Smalltalking

November 23rd, 2003 § 8 comments

Depois de ler algumas entradas no meu blog sobre Smalltalk — que, a propósito, considero a linguagem de programação mais bonita e elegante já criada — o Moraes, do Tipos.com.br resolveu aprender a linguagem. Está gostando e inclusive criou um blog para contar sobre o processo. Muito interessantes e muito legais os textos iniciais, além de contarem com muitos links para que quiser saber mais também. Vale a pena dar uma conferida.

§ 8 Responses to Smalltalking"

  • moraes says:

    ah, agora considero-me batizado! :-)
    e pode considerar-se o pai do blog. há tempos eu procurava uma nova linguagem para aprender, porque me divirto muito com essas coisas. a resposta saiu daqui do superfície reflexiva. :-)

  • Ronaldo says:

    Bem, eu fico feliz duplamento: por ter inspirado alguém a aprender programação e por escolher Smalltalk. Como programador, não há coisa melhor que ver outras pessoas começarem a programar também.

    E quem sabe daqui um tempo não estaremos juntos em algum projeto?

  • Pessoalmente não consegui me adaptar ao Smalltalk (ainda bem que somos diferentes, senão não teria a menos graça). Se a página que fiz puder ser útil, sintam-se a vontade para colar e copiar qualquer coisa: http://www.guaracybm.kit.net/squeak/index.html

  • moraes says:

    hehe, essas janelas coloridonas do squeak são engraçadas! 😛 mas ainda vou experimentar. instalei o visualworks e estou gostando do comportamento dele, é bem leve, fácil de mexer e ainda traz uns tutoriais bons pra iniciantes. por enquanto, vou apenas me acostumando com a linguagem.

    obrigado pela dica, gostei das muito telas e dos links no final da sua página. :-)

  • Ronaldo says:

    Guaracy, Smalltalk é o que Ruby queria ser. Brincadeirinha. 😛

    Falando sério, linguagens são uma coisa bem pessoa. Quem já não cansou de ver as grandes guerras santas. Eu tenho as que eu gosto e as que eu detesto — muitas vezes, independente do mérito sintático ou semântico (por exemplo, detesto linguagens que privilegiam caracteres sublinhado; nesse caso, é uma pura questão de estética). Mas aprender novas é sempre boa.

    Fica anotado o seu link.

  • Ronaldo says:

    Moraes, o Squeak é muito voltado para ensinar crianças. É daí que vem o seu aspecto lúdico. Mas vale a pena dar uma fuçada. As bibliotecas e aplicações implementadas são bem interessantes.

    Mas realmente eu não recomendaria para desenvolvimento profissional. Não porque não suporte, mas por não possuir bons mecanismos de distribuição. Serve muito bem para servidores Web, porém.

  • Já que o assunto é Smalltalk, uma observação sobre o Squeak que eu sempre gosto de colocar.

    “…
    Squeak is Smalltalk for the pure. Smalltalk for die-hard object-oriented folks. Don’t flame me please, and interpret this article with the necessary irony and benevolence. Why do I say this? Because only a die-hard object-oriented folk, IMO, would write BitBlt and real-time FM synthesis stuff in Smalltalk …”

    http://www.gnu.org/software/smalltalk/gst-manual/gst_1.html

    Eu diria que é para crianças (pequenas e grandes :-)

  • Ronaldo says:

    Bem colocado o comentário. Embora eu já tenha visto o Squeak ser usado em situações muito interessantes, realmente é uma implementação à parte.

What's this?

You are currently reading Smalltalking at Superfície Reflexiva.

meta