Caching no MovableType

April 25th, 2003 § 4 comments

Gavin Estey acabou de soltar um novo plugin para o MovableType que permite fazer um cache de partes de um template, resultando em uma geração mais rápida das páginas estáticas. Para quem usa muito outros plugins ou precisa reconstruir muitas páginas quando um novo item é postado em seu blog, esse plugin é uma boa opção.

§ 4 Responses to Caching no MovableType"

  • 3DBLOGMAN says:

    que é um cache de templates, e paginas estaticas?

  • Ronaldo says:

    O MovableType gera páginas estáticas para os blogs que ele gerencia. Quer dizer, você salva uma entrada no editor próprio dele e essa entrada é gravada no banco de dados. A partir disso, o MovableType reconstrói a página inicial, os feeds RSS, e quaisquer outros arquivos que precisem ser gerados por referenciarem a dita entrada. Isso é feito para otimizar banda e processamento, já que páginas dinâmicas, ou seja, páginas que são reconstruídas a cada acesso são bem mais custosas em termos de execução.

    O problema é que se há muitos arquivos a reconstruir, isso acaba demorando e gerando timeouts no servidor. O cache é um conjunto de páginas ou partes de páginas previamente gerados que são armazenados no disco para recuperação mais rápida na hora de montar as páginas. Assim o MovableType não precisa ficar reconstruindo toda a página, mas somente as que mudaram.

    Espero que isso tenha explicado. Se não, sinta-se à vontade para fazer mais perguntas.

  • 3dblogman says:

    Obrigado,

    Ainda não sei o que é feeds RSS.
    Tenho vontade de usar o Movable Type , mas ao mesmo tempo eu tenho medo, pois eu tenho apenas conhecimento basico de HTML.Voce achar complicado para os leigos?

  • Ronaldo says:

    O feed RSS é um formato XML que permite que o seu blog seja sindicato. :-) Explicando, é um arquivo que apresenta as mesmas informações do blog de maneira diferente para usos diferentes. Em alguns casos, por exemplo, o feed tem somente um resumo das entradas e o usuário precisa visitar o site para ver o texto todo. No caso, programas especiais, chamados agregadores são usados para subscrição ao feed de modo que o usuário possa ser notificado das mudanças no blog. Em resumo, é um modo de você ver o que um site ou blog tem de novo de maneira mais prática. Isso é um simplificação, mas serve para um entendimento básico. O melhor é você baixar um agregador e subscrever aos feeds dos blogs que você lê, o que vai lhe dar uma idéia muito melhor da coisa. Sem contar que com isso você pode acompanhar muito mais blogs. Experimento o FeedReader[1] ou um SharpReader[2] que são muito bons (Windows), ou o Straw[3], no Linux. O feed do meu site, em dois formatos diferentes, está nos links na lateral da página.

    Quanto ao MovableType, usá-lo é muito simples e infinitamente melhor que o Blogger. O maior problema é configurá-lo, que requer um certo conhecimento maior. Além disso, ele precisa de um suporte maior no provedor que precisa ser Linux, ter Perl e MySQL. Mas se você quiser, pessoas podem ter ajudar. Eu mesmo sou um que pode dar uma força. Se você quiser hospedar no Vilago[4], você ainda tem gente especializada no negócio para dar uma mão.

    [1] http://www.feedreader.com/
    [2] http://www.hutteman.com/weblog/cat_sharpreader.html
    [3] http://www.nongnu.org/straw/
    [4] http://www.vilago.com.br/

What's this?

You are currently reading Caching no MovableType at Superfície Reflexiva.

meta