Boicote ao MSN Search?

June 25th, 2003 § 4 comments

Se você não sabia, a Microsoft vem, nos últimos tempos, preparando-se para entrar no mercado de pesquisa na Web. Isso é parte da estratégia geral da empresa quanto à parte de busca seja no computador local ou distribuída. Este mês, sem muita publicidade, a companhia colocou o seu crawler, o MSNBOT, em operação. A maioria das pessoas só notou que o robô existia quando começaram a ver o nome do agente nos seus logs de acesso. Mas em pouco tempo todas as agências de notícias estavam comentando o assunto já que o alvo claro da Microsoft é o melhor mecanismo de busca atual, o Google.

Isso levanta uma questão interessante, já notada em outros blogs: qual deve ser a posição do mercado em relação à Microsoft? De um lado, nós temos um ponto positivo. Caso a Microsoft crie um bom mecanismo de busca, as outras empresas na mesma área serão forçadas a melhorar e a fornecer mais valor agregado aos seus usuários. Por outro lado, a Microsoft é a empresa que foi julgada um monopólio e que também passou ilesa por este julgamento escapando tranqüilamente das punições que deveria ter recebido. Considerando o domínio da empresa do mercado de sistemas operacionais fica claro que ela vai usar esse domínio para apoiar o seu mecanismo de busca. Em outras palavras, o MSN Search vai ter uma tremenda vantagem competitiva sobre seus concorrentes porque certamente será introduzido como o mecanismo de busca padrão do Windows nas próximas versões desse sistema operacional. Com isso, bastará uma interface suficientemente parecida com a do Google para que a vasta maioria dos usuários nem note as diferenças.

Alguns blogueiros já estão começando a propor um boicote ao MSNBOT. Levando em conta que os blogs representam uma riqueza de informações e links atualizados para mecanismos de busca, esses bloqueio, mesmo em pequena escala, pode causar um impacto interresante na qualidade dos resultados dos mesmos. Basta ver como o Google hoje indexa a informação presente em blogs. Por outro lado, caso um boicote dessa natureza consiga atrapalhar os planos da Microsoft, nada custaria também para que o Google afirmasse uma posição monopolística.

Pessoalmente, eu tenho sérias dúvidas quanto às intenções da Microsoft. Enquanto existir uma empresa com a força que ela tem, outras empresas estarão sempre em uma posição desfavorável em qualquer mercado para o qual ela volte suas atenções. A minha preocupação principal, compartilhada por muitos, é que o usuário tenha ampla escolha em qualquer serviço e que os melhores predominem. Entretanto, isso nunca é possível quanto uma empresa pode simplesmente afirmar o seu produto, mesmo que não seja superior, por meios de táticas duvidosas baseadas em grandes quantidades de dinheiro, como a Microsoft faz. Eu ainda não estou certo de que o boicote seria uma boa opção e ainda estou reservando o meu julgamento sobre isso.

De qualquer forma, se você quer bloquear o MSNBOT do seu site, basta adicionar as seguintes linhas ao arquivo robots.txt que deve estar presente na raiz de seu site (se o arquivo não existir, basta criá-lo):

User-agent: MSNBOT
Disallow: /

Opcionalmente, você pode colocar as seguintes linhas em um arquivo .htaccess no diretório, caso você esteja usando o Apache:

SetEnvIfNoCase User-Agent "^MSNBOT" badbot
Deny from env=badbot

§ 4 Responses to Boicote ao MSN Search?"

  • Luccks says:

    Foi assim que a M$ fez com o IE não foi? Em menor escala com o Windows Media Player. Vejo que a dominação continua, porêm com mais cautela e sutileza. []’s

  • Ronaldo says:

    Você está correto. Essa é uma tática que a Microsoft vem aplicando no mercado uma vez após a outra sem nenhuma punição. Eu acabei aderindo ao boicote exatamente por isso. Não há como apoiar uma empresa que tenha tais práticas de destruição do mercado livre.

  • D!G says:

    Já existe a página brasileira do boicote ao MSNbot, ele funciona na página http://www.boicotemsn.kit.net lá tem as mesma dicas sobre o bloqueio que vc passou aqui e tem uma listas de sites que estão apoiando.

  • Ronaldo says:

    Valeu! Fica a dica aí para os interessados. Eu mesmo acabei decidindo bloquear o robô por causa das razões expressas em sites linkados aí e em outros locais.

What's this?

You are currently reading Boicote ao MSN Search? at Superfície Reflexiva.

meta