Bloglines

November 23rd, 2003 § 8 comments

Depois de ver duas indicações (1, 2) positivas sobre o Bloglines, um agregador online, resolvi experimentar, mesmo nunca tendo gostado desses agregadores Web centralizados.

Bem, depois de alguns minutos me convenci que esse tipo de agregador realmente não é para mim.

Primeiro, eu não gosto de interfaces Web. A do Bloglines é bem simples e esse é o problema. Faltam coisas. Qualquer outro agregador tem mais opções. Por exemplo, o SharpReader, que é o que eu uso (ou usava — não consegui fazê-lo funcionar em minha nova máquina no trabalho ainda), relaciona entradas e links nos blogs que eu leio, permitindo uma visão maior sobre assuntos que tenha sido discutidos em vários locais. O Bloglines, pela sua centralização, poderia fazer isso de maneira ainda mais fácil, mas não faz. Talvez no futuro venha fazer, mas eu gosto disso agora. Se fosse uma interface sofisticada como a do Oddpost até ia lá, mas simples como é, fica difícil.

Segundo, ele marca automaticamente as coisas como lidas, mesmo que eu ainda não tenha visto. Eu preciso de mais controle. Principalmente, de marcar coisas como não tendo sido ainda lidas novamente. Nesse ponto, ele é muito limitado.

Terceiro, é lento. Obviamente, os blogs são atualizados mais rapidamente, em um servidor central. Mas a interface é muito lenta. Mesmo com a vantagem de poder acessar seus blogs em qualquer lugar, não gosto de esperar tanto. Eu prefiro esperar mais para carregar e menos para manipular.

Existem outras considerações, mas essas acima já são suficientes para que eu não consiga usar o Bloglines. Eu imagino que, daqui a um tempo, quanto a carga no servidor apertar, ele provavelmente passe a cobrar também pelo acesso. Isso vai afugentar os usuários da mesma forma que aconteceu em outros serviços similares. É claro, você pode exportar o seu OPML e transferí-lo para outro programa. Mas aí é necessário toda uma nova adaptação.

Em resumo, eu fico com o SharpReader mesmo. Talvez um dia existam servidores distribuídos com clientes pequenos que façam da agregação uma coisa mais fácil. Por enquanto, eu vou continuar usando uma ferramenta local.

§ 8 Responses to Bloglines"

  • Jonas Galvez says:

    Hehe, realmente, concordo com todos os pontos. Eu optei pela simplicidade extrema. Talvez eu compre uma cópia do FeedDemon na sua versão de lançamento oficial, mas para alguém que viaja bastante (eu, por exemplo hehe), Bloglines é um mão na roda. Mas como disse, o bacana é que dá para importar/exportar OPML, então você pode usar vários agregadores, de acordo com a ocasião :-)

  • Ronaldo says:

    Para quem está sempre viajando, esses agregadores ajudam muito mesmo. Eu vou manter o registro lá só para poder usar em ocasiões similares, como a que aconteceu quando mudei de emprego e fiquei sem máquina permanente alguns dias. Espero, porém, que melhorem aquela interface. :-)

  • Puxa cara. Acho que realmente foi interessante mudares de emprego. Se não me engano, estavas trabalhando com LMS e agora falas que não gostas de interface web. :-) Bem, eu também não gosto.

  • Otávio says:

    Eu uso o bloglines há um bom tempo, mas já notei aque alguns RSS ele não consegue resolver corretamente.

    O que me prende a ele é o fato de poder ficar mudando de um SO para outro sem ter problemas. Andei viajando – e já estava usando o servico do site – e poder logar no sistema e ler os feeds foi uma mão na roda.

    O problema de não permitir marcar uma entrada como lida ou não lida é o mais pior, porém, é possível salvar alguns textos numa pasta separada : )

    Já quanto a velocidade do site não tenho problemas. Acho a velocidade ótima.

    PS: Tive uma idéia. Vou mandar para a lista de discussão blog tools : )

  • Ronaldo says:

    Guaracy,

    Bem, eu mudei de emprego mas continuo mexendo com sistemas Web, inclusive um LMS. Não mudou muito nesse aspecto. :-)

    Mas, sobre não gostar de interfaces Web, eu nunca gostei mesmo — nem das que eu fiz. 😛 Tirando uma ou outra realmente sofisticadas, a maioria não passa de páginas com recursos extras, muitas vezes mal definidos e incoerentes. Os navegadores realmente estão precisando de uma evolução nessa área.

  • Ronaldo says:

    Feeds inválidos são realmente um problema. Acho que sempre teremos que conviver com eles, mesmo com a evolução constante das ferramentas.

    O Bloglines realmente funciona para gente que precisa usar máquinas diferentes a toda hora, mas, se a pessoa tem seu próprio servidor, existem alternativas mais interessantes.

    Sobre a velocidade, não sei se foi coisa do dia ou não. Depois vou experimentar de novo, para tirar a prova. No dia achei muito lento. Provavelmente a quantidade de feeds que eu importei. :-)

  • “Eu não gosto de interfaces Web” é legal! Pensei que eu era o único a achar a Web “uma-gambiarra-que-deu-certo,-mas…” :)

  • Ronaldo says:

    Acho que a maioria das pessoas que mexe mais freqüentemente com a Web acha isso, variando no grau, é claro. E o mercado está esquentando nessa área. Veja a Macromedia, por exemplo, que está investindo pesado nisso. As coisas podem ficar interessantes nos próximos anos.

What's this?

You are currently reading Bloglines at Superfície Reflexiva.

meta