Lies, damned lies, and statistics

November 22nd, 2004 § 2 comments

Isso provavelmente deve ser comum a todos os blogs com um perfil mais voltado para tecnologia, mas eu fiquei surpreso ao verificar os logs do meu site esses dias e perceber que mais de 50% dos acessos provém de leitores RSS. Parte disso deve ter a ver com o fato de que todos os feeds desse blog contém o texto completo das entradas, mas é um número mais alto do que eu esperava intuitivamente.

Os maiores leitores RSS são os agregadores gerais como Bloglines e Kinja, o que é óbvio, mas a margem não é tão grande. O resto é distribuído entre dezenas de agregadores offline, dos quais Newsgator, FeedDemon e NetNewsWire são os mais usados. Há até acessos de uma applet do Konfabulator. Interessante.

No que se refere aos navegadores, que perfazem 40% dos acessos restantes, o Internet Explorer ainda domina o quadro. O IE fica com 50% dos acessos e as variantes do Mozilla com 35%. Pelo perfil do meu site, os números parecem lógicos. Nos últimos dois meses, os acessos com o Mozilla aumentaram em 20%. O alto número de acesso com o IE deve-se provavelmente ao fato de que uma boa parte dos visitantes chega pelo Google. Mas o Mozilla está subindo. Pela curva de acesso, não vai demorar muito para ele ultrapassar o IE.

No lado das frases de busca que levaram ao meu site, eu fiquei até decepcionado. Não tem nenhuma curiosa. Acho que não estou escrevendo coisas estranhas o suficiente para atrair esse tipo de busca maluca. E acho que a maioria dos visitantes procurando alguma coisa no site saem decepcionados. São tantas buscas pela solução de problemas técnicos que dá até dó. A maioria das entradas relacionadas são apenas comentários que geralmente não tem nada a ver com o que a pessoa está procurando. E quem chega no site procurando por análises de filmes e livros também se desaponta, já que eu não gosto de fazer resenhas com spoilers e falo somente o que acho necessário da obra.

Uma coisa que há tempo eu não via e que voltou a crescer é o spam de referrers. As mesmas URLs que aparecem em spam de comentários estão aparecendo nos logs. O chato é ter que ficar fazendo regras no Apache para combater o problema. Dá preguiça de ter que ficar mantendo mais uma blacklist. Por enquanto, eu estou até ignorando a questão já que o número ainda não é suficiente para atrapalhar.

Bem, chega de estatísticas de logs. Eu devia estar fazendo alguma coisa mais proveitosa no momento, mas tal é a natureza dos blogueiros. Narcisistas até o fim… :-)

§ 2 Responses to Lies, damned lies, and statistics"

  • Leocadio says:

    Olá,

    Paz e Bem!

    Eu sou um desses assíduos leitores, acesso através do Firefox.

    Gosto do conteúdo e franqueza com que você aborda vários assuntos e sinto-me honrado em acompanhar suas reflexões.

    Sou graduando em Administração, interesso-me por comunicação e tecnologia e acima de tudo, aprecio este contato com pessoas com algo inteligente a dizer, assim como voê.

    []s

    Leo
    Guarujá, SP-BR

  • Ronaldo says:

    Leocadio,

    Muito obrigado mesmo por suas palavras. Fico contente em saber que o conteúdo está agradando. A honra é minha. Há poucas semanas, eu estava para desistir do blog. São coisas assim que me fazem continuar.

What's this?

You are currently reading Lies, damned lies, and statistics at Superfície Reflexiva.

meta