C# Builder

April 24th, 2003 Comments Off on C# Builder

Essa semana, a Borland liberou mais algumas informações sobre o projeto Sidewinder, sua ferramenta de desenvolvimento para a plataforma .NET baseada na linguagem C#. A ferramenta, cujo nome oficial é C# Builder, será parte de um pacote de ferramentas futuro cuja intenção é integrar todas os estágios do desenvolvimento de aplicações, incluindo a modelagem.

No site da empresa pode-se agora ver uma pequena demonstração da ferramenta. A demonstração é basicamente uma amostra do próprio ambiente de desenvolvimento e não esclarece muita coisa sobre o mesmo. Provavelmente a demonstração é mais voltada para a chefia das empresas do que para os desenvolvedores em si. O ambiente é muito similar ao do Delphi e do próprio Visual Studio para .NET e ainda permanecem para serem vistas as supostas diferenças que farão do C# Builder um competidor válido para estes, considerando que a nova versão do Delphi, cujo codinome é Octane, também suportará o desenvolvimento na plataforma da Microsoft através de uma nova versão da linguagem.

Eu sou um fã da Borland desde o Turbo Pascal 5.5, mas as últimas versões de suas ferramentas tem realmente decepcionado. No Delphi por exemplo, houve pouquíssimas evoluções reais na linguagem a partir da versão 5 e os acréscimos ficaram mais por conta de ferramentas agregadas ao ambiente de desenvolvimento (como a adição do Bold ao Delphi 7). E, mesmo assim, essas adições têm ficado concentradas em versões mais completas da ferramenta que não são financeiramente acessíveis a desenvolvedores independentes, como é o caso da versão Enterprise que, no Brasil, chega a custar quase 10 mil reais. Além disso, a Borland está removendo funcionalidades das versões menores mostrando que o novo alvo da empresa são as empresas de maior porte. Eu, por exemplo, possuo o Delphi 6 Professional, mas não tenho a menor intenção de fazer o upgrade já que o pacote equivalente na versão 7 me oferece menos do que eu tenho hoje.

De qualquer forma, tomara que as novas ferramentas da Borland e as novas versões das antigas tenham inovações reais e possam apresentar uma vantagem competitiva real em relação às ofertas equivalentes da Microsoft, criando um mercado mais interessante, mesmo que este seja apenas voltado para médias e grandes empresas.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading C# Builder at Superfície Reflexiva.

meta