Sites com padrões Web

May 26th, 2003 § 6 comments

Nos próximos dias eu vou colocar aqui alguns artigos que eu estou escrevendo sobre a criação de sites com padrões Web. Algumas pessoas já me pediram isso anteriormente (fora do blog), mas até agora eu vinha enrolando.

Os artigos vão focar na construção de sites usando HTML (ou XHTML) e CSS válidos, mostrando como pode-se ter páginas acessíveis, estruturadas e dentro dos padrões sem um esforço excessivo. Como eu não tenho habilidades gráficas, os artigos não vão tocar na parte de layout sob esse ponto de vista. Mesmo assim, haverá algumas dicas sobre como usar CSS para sites funcionais e bem apresentáveis.

Eu vou tentar evitar uma imersão muito profunda no assunto de modo que os artigos fiquem mais como tutoriais equilibrando o conteúdo para quem não tem muito conhecimento do assunto, mas servindo também para os que já conhecem HTML e CSS bem, mas não estão muito acostumados com padrões. O que eu quero mostrar é algo prático e útil e que sirva para desmistificar o assunto.

O primeiro artigo deve sair em um ou dois dias. Fique ligado! :-)

§ 6 Responses to Sites com padrões Web"

  • Celso says:

    Muito bom! Faço um pouquinho de webdesign “recreacional” e vivo quebrando a cara com o nivel de suporte entre os diferentes browsers. Volta e meia fico tendo de mudar detalhes bobos pra garantir que a cara do site fique igual no Mozilla, no Konqueror e nas várias safras do IE.

  • ventonegro says:

    Ronaldo, ficarei esperando ansiosamente pelos artigos :-)

  • Otávio says:

    Opa!
    Primeira vez que passo aqui no blog e dou direto de cara com esse assunto interessante.

    Comecei a me preocupar mais com padrões há pouco tempo, antes fazia meus layouts (até mais bonitos que os atuais) usando tabelas e deixava as folhas de estilo apenas para mudar cores. Aprendi agora a verdadeira importância das folhas de estilo.

    O grande problema, ainda, são as incompatibilidades dos ie’s da vida. Principalmente a versão 5.5 que dizem ser um fracasso total.

    Eu nào sei onde a Microsoft anda com a cabeça, mas os padrões estão ai, e tem cada vez mais gente adotando.

    Já notavam que coisas simpes como fazer um :hover em um div, não funciona no ie? Lamentável. :)

    Bom, sou outro que espera ansioso pelos artigos :)

  • Ronaldo says:

    Obrigado pelos comentários. Eu ainda estou meio apertado, mas espero que esse fim de semana dê para liberar o primeiro da série. E aí fica mais fácil soltar os outros também. :-)

  • Otávio says:

    Eu li sobre o problema com os filhos :)

  • Paolo says:

    Resposta para Celso e para Otávio:

    Há maneiras (mais de uma) para fazer com que todo e qualquer browser visualize da mesma forma o site. Eu estou apreendendo-as, não sou nenhum expert, mas é de ficar pasmo o que estes caras lá fora inventam para que dê certo em todos os browsers.

    Estas técnica se chamam de “hacks” e podem ser encontradas em vários site (em inglês) como http://www.positioniseverything.com, http://www.alistapart.com ou http://www.communitymx.com e outros mais.

    Um abraço

    Paolo

What's this?

You are currently reading Sites com padrões Web at Superfície Reflexiva.

meta