Eu sou um spammer?

January 22nd, 2004 § 4 comments

Essa é da série “coisas que só o seu provedor faz para você”.

De uns tempos para cá, começaram a chegar uns e-mail de retorno estranhos na minha caixa de entrada como se fossem erros na entrega de mensagens enviadas por mim. A princípio, pensei que fosse um retorno da velha técnica de similar erros de entrega para distribuir spam ou vírus. O estranho é que elas não tinha nenhum payload associado e também pareciam bem diferentes das mensagens de retorno eventuais que eu recebo. Por um tempo, ignorei como se fossem apenas isso.

O problema começou a se definir melhor quando eu comecei a receber retornos reais que listavam o meu site como origem de spam. Como eu nunca entrei em nenhum esquema similar, fiquei sem entender. Até que, analisando os logs do site esses dias, descobri que existe um caminho mapeado globalmente em todos os domínios hospedados pelo meu provedor atual que fornece alguns scripts comuns que podem ser usados por todos os sites para implementar coisas como formulários de contato, contadores e similares. O problema é: um desses scripts, o que implementa o envio de formulários genéricos, não possui proteção nenhuma, podendo ser usado por qualquer pessoa, mesmo sendo chamado de fora do site.

Resultado, o programa vem sendo usado consistentemente para enviar spam, que obviamente aparece como se viesse do meu site e eu acabei parando em listas de spam em vários locais, resultado, inclusive, em bloqueios temporários ou permanentes do meu site em alguma redes.

Desnecessário dizer, estou procurando um provedor novo, pela quarta vez desde de que comecei o site. O pior é que eu hospedo mais 11 domínios que provavelmente estão nas mesmas listas, algumas das quais não tem mecanismos para remoção.

E eu até imagino o que o Cris Dias tem a dizer sobre o assunto. :-)

§ 4 Responses to Eu sou um spammer?"

What's this?

You are currently reading Eu sou um spammer? at Superfície Reflexiva.

meta