Acid2

April 15th, 2005 § 3 comments

O Web Standards Project lançou anteontem o teste Acid2, cujo objetivo é expor falhas na implementação dos padrões em navegadores Web. Previsivelmente, todos navegadores falham no teste.

O Gecko, mecanismo de renderização por trás do Mozilla, apresenta uma implementação substanciamente incorreta, embora o resultado seja pelo menos visualmente aproximado do que deveria ser. Mas eu fiquei espantado foi com quão espetacularmente o Internet Explorer falha no teste. A renderização resultante não tem absolutamente nada a ver com o certo.

Impressionante.

Isso me faz pensar em quão pouco das características avançadas do CSS e HTML nós podemos usar, considerando as diferenças gritantes de implementação dos navegadores mais comuns (Mozilla, Internet Explorer, Opera e Safari).

O trabalho de correção já começou. Dave Hyatt, desenvolver primário do Safari, já corrigiu alguns problemas nesse navegador e explica o que fez no seu blog. O Mozilla provavelmente vai seguir essa liderança logo. Só resta saber o que vai acontecer com o IE, principalmente considerando a incerteza quanto ao aumento do suporte a padrões nele, mesmo considerando que a equipe que o desenvolve está ativa novamente.

De qualquer forma, a iniciativa é muito útil e interessante. O mercado de navegadores com certeza ganhará com isso, ainda mais pensando no crescimento de metodologias como o Ajax.

A propósito, se você quiser saber o que o teste faz e como funciona, há uma página com explicações detalhadas sobre o mesmo.

§ 3 Responses to Acid2"

  • Neto Cury says:

    Cara, o que é aquilo que acontece com o IE ???
    Impressionante a merda que ele faz…rs
    JaŽo firefox não se sai tão mal, mas ainda precisa de acertos…
    Abração

  • Ronaldo says:

    Pois é. Quase não acreditei quando vi. Isso mostra, eu acredito, que o renderizador do IE é uma coleção de gambiarras adicionadas com o tempo para fazê-lo simular outros navegadores, cheio de exceções. O resultado é aquilo.

  • ACID2 – BROWSER TEST

    Li isso no Ronaldo Ferraz e não poderia deixar de comentar aqui, pois fiquei muito indignado com os resultados! Veja as imagens e tenho certeza que você irá se indignar também!

    Foi lançado na web o projeto Web Standards Project, que visa o segu…

What's this?

You are currently reading Acid2 at Superfície Reflexiva.

meta