NTFS no Red Hat

September 13th, 2003 § 4 comments

Eu instalei o Red Hat e para minha surpresa descobri que o kernel não suportava o formato NTFS do Windows diretamente. Meu sistema é dual boot e eu precisava copiar alguns arquivos do Windows para estabelecer o ambiente que eu vou usar no Linux, como e-mail, bookmarks, etc.

Acostumado com o Mandrake, que suporta o formato na instalação padrão, eu já fiquei imaginando que teria que recompilar o kernel para obter acesso aos drives que o Windows usa. Felizmente, o Google salvou a parada mais uma vez. Descobri que existe um projeto NTFS para o Linux, com drivers atualizados. No caso do Red Hat, a instalação é ainda mais simples, bastando baixar um RPM. Fica aí a dica para que precisar da mesma coisa.

§ 4 Responses to NTFS no Red Hat"

  • Você está conseguindo leitura e gravação ou apenas leitura?

  • Ronaldo says:

    Só leitura mesmo. Eu não teria coragem de habilitar escrita nem se o site recomendasse isso, o que ele não faz. Esse é o problema de engenharia reversa: você nunca pode confiar que tudo está funcionando 100%. De qualquer forma, o site recomenda algumas ferramentas que podem ser usadas para acessar em modo leitura os drives do Linux sob o Windows. Isso resolve o problema até que eu arrume um novo HD e coloque uma partiação FAT compartilhada pelos dois.

  • Backz says:

    Você ta usando redhat? o que tá achando? dizem que a ultima versão tá lerda, bem lerda comparada a o Mandrake. Mas eu acho que são td a mesma coisa

  • Ronaldo says:

    Estou usando o Red Hat 9. Eu não estou experimentando problemas nenhum nessa questão de performance. Como todo sistema Linux usando o X, a inicialização das aplicações é um pouco lenta, mas fica por aí. Nenhuma diferença para o Mandrake que eu tenha notado.

What's this?

You are currently reading NTFS no Red Hat at Superfície Reflexiva.

meta