Mozilla Firebird

July 8th, 2003 § 7 comments

Já faz um bom tempo que eu estou usando o Mozilla como navegador primário, tanto em casa como no trabalho. Eu usei o Internet Explorer durante uns dois anos no período de transição entre o Netscape 4 e o Mozilla 1.0, quando muitas páginas só podiam ser bem visualizadas no navegador da Microsoft mas quando o Mozilla ficou estável (naquelas versões 0.9x) eu retomei o uso do mesmo por causa do seu suporte superior aos padrões Web e maior poder e flexibilidade. De lá para cá, o navegador vem evoluindo continuamente e eu não acredito que exista outro navegador comparável ao mesmo no aspecto geral.

Agora que o Mozilla chegou à versão 1.4, os líderes do projeto decidiram estabilizar a árvore principal de desenvolvimento, criando o chamadi Mozilla Suite, composto pelos componentes de navegação, e-mail e composição de documentos HTML com suas ferramentas acessórias. Essa versão será a base dos produtos futuros, e o desenvolvimento mais arriscado prosseguirá em árvores separadas que serão gradualmente integradas à árvore principal à medida que estabilizarem. O foco do desenvolvimento dos componentes passa agora às versões separadas que são o Mozilla Firebird, navegador, e o Mozilla Thunderbird, cliente de e-mail.

O Mozilla Firebird (antigamente conhecido como Phoenix e que está atualmente na versão 0.6) está ficando realmente interessante. Eu estive experimentando com ele nesses últimos dias e gostei muito do que vi. Na verdade, gostei tanto que mudaria imediatamente se ele tivesse algumas coisas da versão maior com as quais já me acostumei tanto que não posso mais deixar de lado. O Mozilla Firebird, além de ser leve e rápido, tem um conjunto impressionante de características que supera em muito as oferecidas pelo Internet Explorer e vários outros navegadores que eu usei ou testei em múltiplas plataformas.

Uma das coisas mais interessantes dele é a capacidade de ser extendido por meio de pacotes fechados que implementam funcionalidades que não existem na versão padrão. Por exemplo, existem extensões para a navegação por meio de mouse, para o desenvolvimento Web e para o aumento das opções de navegação. A existência das extensões tem dois benefícios principais: facilita o desenvolvimento da versão padrão, impedindo que ela se torne uma gigantesca mistura de características que, em sua maioria, beneficiam uns poucos usuários e permite a flexibilidade na customização da interface por qualquer usuário por meio da escolha individual do que acrescentar ou não.

Em resumo, o Mozilla Firebird vem se tornando cada vez mais uma excelente opção para o navegador padrão de um sistema. Mesmo que você esteja usando o Internet Explorer como seu navegador habitual, a adição do Mozilla Firebird aos seus aplicativos de uso constante permite que você desfrute de um outro navegador com excelente suporte aos padrões e desenvolvimento Web. Além do mais, já que o Internet Explorer não vai ser mais atualizado independentemente, o Mozilla Firebird se torna um competidor em potencial na área, principalmente pelo seu tamanho menor em relação à versão principal.

Caso você já use o Mozilla Firebird, seguem algumas dicas de extensões interessantes:

Download Statusbar

Adiciona uma painel na barra de status com a situação dos downloads em progresso. A barra desaparece quando os downloads terminam.

GoTo

Adiciona funcionalidade que permite navegar diretamento para os níveis superiores de um site. A partir de um página, você pode ir subindo de nível usando um simples atalho no teclado.

Linky

Cria um menu na página com opções para abrir os links e imagens existentes na mesma — por exemplo, para abrir todos os links de uma só vez em novas janelas ou em abas. Além disso permite que você selecione uma parte de uma página e abra simultaneamente todos os links existentes na seleção. Muito útil!

Live HTTP Headers

Para desenvolvedores, permite que você veja os cabeçalhos da resposta enviada pelo servidor.

MozEx

Permite o uso de programas externos para gerenciamento de e-mail, código fonte, edição de áreas de texto, FTP e outros.

Tab Browser Extensions

Extende o sistema de abas com dezenas de novas opções.

Tab Browser Extensions Extra Prefs

Acompanha a extensão acima com a adição de novas preferências para o sistema de abas.

User Agent Switcher

Permite que o envio de uma identificação diferente do navegador para sites que não não o reconhecem ou deliberadamente prejudicam o seu uso sem necessidade.

Web Development Toolbar

Implementa várias funções úteis para desenvolvedores envolvendo folhas de estilo, JavaScript, validação, cookies e outros.

Mouse Gestures

Implementa navegação por meio do mouse. Não dá para viver sem essa extensão depois que você se acostuma. :-)

Além dessas, o Extension Room do MozDev lista dezenas de outras extensões úteis para qualquer tipo de usuário. Boa experimentação! 😀

§ 7 Responses to Mozilla Firebird"

  • sérgio says:

    Bem legal mesmo, eu aqui uso o myIe para navegação(já acostumei-me a ele e o sistema de tabs dele é bem bacana) e opera + mozilla para desenvolvimento. Só queria saber uma coisa : vc consegue usar os gestures do firebird ?eu nunca consegui :( embora já tenha lido todos os faqs e tentado mexer nos parâmtros de tudo quanto é jeito …

  • Ronaldo says:

    O myIE é bacaninha, mas ainda é IE 😛 Eu uso o Mozilla mesmo é pelo suporte aos padrões. Podia não ter mais nada de interessante que só isso já valeria a pena. Ainda bem que ele é bem extensível. :-) Sobre Mouse Gestures no Firebird, pelo que eu sei, eles não eram suportados mesmo até um tempo atrás. Mas se você for no site agora e pegar as últimas versões de desenvolvimento (não as de produção), o suporte já é muito bom.

  • Sérgio says:

    Quanto ao suporte a padrões a família Gecko é imbatível, vc viu a versão 7.1 do NS ? As primeiras implementações de CSS3 selectors … dá gosto de ver …

  • Realmente, depois de sua dica fui usar o Firebird e gostei. Tem quase tudo o que o Opera 7.11 tem. O mouse gesture, então, é um vício.

    Thx

  • Ronaldo says:

    Sérgio, você tem toda razão. O Gecko é simplesmente o melhor renderizador em existência hoje, mesmo com seus bilhões de bugs. A grande diferença é o progresso que está sendo feito, contra a estagnação do Internet Explorer. Sobre o CSS3, eu uso o Mozilla que é a base do Netscape; assim, estou aproveitando as implementações CSS3 há um bom tempo. :-) Já vi alguns usos bem criativos.

  • Ronaldo says:

    Eu realmente não consigo mais navegar sem as coisas que o Mozilla tem. Mouse Gestures e Type Ahead Find são imprescindíveis. As outras extensões ainda sói aumentam a minha dependência. Eu peno quando tenho que usar o Internet Explorer e fico tentando fazer as mesmas coisas que faço no Mozilla. 😀

  • Eduardo says:

    IE ??? Já esqueci o que é isso há muito tempo !!!
    Minha maior dificuldade hoje é me decidir entre o MozillaSuite e o Firebird/Thunderbird…
    Aliás, o IE no meu micro, está bloqueado pelo firewall, não abre nem por engano… :)))

What's this?

You are currently reading Mozilla Firebird at Superfície Reflexiva.

meta