Construindo Sites com Padrões Web: Parte II

June 14th, 2003 § 9 comments

O segundo artigo da série Construindo Sites com Padrões Web já está disponível. Esse artigo é uma olhada nas várias ferramentas disponíveis para auxiliar o desenvolvedor no uso desses padrões.

Como sempre críticas, sugestões, complementações e correções são muito bem-vindas.

§ 9 Responses to Construindo Sites com Padrões Web: Parte II"

  • Celso says:

    Oi, Ronaldo.
    Os artigos estão ótimos.
    Só uma observação – acho que você se distraiu na barra lateral – ambos os links estão apontando para “introdução”, mesmo o de “ferramentas”.
    Até mais.

  • Ronaldo says:

    Celso, valeu pelo pelos comentários! 😀 Eu realmente me distraí com os links. Eu ainda estou fazendo o site na mão e esses problemas acabam passando despercebidos. Assim que eu migrar o site para o MovableType esse tipo de coisa deve ficar mais fácil de pescar.

  • Dennis says:

    Ronaldo, parabéns pelos artigos. Pretendo ler, ainda hoje, o segundo na íntegra pra poder comentar, mas pelo que andei olhando está muito interessante :-)

  • Ronaldo says:

    Valeu, Dennis! Espero seus comentários. :-)

  • Padrões Web

    Saiu o segundo artigo sobre “Construindo Sites com Padrões Web”, do Ronaldo no Superfície Reflexiva. O primeiro artigo foi uma introdução destes conceitos na construção de páginas web, o segundo explora ferramentas que auxiliam no desenvolvimento…

  • Otávio says:

    Olá!
    Não respondi o teu e-mail, mas vamos lá :)

    Li os textos. Estão muito bons e vou indicar para um pessoal que conheço e está querendo saber mais sobre padrões :)

    Os textos estão ótimos e muito bem escritos.
    Eu não trabalho com design. Na verdade nem trabalho com web :) Mas depois q entrei para os padrões, não vejo o porque de voltar. Seria – ou melhor, é – como voltar no tempo.

    Resumiu tudo em “Vantagens dos padrões Web”. Quanto os sites não economizariam em largura de banda se fizem um título com <h1> </h1> ?

    Sobre as Ferramentas, dou a dica do Web Developer Extension (http://chrispederick.myacen.com/work/firebird/webdeveloper/ ) para o Firebird. É como o PNH Developer Toolbar do monstro-pai.

    Parabens pelo trabalho :)

  • Ronaldo says:

    Obrigado pelos comentários e pelos elogios, Otávio. :-) Fico contente em saber que os textos estão ajudando as pessoas. O próximo já esta no forno e logo vai estar disponível no site.

    A sua história é interessante. Isso demonstra que os padrões servem para qualquer tipo de usuário Web, não só os profissionais que trabalham com isso todo dia.

    Eu vou também verificar a ferramenta que você indicou e adicionar na lista. Se você tiver mais sugestões, comentários ou críticas, sou todo ouvidos. :-)

  • Dennis says:

    Conforme prometi, finalmente li o segundo artigo sobre o uso dos padrões web. Assim como o primeiro gostei muito. Notei que você conseguiu explanar sobre algumas ferramentas não convencionais, principalmente para desenvolvedores iniciantes, e que constituem uma porta de entrada bastante apropriada para o uso dos padrões.

    Além do que, pelo menos até aqui, notei que você respeitou a diversidade de plataformas para desenvolvimento apontando soluções para desenvolvedores restritos ao universo Windows e mostrando, em geral, ferramentas multi-plataforma. Acho isso excelente!

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho que está tendo.

  • Ronaldo says:

    Dennis, obrigado pelos comentários e pelos elogios também. :-) Esse segundo artigo ficou do jeito que eu queria: mais curto e mais direto ao ponto. Essa posição da independência de plataforma é algo que eu quero manter em todos os artigos, focando no que realmente interessa que são os padrões.

    Eu tenha agora é que tomar vergonha e terminar o terceiro artigo. 😛

What's this?

You are currently reading Construindo Sites com Padrões Web: Parte II at Superfície Reflexiva.

meta