SurferBar, ou, a hora certa para trocar de cliente de e-mail

September 3rd, 2003 § 24 comments

Apesar de usar o Mozilla Firebird como navegador principal, ainda estou usando o Outlook Express como cliente de e-mail. Mesmo com as vulnerabilidades que o cercam, eu sempre tomei cuidado e nunca tive problemas. Sempre tive planos de migrar os meus e-mails para o cliente do projeto Mozilla — ou, mais recentemente, o Mozilla Thunderbird — mas ainda não havia me dado o trabalho.

Então, hoje, eu recebi um spam estranho, que não continha nenhum link ou e-mail que pudesse levar a um site. Fiquei curioso, principalmente porque o texto era bem banal e não anunciava coisa alguma. O e-mail havia passado pelo filtro no provedor (que não é lá essas coisas) e eu simplesmente o deletei, imaginando que nada acontecera. Qual não foi minha surpresa ao abrir o menu Iniciar do Windows mais tarde e contemplar centenas de links para sites pornográficos e de compras. Quando vi aquilo, a primeira coisa que me veio à cabeça foi que o e-mail estava de alguma forma ligado aos links, que estavam não só no menu Iniciar mas espalhados pelo sistema inteiro, em várias outras localizações. Além disso, a páginal inicial do Internet Explorer fora mudada, como eu logo descobri, e uma barra nova, substituindo a barra de navegação, fora instalada também.

Pela barra foi fácil descobrir que o responsável pelo estrago era o SurferBar, que já existe há um bom tempo e está agora estava utilizando uma nova vulnerabilidade do renderizador HTML do Internet Explorer através do tag object. A vulnerabilidade é recente e eu não me lembro de ter lido sobre ela em nenhum lugar. A remoção, manual, foi tranqüila mas trabalhosa. Uma correção já está disponível no site da Microsoft.

Depois dessa, é hora de tomar vergonha na cara e mudar de cliente de e-mail definitivamente.

§ 24 Responses to SurferBar, ou, a hora certa para trocar de cliente de e-mail"

  • Roberto Ribeiro says:

    Concordo. Venho usando o ThunderBird há algum tempo e não tenho do que reclamar. Antes dele usava o Pegasus Mail, um cliente muito completo mas que infelizmente não tem uma interface muito amigável. O Thunderbird é um cliente um pouco mais lento (não posso reclamar, entretanto, pois o estou usando a partir de um chaveiro USB) mas compensa pela segurança de saber que ele não executará scripts à minha revelia. Além disso é muito interessante o recurso anti-spam e a atenção nos detalhes.

  • Ronaldo says:

    Pois é… Bem feito para mim por ficar enrolando. Como o Thunderbird está na versão 0.1, eu não me senti muito confortável com a troca. É isso que dá. Melhor um produto alpha que não deixa você na mão, do que um estabelecido que tem mais buracos que queijo suíço. Eu poderia estar usando o cliente do Mozilla há muito tempo, mas como ele é muito diferente do Outlook Express eu fiquei enrolando. Agora mudo de vez.

  • Roberto Ribeiro says:

    Acho que é uma boa hora pra mudar. Estou acompanhando as releases do Thunderbird há tempos e agora ele passou pra 0.2 (http://texturizer.net/thunderbird/download.html) e para mim está num nível de confiabilidade equivalente ao Firebird. Outra vantagem que pesa é o fato dele usar um formato padrão para gravar as mensagens (mbox do unix) que é reconhecido por qualquer cliente de email que siga padrões… Este formato é usado pelo Mozilla, Eudora, Pegasus e outros clientes. Quanto a ser alpha acho que isto pesa, mas geralmente as correções saem para ele antes mesmo da gente perceber erros, coisa incomum no OE. Para pessoas que usam regularmente o hotmail também pode não ser interessante.

  • Ronaldo says:

    Eu tinha acabado de ver que a versão 0.2 saíra. Veio em boa hora. Eu acho que nunca vou gostar do modo como o Thunderbird organiza os e-mails, mas acho que posso me acostumar. Vou ver se hoje à noite eu já faço a migração. Depois de esperar tanto tempo pela implementação dos filtros bayesianos contra spam, eu até fico com vergonha de ter enrolado tanto. :-)

    Quando ao Hotmail, quem usa que se exploda. 😀 Aquilo só serve para disseminar vírus e spam.

  • Fabio says:

    eu tb acho um crime usar o OE, mas o thunderbird eh muito lento…. infelizmente revezo entre eudora e outlook (dependa da makina)

  • Ronaldo says:

    Eu acabei de instalar o Thunderbird 0.2 e estou achando muito bom até agora — exceto, é claro, pelo jeito que ele organiza as contas. A velocidade é comparável à do Outlook Express nessa nova versão e o único problema que tive foi configurar. De resto, ele é cheio de surpresinhas interessantes.

  • Otávio says:

    Depois de algum tempo usando outlook, webamil, outlook novamente resolvi experimentar o Thunderbird. Não gostei, principalmente pela velocidade.

    Voltei para o antigo Eudora, que na versão 6.0.2 beta está com um eficiente controle de spam e mais rapido que os outros citados : )

    Sem contar que no eudora sempre é facil fazer o backup, bastando zipar as mailboxes : )

    Quando ao navegador.. Esse não preciso falar nada :-)

  • Ronaldo says:

    Eu ainda estou me acostumando ao Thunderbird, mas até agora o único problema que tive foi no treinamento dos filtros anti-spam já que tenho poucas mensagens para fazer isso (a maioria das antigas está em backup).

    A velocidade até agora não desapontou. Vamos ver o que acontece nos próximos dias. Há muitas pequenas arestas a acertar, mas para uma versão 0.2 eu estou impressionado.

  • jao says:

    ainda existem 2 coisas que me incomodam no Thunderbird, quando dá pau nas datas, e ele não organizar as mensagens por data decrescente por default.

    []s

  • Ronaldo says:

    Esses problemas ainda estão presentes na versão 0.2? Eu lembro ontem de ter ordenando por data, mas não lembro a ordem. Depois tenho que verificar.

  • Otávio says:

    Só para constar, saiu oficialmente a versão 6 do Eudora.

  • Dennis says:

    Sabem que eu também já estava pensando nisso. Outro dia configurei minha conta de e-mail no Mozilla 1.4.1 mesmo mas daí comecei a usar e tive uns problemas (principalmente na importação das msgs do Outlook) daí voltei atraz.

    Hoje rodei o Thunder 0.2 e configurei ele pra uma segunda conta que eu utilizo. Por enquanto estamos indo bem… se continuar assim vou migrar a conta principal também.

  • Ronaldo says:

    Eu tinha testado o Mozilla 1.x para e-mail, mas achei tão pesado que acabei não continuando. Não tive problemas de importação. O engraçado é que a gente se acostuma com um cliente de e-mail e fica com aquele medo de migrar e perder tudo. Mas vou me acostumar. :-)

    Seria bom se o Thunderbird oferecesse outros meios de manejar as contas. Ter toda a estrutura para cada conta quando você é o único usuário do programa é meio exagero. Quando duas contas são bem diferentes, tudo bem. Mas quando todas são pessoais, até atrapalhar — principalmente ter que configurar as mesmas opções para todas.

  • Eduardo Coutinho says:

    Eu estou usando o Thunderbird já fazem alguns meses, e só tenho elogios. A velocidade é tranquila, ele podia até ser mais lento pq maneja tão bem os SPAMs q no resultado final ganho produtividade.

    Sinto falta de uma linguaguem de script para manipulacoes mais “avançadas” do emails. Baixei no Mozdev um sistema de Macros mas ainda nao aprendi a usar (alguem sabe de algum howto ?)

    Mas no geral, acho ele ótimo.

  • Diego says:

    Só uma coisa a dizer.
    Thunderbird é show! :-)

  • Thunderbird é o bicho, como alguém neste mundo pode viver sem controle de junk mail?

  • Ronaldo says:

    Eduardo, eu ainda estou treinando o filtro anti-spam, mas o treco aprende rapidinho. 😀 Quanto à velocidade, a única diferença em relação ao Outlook Express que eu senti nessa versão 0.2 foi com o envio de e-mails que é um pouquinho mais lento. Como eu não envio muitos e-mails por dia, isso não tem muita importância.

    Essa extensão de Macros eu baixei, mas eu não entendo o suficiente do próprio Thunderbird para usá-las bem. Mas é uma tentação aprender mais e até virar um contribuidor.

  • Ronaldo says:

    Diego e Fabrício, com apenas dois dias de uso eu já posso concordar plenamente. 😀

  • Jonas Galvez says:

    Usei Eudora durante 2 anos. Sempre gostei muito, mas infelizmente não tem leitor de newsgroups NNTP. Por isso, por conveniência, acabai mudando para o Outlook também. Até hoje espero pelo dia em que a Qualcomm adicionará um leitor NNTP no Eudora. Quando acontecer, voltarei à usá-lo imediatamente :-)

    Thunderbird? Parece ótimo, porém, ainda lento (para um humilde 500Mhz 128Mb RAM). E lentidão no e-mail é algo insuportável.

  • Ronaldo says:

    Eu também frequentava alguns newsgroups até um tempo atrás e preferia o Outlook Express ao Mozilla para NNTP, mesmo com os paus que o primeiro dava de vez em quanto. A interface era realmente bem mais clean.

    Como hoje eu não uso muito, qualquer cliente NNTP resolve quando eu preciso. Eu não testei essa parte do Thunderbird, mas deve ser mais ou menos como o e-mail. E, realmente, em uma máquina mais lenta, esperar por qualquer coisa é um suplício. O que me salva aqui é ter 256MB.

  • Juba says:

    Mudem para o Mail como cliente e o Safari como navegador.

    Estão disponíveis em: http://www.apple.com

  • Ronaldo says:

    Se eles rodassem no Linux eu até que toparia. :-) Quer dizer, o Safari é quase o Konqueror (já que ambos usam o KHTML), mas não é a mesma coisa. De qualquer forma, estou contente com o Evolution, que estou usando do Linux agora.

  • Hélio Sassen Paz says:

    Mac OS X, Safari e Mail.app: facilidade de uso, segurança, rapidez na navegação e anti-spam inteligente. Em breve, o Panther (Mac OS X – 10.3) vai estar na área, tornando a interface do sistema ainda mais rápida! 😉

  • Ronaldo says:

    O único problema é comprar um Mac, que custa os olhos da cra. 😛

What's this?

You are currently reading SurferBar, ou, a hora certa para trocar de cliente de e-mail at Superfície Reflexiva.

meta