The Runes of the Earth

October 20th, 2004 Comments Off on The Runes of the Earth

Leitores regulares deste blog sabem que eu sou um grande fã dos livros do Stephen R. Donaldson. As suas Covenant Chronicles estão entre as melhores obras da literatura fantástica em minha opinião, com uma profundidade que rivaliza obras com a série Duna e excede mesmo livros queridos como O Senhor dos Anéis.

Desde que eu li a série pela primeira vez, eu tinha a esperança de que Donaldson escrevesse a conclusão da saga. Esse desejo se tornou realidade esta semana com a publicação de The Runes of the Earth, o primeiro livro de quatro na série The Last Chronicles of Thomas Covenant, the Unbeliever. Eu li o primeiro capítulo (PDF) do Prólogo no site oficial do autor e ele superou todas as minhas expectativas. Poucos autores conseguem capturar um escala tal de emoções e conseguir um balanço tão perfeito como Donaldson. Se o primeiro capítulo é um guia, o livro será melhor ainda, melhor do que qualquer fã poderia ter sonhado. Eu vou comprá-lo assim que estiver disponível na loja que eu uso para comprar livros importados.

O aspecto mais interessante dos livros do Donaldson é que eles raramente se encaixam nas descrições convencionais de seus gêneros. Seja ficção científica, fantasia ou mistério, ele sempre consegue quebrar o molde, tanto na sua escolha de temas quanto na sua maestria em explorar as intrigantes — e muitas vezes pertubadoras — questões por trás desses temas. É impossível não reagir ao que ele escreve. Uma passagem em um dos seus livros me deixou tão irado que eu quis jogar o livro longe e parar de ler. Desnecessário dizer, eu terminei o livro e ainda o considero uma de suas melhores obras.

O site official dele é excelente. Há quase um ano ele está respondendo questões em uma entrevista gradual falando francamente sobre seus livros, sua vida, e opinando sobre as questões que lhe interessam. O site ainda contém artigos e poesias escritas por ele, entrevistas antigas, análises literárias de seus trabalhos e outros itens de interesse. Vale uma visita — diária, é claro.

De qualquer forma, se você não leu nenhum dos livros dele, eu recomendo que você pegue qualquer uma de suas séries , embora, em minha opinião, as Covenant Chronicles ainda são as mais interessantes. Você não vai se desapontar.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading The Runes of the Earth at Superfície Reflexiva.

meta