Use um navegador melhor

July 25th, 2003 § 10 comments

Alguns dias atrás, Tim Bray (um dos criadores do XML) postou um interessante artigo em seu blog sobre como o cenário dos navegadores está pronto para um revolução e como os desenvolvedores podem ser parte disso. No artigo ele fala sobre os recentes acontecimentos nessa arena, alguns dos quais eu comentei aqui em várias ocasiões (1, 2) também.

No artigo e em um outro subseqüente, Tim Bray mencionou que uma das estratégias que podem ser usadas é voltar a colocar nos sites aquele estilo de gráficos que se via muito antigamente do tipo “melhor visualizado em tal navegador”, mas mudando para “use um navegador melhor”.

Um dos leitores dele, então, criou um ícone assim e uma página com mais informações. Infelizmente, tanto a página quanto o ícone estão em inglês. Seria interessante então criar uma ícone em português (mais bonito do que o inglês, de preferência) e uma página com informações similares. Qualquer um poderia hospedá-la. Eu mesmo não teria problemas com isso. Eu não gosto muito de colocar gráficos e selos na minha página, mas esse seria um com o qual eu não teria problema nenhum.

Alguém se habilita a criar o gráfico e colaborar na criação da página?

§ 10 Responses to Use um navegador melhor"

  • Roberto says:

    O que eu fiz na minha página foi colocar o seguinto código:

    <!–[if IE]>use a better browser<![endif]–>

    Asism, só quem usa o Internet Explorer vê a mensagem. O código poderia ser substituído por uma imagem ou qualquer outra coisa.

  • Roberto says:

    *Suspiro*

    Aqui vai o código correto:

    <!–[if IE]><a href=”http://giantfightingrobots.com/betterbrowser.html“ title=”Por que deixar de usar o Internet Explorer”>use a better browser</a><![endif]–>

  • Ronaldo says:

    Esse código é legal e eu também usaria alguma coisa assim; acho que esse é o jeito mais fácil mesmo. O que estou querendo mesmo é facilitar as coisas para o público brasileiro. “Use a better browser” cola para quem sabe inglês, mas fica muito mais óbvio um ícone chamando a atenção em português. E acho que a página também ficaria melhor com uma tradução adaptada, apesar do inglês estar sendo cada vez mais disseminado.

    De qualquer forma, fica a dica aí para quem já quer implementar uma solução. A propósito, você não acha que o link está muito escondido no fundo do seu site? 😀

  • Rafael Valverde says:

    Aderi a campanha. Vou ver se consigo bolar umas imagens interessantes e envio para você, Ronaldo.
    Só acho que na nossa versão em português podemos adaptar um pouco o slogan. De “use um browser melhor” para “use um browser”, afinal quem considera o IE um navegador, é porque no mínimo é um leigo no assunto.
    😀

  • Ronaldo says:

    Valeu, Rafael! Esse é o espírito da coisa! Os desenvolvedores ainda vão dominar o mundo. 😀

  • André II says:

    Pra mim uma coisa é muito clara: esse tipo de campanha _não funciona_. Por um monte de motivos. O Netscape e o Internet Explorer, cada um em sua época, se tornaram majoritários por causa de suas próprias qualidades, e não por causa de campanhas de usuários.

    Ah, alguém poderia me explicar o que é “trackback”?

    Abraços,

  • Ronaldo says:

    Em relação à campanha, de uma maneira geral, pode até ser. A intenção, entretanto, é criar uma maior conscientização sobre o assunto. E para isto, qualquer coisa vale. Eu sei que depende da qualidade dos navegadores. E o Mozilla Firebird é, no Windows, justamente o melhor navegador que existe; por isso, inclusive, ele está ganhando mercado. Mas tem muita gente que nem pensa em trocar de navegador a não ser que seja incentivado. A campanha toca nessa questão. Eu já “converti” dois amigos na trabalho e estou incentivando outros, além de instalar o Firebird em qualquer computador que dá. Um ícone em vários sites é mais um incentivo.

    Sobre o trackback, ele é um mecanismo de notificação. Serve para que um site informe a outro que uma determinada entrada do mesmo foi referenciada no primeiro site. Por exemplo, você comenta sobre uma entrada em meu blog e manda um trackback de volta. Qualquer pessoa que entre no meu blog vai ver o seu trackback e ir até o seu site para ver o seu comentário, ou seja, é mais um jeito de criar links entre blogs. Existem outras aplicações também, mas no geral é isso. Normamente o trackback é feito através de serviços automáticos embora possa ser feito manualmente também se o site suportar.

  • Eu sempre apoio essas campanhas. Sem duvida alguma o Mozilla é o melhor navegador q já vi e pelo ROADMAP deles ainta tem muito chao pela frente.

    Eu inclusive já estou usando o cliente de email que vem junto do pacote. Nota 1000. O controle de SPAM funciona em 98% dos casos. E olha que eu recebo diariamente quase 200 spams. O unico pecado é nao ser mais flexivel nos filtros.

    Por outro lado, até quem quer usar o IE deve ficar satisfeito pq só com pressao da concorrencia que aquela carroça vai andar.

  • Ronaldo says:

    Com certeza o Mozilla tem muito chão pela frente. O que eu espero é que a dissolução da Netscape não tenha efeitos colaterais nesse processo.

    O cliente de e-mail dele é muito bom mesmo embora eu não o use atualmente. Eu experimentei o do Mozilla Suite e estou esperando o Thunderbird dar uma melhorada e integrar com melhor com o Firebird para mudar definitivamente. O filtro anti-spam bayesiano é uma das idéias mais geniais que já foram implementadas.

    Quando ao IE, você está coberto de razão… 😛

  • Rafael says:

    Pessoal, eu estive lendo esta página e me interessei MUITO por este assunto.
    Gostaria de saber se existe um ELSE nesse IF aí que vocês demonstraram!!!

    VALEW!!!

    =D

What's this?

You are currently reading Use um navegador melhor at Superfície Reflexiva.

meta