Mudanças no MovableType são boas

May 25th, 2004 § 2 comments

Eu retornei à blogosfera em tempo de testemunhar os últimos espasmos da controvérsia sobre a mudança da licença do MovableType. Na época, eu decidi não comentar sobre o assunto imediatamente porque eu tinha certeza que a SixApart ouviria o mercado e faria novas mudanças na licença — como realmente aconteceu.

Embora eu use o MovableType, eu não me incomodei com as modificações introduzidas no esquema de licenciamento. Como o MovableType nunca foi completamente livre, eu nunca presumi que ele permaneceria assim. É claro, eu me sinto grato pela generosidade da SixApart em me permitir usar o produto que eles desenvolveram de graça por tanto tempo. Eu não planejo mudar para a versão 3.0, e mesmo assim a generosidade deles se estende a me permitir usar a versão 2.661 por quanto tempo eu precisar. Toda vez que eu fiz o download do MovableType, eu marquei a caixa que dizia: “Eu aceito os termos da licença”. A SixApart honrou sua parte no acordo, e eu honrarei a minha.

Dito isso, eu acho que as mudanças introduzidas são uma boa coisa. O MovableType é um excelente produto, mas estagnou um pouco nos últimos tempos. As últimas revisões não introduziram praticamente nenhuma característica nova nem corrigiram problemas antigos. A própria versão 3.0 tem pouca coisa nova — nada que justifique uma atualização da que eu uso, mesmo que eu me qualifique como usuário da versão grátis.

O fato de que as pessoas estão insatisfeitas com o MovableType significa que mais desenvolvimento ocorrerá na área. Como a ferramenta era livre o bastante, para usar os mesmos termos do Mark Pilgrim, havia pouco incentivo no sentido de desenvolver um competidor.

Quando o MovableType começou a estagnar, porém, competidores começaram a aparecer. O WordPress, o mais forte desses, é uma ferramenta muito boa. Inclusive, está bem à frente do MovableType em muitas áreas. Julgando pelo passo do desenvolvimento do mesmo, também, ele representa uma ameaça real à SixApart. Outros serviços e ferramentas interessantes estão começando a aparecer também e estou certo de que mais virão.

Qualquer coisa que sacuda o mercado e force pessoas a verem as coisas de outro ângulo beneficia os usuários. A SixApart pode ter dado aos programadores espalhados pelo mundo uma boa razão para mover o mercado adiante outra vez. E isso é bom para a SixApart também. Um mercado forte significa que eles terão mais trabalhos para atender as demandas de seus usuários, mas significa igualmente que eles terão mais usuários satisfeitos se o fizerem. E o que beneficia os usuários, beneficia a empresa.

Em resumo, eu gostei da direção que a SixApart escolheu. Talvez não pela razão que eles pensaram, mas ainda assim gostei. E vou gostar ainda mais se o mercado responder apropriadamente.

§ 2 Responses to Mudanças no MovableType são boas"

  • CFGIGOLÔ says:

    Sobre o novo MovableType

    Muito bla, blá andou rolando na blogsfera nos últimos dias sobre a mudança de licenciamento do MovableType (o enginee deste blog). No melhor estilo mineiro de ser (eu nasci aqui em sp), não quis fazer nenhum comentário a respeito e…

  • Clébio says:

    Lendo sobre blgs na Net achei o seu … eu uso o Pivot http://www.pivotlog.net Acho que vale a pena conhecer. Não necessita de banco de dados.

What's this?

You are currently reading Mudanças no MovableType são boas at Superfície Reflexiva.

meta