Linux mais celular: todo mundo ganha

November 8th, 2006 § 7 comments

Caramba! No dia em que esse celular começar a ser vendido, eu vendo minha alma para comprar um. Aliás, se o preço for o que o artigo está dizendo, nem vai ser preciso vender a alma.

Imagine um telefone celular rodando Linux com apt-get. Rodando qualquer coisa que o Linux é capaz de rodar, em um plataforma que está sempre conectada. Você pode rodar o seu próprio site do celular, se quiser. O único problema que eu vi é a falta de suporte inicial a Bluetooth e Wi-Fi, que tem um potencial para reduzir a empolgação inicial considerando os custos ainda existentes do GPRS.

Mas, se isso der certo, não só vai alavancar toda uma nova indústria, como reduzir os custos de infra-estrutura repassados ao consumidor. Tudo de bom.

Veja a apresentação do idealizador do telefone para mais informações sobre as possibilidades e razões por trás do projeto.

§ 7 Responses to Linux mais celular: todo mundo ganha"

  • TaQ says:

    O Homer Simpson vendeu sua alma por uma rosquinha, e na hora que o diabo apareceu era … Ned Flanders!!!
    “Flanders, você é o diabo???” “O diabo é quem você menos espera, Homer.”. 😉

  • Ronaldo says:

    Você está insinuando o quê? :-)

  • Luiz Rocha says:

    A idéia é ótima mesmo. Um benefício que eu imagino possível – além da redução de custos operacionais – seria a segmentação do mercado.

    Vc não precisa mais contratar todos os serviços de uma mesma empresa, podendo contratar a rede de uma, serviços (caixa-postal, por exemplo) de outra, ou implementar por conta, com uma versão hackeada do Asterisk e afins.

    Isso sim, seria sensacional. A concorrência seria aberta, o mercado mais ágil e com uma influência cada vez menor de regionalismos.

    Mas a pergunta que me perturba no momento é se o navegador que virá embarcado é o Firefox ou o IceWeasel. :-)

  • TaQ says:

    Ronaldo,

    Que pior que vender a alma para comprar o celular é vender a alma pro Ned Flanders. 😉

  • Neto Cury says:

    Eu também quero!!!
    E realmente… linux e bluetooth ainda não estão muito amiguinhos…
    Abração

  • Faz tempo que a Motorola está nessa…

    Dá uma olhada:
    http://www.linuxdevices.com/news/NS4504156025.html

  • Ronaldo says:

    Luiz–

    Com certeza. Os caras pelo visto estão pensando justamente nisso ao criar somente uma base que possa ser estendida da maneira como os desenvolvedores que virão acharem mais conveniente. E considerando a forma como APIs recentes estão sendo usadas (Google, Yahoo!, Flickr, etc), o potencial é realmente gigantesco.

    Sobre o Firefox, hehehehe. Eles estão falando sobre o Minimo, se não me engano, que é a versão mobile do Firefox.

    TaQ–

    Dá para ver que eu não sou fã dos Simpsons :-)

    Neto–

    Pela matéria, eles estão planejando uma versão Bluetooth logo em seguida. Não sei se o código volta para a comunidade fácil de adaptar, mas pode ajudar provavelmente.

    Mateus–

    Faz tempo, mas pelo que eu vi dos fones, eles não são uma plataforma aberta de desenvolvimento. Eles usam o Linux como a Siemens usa o sistema embarcado dela, ou seja, não é fácil desenvolver em cima. E isso é o que importa para uma adoção maciça.

What's this?

You are currently reading Linux mais celular: todo mundo ganha at Superfície Reflexiva.

meta