The Wizardry Compiled

July 4th, 2003 Comments Off on The Wizardry Compiled

The Wizardry Compiled é o segundo livro da série Wiz Biz, de Rick Cook. Para quem não conhece, o livro conta a estória de Wiz Zumwalt, um programador do Vale do Silício, que é transportado a um outro mundo contra a sua vontade para ajudar em uma batalha mágica entre duas facções que lutam pelo destino da humanidade. Ao chegar a esse mundo, Wiz descobre que não possui nenhum poder mágico do tipo comum aos magos de lá e acaba tendo que usar o seu conhecimento de programação para criar um novo tipo de mágica. O resultado é um livro bastante divertido e bem humorado, rico em referências ao mundo da programação e de excelente qualidade do quesito de fantasia. Se você é um programador, você com certeza vai gostar muito das premissas do livro.

(Nota: O parágrafo abaixo contém partes da estória. Se você não gosta de saber sobre um livro antes de ler, por favor pule direto para os meus comentários sobre o livro em si.)

Esse segundo livro continua a história um ano depois dos eventos do primeiro, comentados em uma entrada anterior. Após ter derrotado a Liga Negra e conseguido o amor da bela Moira, Wiz se une ao Conselho do Norte na qualidade de o mago mais poderoso do mundo e continua o seu trabalho de construir um compilador genérico de magia que possa ser usado não só por magos mas também por pessoas comuns. O progresso é lento, principalmente pela resistência dos magos ao novo tipo de magia, e Wiz acaba ganhando vários inimigos no processo por causa de sua falta de tato. Enquanto não termina o compilador, Wiz aproveita para criar algumas mágicas específicas que ajudem a população em geral. Essas mágicas, porém, começam a apresentar efeitos colaterais e a ameaçar os povos imortais que se unem então para exterminar a humanidade. Os eventos se complicam quando Wiz é raptado pelos restos da Liga Negra e Moira, que agora é esposa dele, retorna ao nosso mundo para recrutar um grupo de programadores que possa terminar o compilador de Wiz a tempo de armar os humanos para a guerra que está vindo. Wiz tem então que descobrir um meio não só de salvar a si mesmo mas também de impedir que os povos imortais eliminem a humanidade da face do mundo.

No geral, eu achei esse livro melhor que primeiro. Embora a estória ainda pudesse ter sido mais desenvolvida em um livro maior, os temas do primeiro livro foram tratados de uma maneira mais ampla e a estória flui de uma maneira mais interessante. O clima humorístico também ficou melhor acentuado sem descambar para um excesso de piadas. Uma das coisas mais interessantes são as epígrafes dos capítulos, que mostram ditos e comentários comuns ao mundo da programação, e os títulos das partes do livro, que representam etapas do processo de compilação e execução de um programa. Muito divertido para um programador, embora não tanto para leitores que não conheçam a área.

A narrativa segue o estilo do livro anterior e fica mais convincente em algumas partes. Um problema que eu notei foram alguns personagens muito unidimensionais e pouco desenvolvidos que, embora não atrapalhem o fluxo geral da história, não servem a muito propósito no texto e poderiam ter sido descartados sem afetar o livro. Por outro lado, a adição de outros personagens também forma um pano de fundo para eventos interessantes para os próximos livros. Resumindo, mais um livro que valeu a pena ler. Novamente eu recomendo a série e lembro que esses dois primeiros livros são grátis. Pessoalmente, eu já encomendei os próximos volumes e pelo que vi serão ainda melhores que os dois primeiros. Se você é um fã de fantasia e ficção científica não deixe de dar uma olhada nesses livros e nas outras ofertas da Baen Free Library.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading The Wizardry Compiled at Superfície Reflexiva.

meta