Pós-gradução em Ficção Científica

January 28th, 2004 § 9 comments

Essa dá até para chorar: a Universidade de Liverpool, na Inglaterra, está oferencendo um curso de Pós-graduação em Ficção Científica, com a duração de um ano, estudando principalmente a literatura de língua inglesa do gênero, com algumas adições européias.

Agora, imagine estudar um ano o seu gênero preferido e ainda ter acesso ao arquivos da Science Fiction Foundation, um dos mais ricos do mundo! É de matar do coração qualquer fã que também se interesse pelo assunto do ponto de vista acadêmico.

E eu não posso deixar de pensar que eu vivo no Brasil, onde até comprar livros desse tipo é difícil, onde o mercado nacional é praticamente inexistente, e onde nenhuma universidade jamais pensaria em um curso assim.

§ 9 Responses to Pós-gradução em Ficção Científica"

  • Bruna says:

    Que pena hein Ronaldo.
    Acho que vc seria o primeiro a se matricular…

    Enquanto isso, o jeito é torcer para que, pelo menos, seja mais fácil adquirir livros desse gênero.

    :) Abraços :)

  • Rafael says:

    O diploma também é fictício? 😀

  • Ronaldo says:

    Bruninha,

    Com certeza eu estaria na fila de matrícula para um curso assim. 😛 Realmente é uma pena que o mercado brasileiro seja tão limitado.

    Quanto aos livros, a coisa parece estar melhorando um pouco de uns tempos para cá. Recentemente, um bom contrato foi fechado entre um autor brasileiro e uma editora brasileira também para um série de fantasia. Se esse livro for bem sucedido, pode abrir caminho para outros.

  • Ronaldo says:

    Rafael: Espera-se que não. 😛

  • Num país de analfabetos é realmente difícil haver indústria literária. Nos EUA, com seus 300 milhões de habitantes quase todos alfabetizados qualquer livrinho rende uns trocados para seu autor conseguir pagar as contas.

    Além disso uma das maiores prateleiras das livrarias é justamente a de “ficção-científica e fantasia”.

  • Ronaldo says:

    Pois é. E enquanto isso, nosso ministro da cultura, que deveria promover a indústria literária nacional, só sabe cantar em reuniões. Deviam ter colocado o Chico Buarque no lugar dele.

  • Rafael says:

    Engraçado, Ronaldo, essa é a mesma conclusão que meu pai teve desde a (primeira) nomeação de ministros onde, ao invés de recusar de cara, o Gil ficou dando incertezas e fazendo exigências para aceitar o cargo.
    Bem, ainda que o Chico cantasse em reuniões, mesmo com sua voz “chinfrim”, “Morte e vida severina” fala sobre reforma agrária, não? 😀 Sim, foi horrível essa…

  • Ronaldo você precisa conhecer a Estácio(www.estacio.br) aqui no Rio. Tem cada curso estranho….e em cada horário. Tem até curso de madrugada(sic). Quem sabe os caras não bolam o curso…;-)

  • Ronaldo says:

    A Estácio já tem uma fama que se estende além do Rio. :-) Eu até imagino as matérias dos cursos: Desvio de Balas Perdidas 1; Sobrevivência na Selva de Concreto 2… Brincadeirinha! 😛

What's this?

You are currently reading Pós-gradução em Ficção Científica at Superfície Reflexiva.

meta