Fictionwise e e-books

August 13th, 2004 § 4 comments

Livros no Brazil são caros. Todo mundo sabe disso. Há muitos razões para o fato, incluindo aspectos sociais e econômicos mas não é sobre isso que eu quero falar agora. Infelizmente, essas realidades criam um mercado elitista, já que somente aqueles com um boa renda podem consumir livros regularmente, mas são realidades difíceis de serem mudadas.

Um efeito colateral desse elitismo é o fato que alguns gêneros são virtualmente ignorados pela indústria de livros aqui. Ficção científica e fantasia são os exemplos mais perenes desse fato nos círculos que discutem essas coisas. Como FC&F são os mercados em que eu estou mais interessado, eu sempre fico desanimado com a falta de bons livros para comprar nos mesmos. Neuromancer, por exemplo, teve uma tradução brasileira somente no fim de 2003, quase que vinte anos depois de sua publicação — e somente porque a trilogia Matrix criou interesse suficiente nos assuntos que o livro discute.

Desde que quase não há um mercado FC&F, a solução é importar livros, um processo ainda mais caro (e demorado) que depende da maldita relação entre o dólar e o real — que, como sabemos, só opera contra do consumidor. E para piorar, o envio é geralmente muito caro, chegando algumas vezes a ficar quase o mesmo tanto que o livro. O resultado é que para comprar uma paperback, o consumidor acaba pagando o preço de três ou quatro edição de capa dura.

Dados todos esses fatos, eu me interessei por e-books desde a primeira vez que li sobre eles. Primariamente, porque gosto da portabilidade dos mesmos. Em segundo, obviamente por causo do fator preço. Desde que não há envio além de um mero download, parte do problema do preço é resolvido. Quando eu comprei um Palm há alguns meses, a primeira coisa que eu fiz então foi testar as capacidades do mesmo nessa área. Como eu descobri, ainda está muito longe de ser um experiência similar a ler livro no papel, mesmo com toda a evolução que já ocorreu na área, mas já é suficiente para permitir uma boa leitura.

Essa explicação toda, na verdade, é só para recomendar a Fictionwise, uma loja virtual de e-books que considero a melhor do mercado. Eles não somente tem a melhor quantidade em oferta, mas também o melhor preço — e isso sem falar nos descontos semanais e individuais que eles praticam. A maioria dos livros que eles vendem está na faixa ou abaixo do preço de seus equivalentes paperback. Livros com preço acima desse só no caso de editoras que acham que um e-book devem custar o mesmo que livros de papel.

Uma das coisas mais interessantes sobre a Fictionwise é que eles tem um compromisso de evitar livros com proteção DRM. Grande parte dos livros que eles oferecem é isenta de qualquer proteção nos vários formatos oferecidos. É claro que a maior dos melhores livros está protegida, mas isso também é meio inevitável no mercado atual.

O site tem um monte de coisas interessantes, uma das melhores sendo as contas Micropay. Como eles vendem muitos livros abaixo de cinco dólares, e compras nesse valores incorrem em taxas adicionais, eles criaram uma espécie de conta virtual onde você deposita um valor qualquer acima de cinco dólares e pode ir usando com o tempo, poupando as taxas extras. Isso é especialmente útil para estórias curtas, cujos valores estão, em geral, abaixo de dólar.

O suporte também é excelente, e eles tem um forte compromisso com seus clientes — por exemplo, quando um dos provedores de livros com DRM deles mudou o esquema de segurança e não deu a mínima para os clientes, a Fictionwise arquivou todos os arquivos que os clientes haviam comprado — arquivos individuais totalizando milhares de livros — permitindo que esses clientes pudessem continuar a baixar os livros sem inconveniência, o que, caso contrário, levaria eventualmente a perdar do investimento. É claro que teria sido melhor que eles tivessem liberado os livros sem DRM, mas essa não é uma decisão que eles podiam fazer.

Ao contrário de muitas outras empresas, os e-mails que eles mandam são úteis também. Como são customizados para cada usuários, baseado nas compras feitas anteriormente, eles são informativos e no ponto. E geralmente oferecem descontos especiais também. À medida que o usuário compra e informa quais de livros gostou ou não gostou, a acurária da customização aumenta.

No geral, então, eu recomendo a Fictionwise como um bom lugar para comprar e-books se você tem interesse pela coisa. Além de dar acesso a livros que não são encontrados exceto por importação aqui, o preço também vale a pena. O que, é claro, é a melhor parte.

Atualização: Se alguém resolver comprar na Fictionwise, me manda um e-mail já que a loja tem promoções para comprar entre amigos também. 😛

§ 4 Responses to Fictionwise e e-books"

  • caffo says:

    Ronaldo,

    Maravilhosa descoberta!

    Assim como você, me considero um dos muitos injustiçados pela dificuldade de acesso a literatura de fantasia e ficção. Já venci a barreira da ‘leitura virtual’ e consegui ler alguns ótimos livros no palm. Não se compara com um livro de verdade, mas não se pode querer tudo. :)

  • Ronaldo says:

    A Fictionwise realmente está salvando minha vida literária. :-) Eu estou gastando um pouquinho lá todo mês e tendo acesso a livros que sempre tive vontade de ler. A única coisa que dá raiva de vez em quando são as séries pela metade. Mas eles estão acrescentando livros semanalmente e acho que com o tempo a seleção vai ficar bem similar à de uma boa livraria.

    Eu vou inclusive acabar comprando um Palm melhor só por conta dos livros. Com 8MB dá para andar com uns três ou quatro bons e umas dez a vinte histórias curtas, mas eu quero andar com a biblioteca inteira. :-)

  • Jania Viana says:

    Ha muitos grupos de troca de ebooks no yahoogrupos,alguns com site proprio para download imediato,ebooks em portugues e de graça.
    Sao grupos fechados e precisa aprovaçao do moderador para entrar. Pra terem uma ideia, semana passada foi lançado o mochileiro das galaxias. Sao milhares de livros digitalizados por alguns associados.
    Pra conferir,aqui esta o link do site de um deles.
    http://www.papirosvirtuais.trix.net
    O papiros tem 5 mil livros disponiveis pelo site, se entrarem no grupo preparem suas caixas postais pois os ebooks sao enviados em anexo para todos os associados.
    Abraços
    jania

  • Ronaldo says:

    Oi, Jania–

    Infelizmente, nesse caso de graça significa pirata e eu não curto esse tipo de coisa. Os livros que eu tenho, poucos que são, eu comprei. Prefiro ficar sem a fazer algo com que não concordo.

What's this?

You are currently reading Fictionwise e e-books at Superfície Reflexiva.

meta