Mão na Massa Rails: O Retorno

November 28th, 2006 Comments Off on Mão na Massa Rails: O Retorno

Sexta e sábado da semana passada, estive em São Paulo para ministrar o curso Mão na Massa Rails, pela Tempo Real. O processo todo foi bem bacana e acho que o curso atendeu seus propósitos: servir como uma introdução ao Rails para aqueles que não conheciam e permitir uma discussão dos melhores usos do Rails para os interessados.

Na sexta-feira, conforme esperado, tivemos uma quantidade menor de alunos. Entretanto, todos estavam com excelente disposição e, com exceção de alguns probleminhas nas máquinas (o RadRails se recusou a funcionar decentemente dentro do VMWare), o dia correu bem. Eu fiquei surpreso com a quantidade de perguntas sobre temas que variavam da possibilidade usar o Rails com stored procedures até a sua aplicação possível na implementação de call centers, e isso tudo gerou discussões bem interessantes durante a implementação de uma aplicação exemplo.

No sábado, com mais alunos, as discussões não puderam ser tão profundas; entretanto, como tínhamos flexibilidade maior no horário, abri uma sessão de perguntas no final que rendeu algumas considerações interessantes. Novamente a questão de stored procedures foi bastante comentada.

Um fato interessante no processo de ensinar Rails para um grupo de pessoas cujo único contato se resumia basicamente à ter lido sobre o mesmo em listas de discussões e site relacionados é como o que assumimos por padrão depois de algum tempo pode não ser tão evidente no começo. A despeito de vídeos de 15 minutos ensinando como fazer isso ou aquilo em Rails de maneira super-rápida, o conhecimento das peças que compõem o mesmo e como elas se relacionam não é tão óbvio. É claro que a aquisição rápida desse conhecimento é uma das maiores vantagens do mesmo, mas observar uma turma aprender passo a passo rende considerações interessantes.

Aproveitando o ensejo, eu agradeço publicamente à livraria Tempo Real pela oportunidade e pela realização do evento que, até onde sei, foi o primeiro curso presencial de Rails do Brasil. Interessados em outros eventos, entrem em contato comigo ou diretamente com a livraria já que os planos são de realizarmos mais um evento em breve.

Comments are closed.

What's this?

You are currently reading Mão na Massa Rails: O Retorno at Superfície Reflexiva.

meta