Brincando com WAP

November 27th, 2003 § 16 comments

Recentemente eu comprei um celular C55, da Siemens. Depois de ter o anterior roubado, fiquei sem muita vontade de comprar outro, principalmente considerando que os bons são bem caros. Mas, com a mudança de emprego, comecei a precisar mais e acabei cedendo à necessidade.

O C55 é um celular interessante. Pelo pouco tempo de uso que tenho com ele, já vi que ele atende perfeitamente as minhas necessidades, que ficam entre um aparelho telefônico comum e um acessório de conexão. Como telefone, ele tem tudo que eu posso precisar e mais um pouco — afinal, quem é que precisa de toques polifônicos? Com um acessório de conexão, considerando a faixa de preço, eu fiquei até impressionado com as capacidades dele.

Eu nunca fui muito ligado em WAP. Até porque, pelo que li quando o padrão começou a ser usado, as opções oferecidas eram muito caras e limitadas. Agora, depois que comprei o C55, estou até achando interessante ter a possibilidade de conectar à Internet via celular. Com a introdução recente da tecnologia GSM no Brasil, tornou-se possível o uso de GPRS, uma nova tecnologia para acesso à Internet através de redes de telefonia que possibilita conexões permanentes à mesma com boa velocidade e sem o preço excessivo exigida pelo WAP tradicional ainda hoje.

A vantagem de usar o WAP sobre GPRS na operadora que assino é a cobrança por quantidade de dados transmitida e não por tempo. Isso possibilita um uso mais tranqüilo do recurso. Eu assinei também um plano pequeno, de 2 MB por mês que, surpreendentemente, dá para fazer muita coisa por um preço comparativamente bem baixo.

Com isso, eu andei experimentando algumas coisas nesses últimos dias e os resultados foram interessantes, tanto positivamente quanto negativamente.

A primeira coisa que eu descobri é que o conteúdo WAP propriamente dito é bem limitado. Embora exista uma grande variedade de serviços, eles são dos tipos mais comuns esperados como jogos, notícias, cotações de câmbio e coisas similares. Não existe uma Web WAP propriamente dita. Por outro lado, como você pode conectar-se a qualquer site que forneça conteúdo a WAP usando GPRS, independente do mesmo estar ligado à rede da operadora ou não, o leque de opções se amplia um pouco.

Partindo daí, eu descobri que o Google, por exemplo, possui uma interface WAP (experimente fazer uma pesquisa e mudar o CGI invocado para wml ao invés de search). Você pode fazer qualquer tipo de pesquisa, inclusive com o apoio de algumas opções, e acessar os sites resultantes da pesquisa, mesmo que eles não sejam WAP. Aparentemente, o Google faz a conversão de HTML para WML e disponibiliza o conteúdo de forma automática. Com isso, eu consegui acessar sites dos mais variados.

Aqui, a primeira coisa em que se esbarra é a falta de acessibilidade dos sites. O meu, que eu achava até bem acertado nessa área, ficou muito a dever na tela do C55. Inteligível e navegável, mas pouco prático. Uma boa parte dos sites, que usam recursos próprios de navegadores modernos, são completamente inviáveis.

Outros serviços úteis, como dicionários e tradutores, também podem ser acessados via WAP, embora sejam mais raros. Utilidades como consultar saldos bancários, descobrir a próxima sessão de um filme e já comprar o ingresso são possibilidades.

A partir disso se configura um perfil de acesso que se resume ao que você pode eventualmente precisar em locais onde você está sem o computador. Por exemplo, eu escrevo algumas vezes no papel, ao invés de usar um processador de texto. É mais fácil usar o celular para consultar alguma palavra em inglês do que ligar o computador e fazer todo o processo lá.

É claro que tudo isso ainda é muito limitado. O celular está longe de ser um PDA. E celulares ainda são itens quase que de luxo. Um celular que funcione aproximadamente como um PDA custa muito caro e mesmo assim, as opções oferecidas estão muito distantes da realidade de um computador. Não importa muito poder tirar fotos se você não pode enviar uma nova entrada para o seu blog com a imagem obtida, ou, mesmo que posso, que demore muito mais tempo fazendo isso do que faria usando um computador e pagando muito mais caro.

No geral, acho que as possibilidades para o WAP estão aí. Mas vai demorar um tempo até que ele se massifique e até lá, pode inclusive surgir alguma tecnologia melhor. O próprio WML, usado para criar as páginas WAP, é muito limitado quanto ao que pode ser feito. Até mesmo por causa das limitações do aparelho tanto em processamento como usabilidade. O celular ainda é mais voltado para a plataforma física do que para a plataforma operacional. Enquanto isso perdurar, as opções continuaram a ser mínimas.

§ 16 Responses to Brincando com WAP"

  • Marlon Quandt says:

    Não somente se tratando da técnologia WAP mas do celular Siemens C55 o qual eu também possuo um, é que dando uma pesquisada pelo site da siemens percebe-se que no Brasil ainda não é possível baixar “enfeites” como proteção de tela, ringtones e outras besteiras para o celular.

  • Eu também comecei a brincar de WAP com meu celular TIM. Fiz uma aplicação que busca os preços de livros no Submarino.

    Só que ainda na fase de testes acessei 4 páginas do Yahoo!Brasil e tive R$ 3 descontados do meu plano pré-pago. Desisti da brincadeira na hora.

  • Ronaldo says:

    O Brasil sempre fica atrás em qualquer implantação de tecnologia. Essa é a coisa que, como programador, me dá mais raiva de morar aqui. Você paga caro por coisas que em outros locais seriam consideradas impensáveis, pela falta de respeito com o consumidor e pelas realidades de mercado. Mesmo coisas simples com estas que você menciona se tornam problemas aqui. Imagine as mais complicadas…

  • Ronaldo says:

    Cris, eu sei muito bem como é. :-) Quando comprei o brinquedinho fiz a mesma coisa. Resultado: gastei 8 reais sem nem perceber. Aí resolvi fazer esse plano só para economizar na hora que a coceira começar. Ainda bem que WAP transfere pouca coisa. 😛

  • Betinho says:

    O que o pessoal usa muito é um PDA junto ao celular. Usando o GPRS, mas com um browser HTML para o PDA, consegue-se maravilhas.

    Tudo bem que isso não é novidade, mas fiquei muito surpreso (e feliz) quando consegui postar num blog que é feito usando CSS a partir do browser Eudora usando um Palm IIIxe e um celular SonyEricsson T68i.

  • Ronaldo says:

    Essa é uma alternativa interessante, embora seja bem cara. Eu mesmo estou querendo comprar um PDA há um bom tempo mas não sou de me contentar com 2 MB de memória e tela preto-e-branca. Mas também acho que a colisão entre WAP e PDA vai ser inevitável a longo prazo. É o caminho lógico.

  • Otávio says:

    Vamos levar o Wap para a lista do Blog Tools?
    Quem sabe um WAP RSS Reader, que fizesse a leitura do Feed e criasse a saida no formato do wml para os celulares?

    Topam? Deve ser simples 😀
    ps: Eu tenho um Nokia velhão, mas tem wap 😀

  • Ronaldo says:

    É uma boa idéia. Manda uma mensagem lá detalhando sua idéia e quem estiver interessando continua.

  • Fabiano Porto says:

    Olá, pessoal!
    Meu nome é Fabiano e sou do RJ. Tb tenho um Siemens C55 (operadora Claro Digital) e gostaria de acertar as configurações WAP e HTTP dele, pois toda vez q tento acessar qualquer coisa, ele acusa um erro CSD (se ñ me enagno).
    Alguém poderia me ajudar? Meu e-mail é fporto@
    castelobranco.br
    Um forte abraço!
    Fabiano Porto

  • Ronaldo says:

    Sinto muito, mas nesse caso não posso ajudá-lo. Eu nem saberia por onde começar já que essas configurações diferem muito de operadora para operadora. A minha é a Oi, aqui em Belo Horizonte.

    O melhor que você tem a fazer é ligar para o atendimento deles e verificar a questão.

  • Gilson says:

    Pessoal tb tenho um c55.
    Quem tiver duvida como configurar o wap, gprs e html no seu celular e so ir no site http://www.my-siemens.com.br e ir no link do c55 que deve ter. eu ja vi o link para o mesmo na parte de jogos que para poder pegar eles tem que estar tudo configurado.

  • Lucas M. says:

    Otávio, e se eu te falasse que posso garantir um espaço no Wap da Telemig e Amazônia Celular para seu Blog? É claro que o Blog deveria ser de qualidade….Tá interessado?

  • Otávio says:

    Fabiano Porto: A Claro anda, realmente, com problema no WAP. Às vezes consigo conexão e às vezes não… Tenho um Motorola da série C, GSM. Ele já veio configurado.

    Lucas M: Muito obrigado, mas é possível hospedar sites WAP em qualquer* servidor. (*desde que rode PHP ou ASPzinho ou permitam .WML no server mesmo)
    A dica eh enviar um header no PHP dizendo que eh um WML 😉

    Agradeço muito a atenção.

    Se alguém tiver problemas, pode enviar e-mail pra teivan at bol dot com dot br

  • Pessoal, mudei de operadora, estou agora com a Oi.
    Mas ainda não consegui acertar as configurações de navegação.
    Não sei se a informação ajuda, mas originalmente este aparelho era da TIM, mas como não estava satisfeito com a cobertura da mesma, comprei outro chip.
    Qualqer coisa, se quiserem, podem escrever diretamente para meu e-mai : fporto@castelobranco.br.
    Abraço a todos,
    Fabiano Porto

  • João Otávio says:

    Ei galera blz?!?!?

    To com um problema sério de conexão WAP com celulares da TIM…

    Sou programador WAP e não consigo acessar minhas páginas pela tim… alguém aqui acessa alguma página via um tim??? Se sim, poderia me falar o link da página wap que acessa???

    Não sei se é problema de conexão mas o erro é o 404 de arquivo não encontrado…

    Obrigado…

  • Rodrigo says:

    Oi!

    Alguem possui algum programa em Java para baixar emails (do Yahoo e iG) no C55?

    Se tiver, nao deixem de me enviar!!!

    Obrigado!

    Obs.: Vistitem: http://www.foxgsm.net

What's this?

You are currently reading Brincando com WAP at Superfície Reflexiva.

meta