Ion3 & Conkeror

January 5th, 2007 § 2 comments

Depois que passei a realmente usar o Emacs com meu editor primário, fiquei tão mal acostumado com a facilidade de efetuar ações através da mera combinação de teclas que acabo tentando usar a mesma coisa em todos programas. Infelizmente, é óbvio que, com algumas exceções geradas mais por coincidência do que propósito, as tentativas falham miseravelmente.

Recentemente, comecei a experimentar com duas opções para maximizar a “experiência” Emacs no meu uso diário do computador.

A primeira opção é o uso do Ion3 como gerenciador primário de janelas do Ubuntu. O Ion3 é um gerenciador minimalista, com uma forte ênfase no uso de teclado para acesso à interface e programas. O mais interessante do Ion3 é o modo como a interface pode ser dividida em áreas contendo programas diferentes com fácil acesso por teclas de atalho. Realmente, só vendo as capturas de tela na página do projeto para entender. Um dos recursos que eu estou gostando muito é a capacidade de colocar um programa em tela cheia, sem menus, bordas ou outras firulas. Muito produtivo. As desvantagens óbvias vêm da pouca maturidade da versão atual do gerenciador, que tornam algumas tarefas mais complicadas.

A segunda opção foi o uso do Conkeror, uma extensão para o Mozilla que modifica completamente a interface deste último para simular as facilidade presentes do Emacs.

A experiência tem sido relativamente positiva, embora eu poderia passar muito bem sem alguns dos detalhes presentes em ambas as aplicações. Felizmente, as duas são customizáveis e eu estou experimentando com essas customizações para verificar se realmente é uma opção viável trabalhar tanto com o Ion3 como com o Conkeror.

Talvez, na verdade, o uso dessas duas opções seja pior ainda. Depois que uma memória muscular é construída sobre o uso de facilidade, mudar de computador é algo ainda mais complicado. Quando eu estou usando o Windows, há momentos em que eu fico realmente confuso porque alguma seqüência de comandos não funciona–até lembrar onde estou.

Se alguém conhece algum outro gerenciador ou extensão com propósitos similares, estou aberto a sugestões.

§ 2 Responses to Ion3 & Conkeror"

  • Roberto says:

    Coincidentemente acabei de instalar o ion3 na minha maquina aqui no trabalho (coisa de 10 minutos atras). Ja usei o ion uns anos atras e acho que ele realmente aumenta a produtividade e ajuda a concentrar no trabalho. O unico problema sao mesmo alguns programas que nao trabalham bem com o modelo do ion, mas sempre da pra deixar um workspace rodando com janelas flutuantes.

  • Ronaldo says:

    O maior problema que eu encontrei até agora foi como fazer para a conexão wireless iniciar automaticamente com autenticação. Como no Gnome eu dependia do Network Manager, que não roda diretamente sob o Icon, tem hora que conexão pega e tem hora que não. Tenho que pesquisar alguma solução mais a fundo. De resto, as aplicações que eu uso são bem triviais e nenhuma deu problema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Ion3 & Conkeror at Superfície Reflexiva.

meta