Banco de dados horroroso

May 16th, 2003 § 2 comments

Há bancos de dados e bancos de dados, mas o Informix merece um prêmio por ser um dos piores em existência. Eu estou trabalhando em um projeto usando a versão 7.x do mesmo e já estou ficando louco. É a segunda vez, mas eu havia me esquecido de como ele era ruim.

Para começar, o suporte a ANSI-92 é de ínfimo a inexistente. Existem inconsistências entre vários tipos de declarações que não dá nem para acreditar. Já houve o caso de uma view que não funcionava de maneira alguma por causa do uso (ou uma tentativa de uso) do padrão. Depois que as declarações foram convertidas para o jeito que o Informix usa, tudo voltou ao normal.

Os identificadores também só podem ter 18 caracteres, o que dificulta enormemente a nomeação dos campos e tabelas, principalmente quando a empresa usa uma notação mnemônica e gasta caracteres com prefixos e sublinhado.

Além disso, campos blob, ou seja, aqueles que guardam texto extendido não são suportados diretamente em inserções e atualizações. Na verdade, a maioria dos bancos não suporta isso, mas não é justificativa já que é possível suportar.

Mais ainda, o banco suporta campos auto-incrementados, mas não tem nenhum mecanismo para a recuperação do último valor inserido. (Pelo menos eu não achei. Se alguém me provar errado, eu até agradeço.)

Para culminar, o driver OLE-DB não funciona, e o driver ODBC é cheio de complicações para configurar. Um parâmetro errado e tudo começa a ir por água abaixo. Como a minha máquina não tem o driver correto (não consegui instalar), eu acabo tendo que dar um telnet para o servidor (um Unix SCO) e usar um interface arcaica para dar manutenção do banco.

Depois de hoje, eu me dou o direito de sentir auto-piedade. :-)

§ 2 Responses to Banco de dados horroroso"

  • Emerson says:

    Eu estou fazendo um trabalho sobre o banco de dados Informix, e fiquei muito impresionado com o que você falou sobre o mesmo!

    Se você quiser me dar um relatorio de todos os problemas que você encontrou … POR FAVOR me envie atê a data de 01/10/03

  • Ronaldo says:

    As informações são essas aí no texto. Fique à vontade para usá-las em seu trabalho. Você pode achar mais informações sobre cada uma delas na Internet.

What's this?

You are currently reading Banco de dados horroroso at Superfície Reflexiva.

meta