Google lança novo serviço de anúncios

June 18th, 2003 Comments Off on Google lança novo serviço de anúncios

O Google acaba de lançar um novo serviço de anúncios, resultado da compra recente da empresa Applied Semantics por parte da empresa. Dessa vez é um programa que permite a inclusão de propagandas somente texto em qualquer tipo de página (inicialmente o conteúdo do site alvo deve estar em inglês). O site que hospeda os anúncios recebe um parte dos lucros caso os anúncios sejam clicados.

As pessoas vivem perguntando como o Google faz dinheiro. Bem, aí está uma parte da resposta. O serviço é realmente interessante por causa de quem está por trás dele. O Google já se provou uma empresa bem antenada nas tendências da Internet e pioneira em muitos mercados. E, ao contrário dos outros tipos de serviços, o conteúdo desses anúncios está em texto. Essa é uma jogada esperta porque evita as várias técnicas de filtro atualmente usadas em navegadores para bloquear anúncios — pelos menos por um tempo, obviamente — e capitaliza em um novo formato para animar o mercado e não incensar tanto os usuários.

O que me interessa agora é ver a repercussão disso. A política do serviço proíbe a inclusão do serviço em páginas pessoais, mas a linha aqui é muito fina e vamos ter que esperar para saber com o Google vai lidar com ela. De qualquer forma vai ser curioso observar o que vai acontecer agora no mercado — ainda mais considerando os movimentos recentes de outras grandes empresas como Microsoft e Yahoo para contestar o domínio do Google no mercado de mecanismos de busca.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading Google lança novo serviço de anúncios at Superfície Reflexiva.

meta