Seminário Ruby on Rails: O Retorno

October 30th, 2006 § 0 comments

Sábado aconteceu o Seminário Ruby on Rails, organizado pela Tempo Real. Meu irmão e eu participamos e gostamos bastante. Para o primeiro seminário sobre o assunto no Brasil, tudo correu relativamente bem, com uma participação expressiva de desenvolvedores vindos de todos os cantos do país.

Tivemos cinco palestras, por nomes bem conhecidos da comunidade, com temas variados, cobrindo uma boa gama de assuntos, apesar de alguns probleminhas.

A primeira palestra foi do TaQ, sobre o Ruby em si. O conteúdo foi excelente e só não foi melhor por causa de uma certa pressa no final por conta do tempo. Mesmo assim, quem não tinha familiaridade com a linguagem viu que ela realmente é bem interessante. Eu ouvi vários comentários ao redor quando uma comparação era feita, com desenvolvedores admirando a facilidade e pureza da linguagem.

A segunda palestra foi dada pelo Adriano Dadario, do RubyOnBr, introduzindo o Rails e mostrando como instalá-lo. O único pecado da palestra foi o uso excessivo do PowerPoint quando o código seria mais eficiente.

Depois do almoço tivemos uma outra palestra sobre o Rails com o Bill Coutinho, da Dextra, que me decepcionou um pouco pela repetição de muito material da palestra anterior. Um comentário do próprio Bill no meio da palestra revelou que ele não tinha visto a palestra do Adriano. Na hora de introduzir o código, o tempo foi muito curto e não deu nem para começar, mas o uso Ajax Scaffolding foi um sucesso.

A quarta palestra foi do Ronie Uliana, também do RubyOnBr. Excelente, e bem prática. Uma boa seção de perguntas e respostas também, com a participação um pouco negativa de alguns nomes da comunidade Java. Mas, não se pode falar bem de uma tecnologia sem arrancar uns rosnados de proponentes de outra…

A palestra final foi do Fernando Gomes, apresentando o Rails 1.1 e o RadRails 0.7. Bem divertida, mas muito corrida também por atrasos na programação. Mesmo assim, acho que deu para mostrar que o Rails 1.1 tem muita coisa interessante e que o RadRails é um excelente IDE.

No final das contas, foi um evento muito bom, principalmente pelo pessoal que deu para conhecer pessoalmente, incluindo o pessoal acima e mais o Spiceee, o Kenji, o Koch e outros. Houve um momento em que eu achei que nem conseguiria chegar já que meu irmão e eu viemos de carro e tivemos um problema no meio da estrada, mas tudo correu bem na ida e na volta.

Agora, é só esperar o próximo evento.

Propaganda despuradora: E, a propósito, se você tem interesse em aprender Rails com a mão na massa em um curso super-prático, a Tempo Real está promovendo um no fim do próximo mês, ministrado por mim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Seminário Ruby on Rails: O Retorno at Superfície Reflexiva.

meta