SharpReader e RSS

May 16th, 2003 § 2 comments

Saiu uma nova versão do SharpReader, um agregador RSS muito bom que eu estou usando atualmente.

Esse agregador se destaca por fazer uso dos links presentes nas entradas dos blogs para criar listas de referências entre blogs que permitem saber quais outros blogs estão comentando aquela dada entrada. A nova versão leva isso além e permite que você saiba quais outros blogs estão comentando sobre os mesmos assuntos referenciados na entrada. Obviamente, isso só funciona se você lê um determinado universo de blogs que falam de coisas relativamente similares (como é o meu caso com tecnologia e cultura internet).

De qualquer forma, o agregador é muito bom. Vale a pena conferir. O seu único problema é precisar do .NET para rodar.

Agora, se você não sabe o que é RSS ou agregadores, segue uma pequena explicação:

RSS é o acrônimo de Really Simple Sindication, ou Rich Site Summary (dependendo da especificação; você não precisa se preocupar com isso). É um formato que permite a troca de informações — principalmente notícias — entre sites.

Para blogs, ele significa a possibilidade de subscrição. Você utiliza um programa com o FeedReader (Windows), o NetNewsWire (Mac), o AmphetaDesk (Multiplataforma), ou o SharpReader mencionado anteriormente, e o programa lê o feed RSS dos sites que você indicou que contém um resumo das entradas no mesmo.

Assim você pode saber se um site foi atualizado sem precisar entrar no mesmo e, ao receber as atualizações, selecionar apenas as que você quer ver e ir direto para as páginas em questão.

O Superfície Reflexiva disponibiliza dois feed RSS: um usando aversão 1.0 e outro usando a versão 2.0. A maioria dos programas suporta as duas versões e você pode usar qualquer um.

Então, faça a você mesmo um favor. Baixe um dos programas, subscreva-se aos blogs de sua preferência (você pode achar uma lista de blogs com feeds RSS no vardump.com). Se o seus blogs preferidos não suportam RSS, converse com eles. A maioria dos sistemas de criação de weblogs suportam esse formato, mas é possível mesmo para usuários do Blogger. Isso vai poupar a você um tempo enorme e vai tornar o acompanhamento dos mesmos muito mais fácil. Eu antes visitava três ou quatro blogs diariamente. Hoje visito mais de 60. Inclusive, dificilmente leio um site sem feed RSS mais de uma vez já que não tenho tempo para isso. Só se o site valer a pena mesmo.

Para saber mais informações veja a página do Projeto RSSFicado. É um projeto para tornar o RSS mais utilizado na comunidade de blogs brasileiros, que inclusive ajuda blogueiros a terem os seus feeds RSS.

§ 2 Responses to SharpReader e RSS"

  • ventonegro says:

    Ronaldo, o novo sistema do Blogger que vai entrar em funcionamento já tem suporte para exportar RSS. Espero que nossa vida fique mais fácil com isso.

  • Ronaldo says:

    Isso é ótimo. Quando mais suporte a RSS melhor. Considerando a quantidade de gente que usa o Blogger, o suporte a RSS vai realmente facilitar a comunicação entre e o desenvolvimento de blogs.

What's this?

You are currently reading SharpReader e RSS at Superfície Reflexiva.

meta