconselho que se possível pessoal leiam esse livro.

    Abraços

What's this?

You are currently reading O Livro dos Códigos at Superfície Reflexiva.

meta