Quanto gasta seu blog?

January 4th, 2007 § 12 comments

Via Meio Bit, veio um artigo no Sobre Blogs sobre quanto uma pessoa gasta para manter um blog. Segundo o autor do artigo, considerando os gastos com hospedagem, acesso à Internet, energia e o próprio tempo gasto em atualizar e manter o blog, o custo de uma presença Web desse tipo pode chegar a quase R$500,00 por mês. O artigo segue então para questionar o retorno de anúncios como os do Google e refletir se realmente vale a pena manter um blog.

Pensando de um ponto de vista simplista, pode parecer que manter um blog é realmente mais caro do que vale a pena. Mas para mim o cálculo não faz sentido. Os gastos com hospedagem e com registro de domínio provavelmente devem ser ignorados para a maioria dos sites, já que uma presença distintiva na Web é algo bem importante, mesmo que seja apenas por um e-mail facilmente identificável. O custo com acesso à Internet também pode ser descartado, principalmente se você escreve do trabalho ou possui acesso dedicado em casa por conta de outras necessidades. Por fim, o custo de energia é irrelevante, principalmente para quem deixa o computador ligado o dia inteiro (mesmo que seja só baixando arquivos de vídeo).

Assim, exceto se todo o custo acima é usado para realmente manter o blog, o que provavelmente é bem raro, o custo amortizado é mínimo, sendo basicamente o das horas pessoais gastas no mesmo.

E se consideramos o outro lado da moeda, um blog pode retornar muito mais do que meramente o obtido em anúncios pelo Google. E, por exemplo, nunca anunciei nada aqui, mas meu retorno financeiro direto do blog ao longo já chegou à casa dos cinco dígitos em alguns anos. Isso veio de artigos escritos, comentários feitos, contatos obtidos e uma série de outras coisas que não teriam acontecido sem o que eu escrevo aqui. O retorno indireto é muito mais importante do que o retorno direto.

No final das contas, mesmo as horas supostamente gastas em escrever artigos e entradas são compensadas pelo conhecimento adquirido no processo–seja por aprender o necessário para escrever ou seja pelas respostas rebatendo ou confirmando o seu conhecimento, em um diálogo constante. Ajudar os leitores e ser ajudados por eles é outra forma de compensação também.

Eu realmente não ganho centenas de dólares por dia com anúncios, mas não posso reclamar de forma alguma da relação custo-benefício desse blog.

§ 12 Responses to Quanto gasta seu blog?"

  • Concordo com o que você disse. O meu site também nunca me deu retorno direto com anúncios(coloquei-os a pouco tempo e ainda assim não está rendendo nada).
    Mas o retorno indireto, com aprendizado, com contatos, com trabalhos freelance e etc tem sido bem recompensador.

    Contribuir com conhecimento é uma coisa que me deixa satisfeito, poder aprender com outras pessoas também é. Acho que, mesmo que eu gastasse os ditos R$ 500,00 no fim das contas o que tenho recebido é mais recompensador.

  • Ronaldo says:

    Eu nunca me senti muito à vontade com anúncios, para falar a verdade. Talvez tenha a ver com o fato de que eu detesto coisas que estão fora do meu controle. :-) Tenho, claro, curiosidade de experimentar para ver se rende alguma coisa.

    Sobre contribuição de conhecimento, exato. É o motivador mais interessante.

  • caparica says:

    Cheguei por indicação do Pilger.

    Velho,
    Tentar calcular ROI pra uma coisa que _necessáriamente_ é feita por Prazer é algo pra lá de tosco.

    Tipo:
    Quanto vale um Orgásmo?

  • Ronaldo says:

    Bem-vindo. :-) Blogueiro famoso visitando blog humilde é bom. :-)

    Concordo, embora ache que (quase) todo blogueiro tem a vontade de transformar seu blog em uma ferramenta que lhe dará, se não dinheiro, pelo menos reconhecimento. É algo natural no meio: daí o cálculo do custo.

    Mas, quanto vale um orgasmo? :-)

  • caparica says:

    Famoso?
    Quem?
    Onde?

  • Ronaldo says:

    Eu me lembro do Sinistras sabe-se lá tem quantos anos. Sempre bem comentado na blogosfera :-)

  • ilusion says:

    ehehee

    Eh tem gente que pretende ganhar dinheiro com blog.. e tem tido ateh um certo exito.

    http://www.contraditorium.com

    Apesar de ser um site voltado ao lucro assumidamente, possui textos bem interessantes, textos até que ensinam como fazer dinheiro com blog.

    Vale a pena conferir..

    Parabens pelo blog.

  • Ronaldo says:

    Eu não tenho problema com o pessoal ganhar dinheiro com o blog. Eu mesmo ganhei, mesmo que indiretamente, como mencionado acima. O problema é usar técnicas escusas (o que o Contraditorium não faz, é claro).

  • […] Pra mim, calcular o ROI daquilo que é feito por prazer, é quantificar subjetividade sem necessidade. Entristecedor é que há no meio uma parcela de blogueiros bradindo que "lucro é OBJETIVO" e acusando de demagógicos quem não vê as coisas com este mesmo olhar capitalista. Quem escreve por gostar de escrever, quem faz pelo prazer de estar fazendo, e não espera fazer rios de dinheiro com isto anda sendo pintado como "mané", ou como quem tem uma "visão romântica, não empresarial" da coisa como um todo. Segundo o amigo espirituoso do insight roubado parágrafos atrás, é a "manelização", por assim dizer, do cara que posta algo sem objetivar lucro. Felizmente, boa parte do pessoal que manda muito bem no serviço, não demonstra ter a menor vontade de encarar seu blog como um empreendimento que vá render dinheiro de uma forma direta. […]

  • Debora says:

    Concordei com esse texto tipo 100%
    Finalmente não me sinto mais idiota por não ganhar milhões com meu humilde blog

  • Ronaldo says:

    O importante mesmo é você se sentir à vontade com o que escreve, sem se preocupar com retribuições imediatas. Se o que você escreve é bom, essas retribuições vieram de uma forma ou de outra, seja em dinheiro ou contatos. Estes últimos, eu acho muito mais valiosos.

  • […] mim, calcular o ROI daquilo que é feito por prazer, é quantificar subjetividade sem necessidade. Entristecedor é que há no meio uma parcela de […]

What's this?

You are currently reading Quanto gasta seu blog? at Superfície Reflexiva.

meta