ASP.NET e HTML limpo

October 11th, 2004 § 4 comments

Cris Kaminski, no blog do Web Standards Project, escreveu recentemente sobre o markup incorreto gerado pelos controles do ASP.NET. Como um desenvolvedor .NET, eu compartilho a frustação dele. O markup gerado é realmente horrível, eu é bem difícil fazer com que ele funcione corretamente com CSS e/ou JavaScript.

Até agora, parece que não há uma solução fácil para problema, embora, em uma atualização de sua entrada, como Kaminski descreva algums possibilidades de melhoria sugeridas por seus leitores.

Uma outra possibilidade interessante que me chamou a atenção foi sugerida, sem relação com as entradas no blog do Web Standards Project, por Steve Trefethen, engenheiro sênior da Borland, que trabalha no Delphi e C# Builder. As duas ferramentas suportam o desenvolvimento de páginas ASP.NET e Trefethen descreve em uma entrada em seu blog como a Borland integrou o HTML Tidy aos dois IDEs citados. Falando sobre os problemas que ele ainda enfrenta na integração, Trefethen sugere que a comunidade ajude a melhorar o HTML Tidy, embutindo suporte ao ASP.NET no mesmo, algo que, potencialmente beneficiaria muitos desenvolvedores e usuários.

É uma boa idéia, em minha opinião, e seria legal ver a comunidade trabalhar no problema. Como apontado por Trefethen, já que o HTML Tidy suporta linguagens como o PHP e o ASP antigo, suportar ASP.NET provavelmente não seria um problema.

Há ainda uma outra técnica que pode ser usada em relação ao ASP.NET e HTML Tidy: usar este último como um filtro para as páginas geradas pelo primeiro. Eu não tentei, mas como o ASP.NET permite que a saída final de uma página seja capturada, seria trivial chamar o HTML Tidy para limpar o código HTML resultante. Considerando, porém, a dependência do ASP.NET em atributos especiais, fora da especificação, ainda assim o HTML Tidy teria que ser adaptado à saída. Mas isso seria uma solução melhor para o problema por agir sobre o resultado geral da página, ao invés de afetar somente o markup eventual presente entre tags ASP.NET em uma página.

De qualquer forma, enquanto o ASP.NET gerar markup incorreto, será difícil esperar que as páginas resultantes sejam acessíveis e portáveis. Assim, qualquer solução é bem-vinda. È claro que a Microsoft é bem-vinda também para corrigir o ASP.NET e fazê-lo gerar markup solidamente estruturado. De alguma forma, eu não espero que isso aconteça em breve, o que torna uma solução pela comunidade ainda mais atrativa.

§ 4 Responses to ASP.NET e HTML limpo"

  • Sérgio Lima says:

    Desculpe Ronaldo a intromissão em algo que não sou entendidos,(ops !!!),Mas como dira os Titans, eu não sei cantar mas eu canto e etc…

    Mas por que a comunidade investiria tempo e esforço num plataforma proprietária, se existe um alternativa opensource? mono!!!

    É só uma questão me ocorreu ao ler o seu post.

    abraços

  • Ronaldo says:

    Tudo bom, Sérgio?

    Bem, eu acho que realmente fui um pouco ambíguo quando falei da comunidade. Na verdade, eu me referia à comunidade .NET, que ganharia em ajudar no HTML Tidy. No que se refere ao código aberto, eu dificilmente veria um esforço idealístico para ajudar uma plataforma fechada, como você disse. Não faz sentido.

    Por outro lado, considerando a existência do Mono, talvez faça sentido para a própria comunidade do Mono trabalhar nesse aspecto. Eu não conheço a parte ASP.NET do Mono (nem sei se está completa ainda) para dar pitaco sobre a questão, mas seria algo interessante para eles trabalharem.

    Do que eu posso perceber (e isso foi também mencionado no meu blog em inglês), a maioria das pessoas que mexe com .NET e tem tendências para o lado do código aberto só mexe com a plataforma profissionalmente. Então não existe nada para coçar… Daí eu concluo que, exceto pela comunidade .NET, provavelmente nada vai acontecer, embora fosse algo que ajudaria no desenvolvimento na plataforma.

  • Daniel Koch says:

    Eu sempre vejo que você adora um HTML limpo e estruturado, gostaria de saber como fazer isso também pois eu pouco me importo com a validação do mesmo, mas é notável o quanto é claro uma página ‘correta’.

    Gostaria de saber se você conhece algum tipo de documentação (como tutoriais) rápida para quem quer aprender a manter e fazer um código limpo e correto, usando XHTML, CSS, etc…

    E por que será que o google não da a minima para isso? O site não abusa de nenhum recurso novo, exceto o gmail que deita e rola no JavaScript.

    Bom é isso ae, abraços.

  • Ronaldo says:

    Sobre sua pergunta, alguns sites que eu recomendo são:

    http://www.css-discuss.org/
    http://www.positioniseverything.net/
    http://www.csszengarden.com/
    http://css.maxdesign.com.au/index.htm

    A maioria desses sites é sobre CSS, mas os assuntos são intrinsecamente relacionados. Os exemplos geralmente mostram como o CSS aplicado sobre um markup limpo pode dar bons resultados.

    Eu escrevi alguma coisa sobre o assunto aqui, mas mais na teoria:

    http://kb.reflectivesurface.com/br/artigos/sitesComPadroesWeb/

    Sobre o Google, a explicação que a empresa dá para o site minimalista é que eles servem tantas requisições por dia que qualquer byte salvo na página economiza recursos

What's this?

You are currently reading ASP.NET e HTML limpo at Superfície Reflexiva.

meta