Monopólio

December 2nd, 2003 § 16 comments

Eu odeio monopólios. De qualquer espécie. Eu prefiro ter um serviço mediano, mas com possibilidade de escolha do que só poder obter alguma coisa de um único provedor de serviços ou pior, nem conseguir o que eu quero.

Já faz um ano que estou tentando colocar Velox na minha casa. Eu não quero cabo; quero ADSL. Eu não tenho TV e não quero ter que pagar por algo que não preciso só para ter acesso ao que preciso e, ainda por cima, ter que dividir isso com outras pessoas. Assim, eu quero Velox. E preciso também, para poder economizar no tanto que eu gasto de Internet por mês.

O problema é que a Telemar não quer me fornecer o serviço. Embora eu ligue regularmente para a empresa há um ano, não há disponibilidade de serviço — e tampouco previsão — para o local onde eu moro.

Com quem quer que eu fale lá, a resposta é a mesma: não queremos você como cliente. É assim que eu me sinto. Cidades menores ao redor de Belo Horizonte tem o serviço. A casa da minha mãe, três ruas abaixo da minha, tem o serviço. A minha casa, situada em um ponto bom do bairro, não. E um bairro que, ainda por cima, tem um bom perfil de clientela para esse tipo de produto.

Monopólios são desprezíveis. Como a Telemar é a única fornecedora do produto aqui em Belo Horizonte, ela não está nem aí para alguns poucos clientes que perde porque ganha no bruto, já que há sempre interessados nas áreas onde cobre.

E, enquanto isso, eu vejo cartazes e outdoors e propagandas; todos me contando como minha vida seria mais fácil se eu tivesse Velox. Mas, se a Telemar não quer me fornecer, fazer o quê. Resta apenas curvar minha cabeça em submissão ao monopólio.

§ 16 Responses to Monopólio"

  • Rafael says:

    Realmente, Ronaldo, é, no mínimo, incompreensível a estratégia dessas operadoras de telefonia. Durante um ano telefonei regularmente para a Brasil Telecom solicitando o serviço que, até então, era indiponível na minha área. Toda vez me cadastravam em uma “lista de espera”.
    Cheguei a pensar em colocar internet a rádio, mas obtive informações de que, a princípio, tería uma velocidade maior, o serviço é bastante instável e a antena, caríssima, saia da posição com qualquer vento que aparecesse.
    Passado o prazo de um ano, EU descobri em uma das minhas “liganças” para lá que o serviço já estava sendo disponibilizado na minha região. Aí comprei modem e tal, entretanto tive que esperar um mês para a ativação do ADSL. Todavía neste ano utilizando, achei o serviço bom, a medida em que o sinal é freqüente e tem raras quedas.
    Mas como você citou no post anterior, no Brasil as empresas (multinacionais) deitam e rolam. Inadmicível o preço que pagamos por gasolina, telefone e energia. É engraçado, temos aumentos absurdos ditos “temporários”, mas o tempo passa o povo esquece e se abtua a poupar para pagar a conta imensa que chega. Isso sem contar os aumentos freqüentes que são feitos para não permitirem as empresas de “quebrar”. Só se for nos quebrar. Realmente privatização promove queda de preços e aumento de qualidade pela concorrência entre empresas. Os céticos ainda pensavam que elas se uniriam em cartel. :(

    PS: Desculpe pelo “texto” e também por colocar sua URI nos meus dados. Eu ter medo de SPAMBOT. 😉

  • DerickLemos says:

    Também estou com o mesmo problema =/
    Moro em Caxambu/MG, e sempre que ligo pra TELEMAR eles me dizem que daqui um mês está previsto pra implantarem o serviço aqui na minha cidade, aqui só tem DIAL-UP ou WIRELESS, optei por WIRELESS é caro, muito caro… Pago 80/Mês + 800 reais que custou a antena e o cartão, para obter 64kbps.Morar em cidade pequena é phogo!

  • Ronaldo says:

    Rafael,

    Sem problemas com o tamanho do texto. Os comentários são abertos para qualquer coisa. Sobre a questão da obrigatoriedade do e-mail, você pode colocar algo falso também. O problema é que eu gosto de responder a todos e-mails que recebo e por isso reluto em permitir comentários anônimos. Vou pensar em uma solução melhor para esse problema.

    Sobre o seu comentário, você tem toda razão. O consumidor aqui é feito de gato e sapato. O problema é que a culpa é nossa também. Nós não nos mobilizamos quando devemos e acaba terminando tudo em pizza. Como os donos de empresa sabem que é assim, abusam. E aí a coisa vira um círculo vicioso.

  • Ronaldo says:

    Derick,

    O que eu fico pensando é se não haveria uma maneira judicial de forçar a Telemar a prestar o serviço anunciado. Se bem que, do jeito que as coisas são, eles podem aceitar prover o serviço e configurá-lo para cair de cinco em cinco minutos. 😛

  • Rá! Bem-vindo ao mundo Manivelox!

    Agora falando sério… o pior de tudo é que ao olhos do governo não há monopólio. Quando os pequenos provedores disseram que Veloxes e Virtuas da vida os tirariam do mercado o governo (via Comitê Gestor) veio com uma idéia SENSACIONAL: além do acesso de alta velocidade você é obrigado a pagar o tal “provedor de acesso” por fora.

    Assim os provedorezinhos ficam felizes e a Telemar fica com o seu monopólio no meio de transmissão, que é o que interessa.

    E tem mais: a Anatel não está nem aí para as suas reclamações. Pra eles Internet é “serviço de valor agregado”, ou seja: é um favor que a Telemar está fazendo a você.

  • Ronaldo says:

    São essas coisas que doem — saber que você não pode fazer nada para resolver a situação. Tem que simplesmente esperar a boa vontade de alguém que não está nem aí.

    Eu fico pensando é como você teve coragem de voltar para cá. :-)

  • Comigo é pior ainda: nem velox, nem cabo, nem nada! Três casas abaixo da minha ou duas acima, pode-se pôr cabo e o escambau, no meu trecho de rua NADA absolutamente chega, segundo as operadoras. É ridículo ter que levar o notebook pro trabalho pra fazer download de freela e outras budegas.

    Pior que minha necessidade é tão grande que pagaria quanto fosse necessário,d entro dos limites, claro. Estou querendo ver se a Vésper funciona, eles alegam que a rede deles não pega (ooohhh, novidade!) na minha área, ams tenho amigos que possuem celular Vésper e funciona blz lá, será que com a Internet deles funcionaria?

    Abraço a todos!

  • sergio says:

    Aqui no Rio de janeiro, pasmem num bairro próxino da Barra da tijuca, jacarepaguá a memsmacoisa não há o serviço no meu trecho da rua ;-(

  • Ronaldo says:

    Phillip,

    É realmente dureza essa situação aqui no Brasil. Uma completa falta de respeito, eu não me canso de repetir. Eu também pagaria o necessário, dentro de padrões razoáveis também, para conseguir usar banda larga. O problema já está até me atrapalhando profissionalmente.

    Eu cheguei a pensar na Vésper, mas, depois de averiguar, descobri que o serviço não é lá essas coisas. O jeito é continuar enchendo o saco do pessoal da Telemar.

  • Ronaldo says:

    Sérgio,

    Dureza, hein? Dá vontade de ir pessoalmente na operadora e dar um coro nos responsáveis.

  • Vagner says:

    Eu estou a um ano e meio enchendo o saco da telemar com o velox. Todo santo dia eu ligo, pra lá perguntando quando que o velox vai estar disponível pra mim. Tem atendente que até já sabem quem é e antes mesmo de falar comigo, diz: – Fala Vagner…, hehehe
    Bom, brincadeiras a parte, eu fico indignado com isso. Eles não podiam ficar fazendo propaganda de um serviço que eu não posso ter. Isso é um desrespeito ao consumidor.
    O que mais me deixa indignado é o fato do meu bairro não poder receber o velox.
    A mais ou menos um ano minha cidade, Nova Iguaçu – RJ, recebeu o velox. Pensei, bem dentro de uns 5 meses já vou poder colocar o velox. Mas nada feito até agora.
    Existem bairros, que mal tem saneamento básico e rua asfaltada que podem receber o velox sem problemas.
    Aqui onde moro é um bairro satélite de Nova Iguaçu, apesar de estar longe do centro, mas é um bom bairro. O tal bairro mensionado é o Bairro da Luz, horrível, com meia dúzia de casas.
    É lastimável saber que um lugar com metade da população e sem recursos pode acionar o serviço enquanto o seu bairro que é muito melhor não pode.
    EU ODEIO A TELEMAR!!! MONOPÓLIO FDP!!!

  • Walber says:

    Agora vejam como são as coisas… passados mais de seis meses dos comentários de todos aqui e a situação continua a mesma. Meu vizinho de frente na mesma rua possui velox e eu, pobre infeliz, não tenho disponibilidade nas minhas linhas (tenho duas linhas de centrais diferentes). Estou cansado disso tudo, não aguento mais essa podridão de país, essa falsa democracia, altos impostos para tudo e não ter direito a nada.

  • Paula says:

    Pessoal, também estou passando pela mesma situação. Talvez a minha seja ainda pior…
    Moro no Rio de Janeiro (capital), no bairro de Ricardo de Albuquerque e simplesmente não consigo acesso através do Velox, nem do Virtua, nem de nadica de nada. Apesar de morar em uma cidade que se diz muito evoluída, começo a pensar que minha casa deve estar localizada em um lugar fora do mapa, pois a internet de banda larga simplesmente não chega até aqui. A minha única opção é o Star One (antena), mas o equipamento custa DOIS MIL E VINTE REAIS, com mensalidade de R$389,00 por mês. Só rindo, né?! O que podemos fazer para sermos realmente ouvidos?

  • nelson chalfun says:

    vocês já tentaram a busca de um número de telefone utilizando o 102 on line?
    ha! ha! ha!
    só se voces COMPRAREM o CADASTRO deles (que são os nosso dados).
    tentem e verão, após “o mini aplicativo iniciado” do tempo do onça te fazer esperar 10 minutos, e vão receber a mensagem “sem comunicação, tente novamente”. esqueceram de colocar no final da frase “seu babaca, manézão”
    monopoliozinho sem-vergonha esse. aliás, como todo monopólio em que não há fiscalização e controle, com umas mutas zilionárias para os caras aprenderem a ganhar dinheiro direito.

  • Lucio Flavio says:

    Realmente a brasil telecom eh uma empresinha despresivel, aqui em florianopolis tem um aconcorrente mas com o mesmo nivel de serviço portanto. . .

    Com relacao a adsl pedi um dos planos deles e acabei me incomodando um pouco pois voce compra um modem os sacanas te tiram o manual original, o cd original e te colocam um manual e um cd que eles mesmos elaboram e elaborammuito mal por sinal.

    o modem que eu comprei n precisa nem de discador pois eh router e mesmo assim no cd da brasil telecom vem uma droga de um discador ridiculo.

    tirando o problema com o modem ainda tive o desprazer de ter que fazer duas denuncias a anatel para que o serviço adsl fosse ativado em minha linhatelefonica.

    eŽmole ou quer mais eita empresa nojenta. ..

  • Eduardo says:

    Vcs apenas reclamam, e nao estao mostrando nenhuma solucao aparente.
    Bem ai vai a minha vao no procom!!! e reclamem.
    No meu bairro aqui em recife(capital de Pernambuco)
    e nao pega nem velox nem cabo mais.
    Eu to ja fazendo puxando um fio do meu bairro, ao bairro vizinho, que tem velox.
    Isso é uma vergonha.

What's this?

You are currently reading Monopólio at Superfície Reflexiva.

meta