Narrative JavaScript

January 13th, 2007 § 4 comments

Qualquer um que já escreveu código assíncrono em JavaScript sabe o quão cansativos os detalhes podem ser. Esses dias, via uma entrada no fórum do RubyOnBr, achei uma referência ao Narrative JavaScript que uma extensão à linguagem introduzindo a possibilidade de linearizar código assíncrono. O exemplo é bem interessante e mostra algumas soluções interessantes para alguns problemas que eu sempre tive que resolver de formas mais complicadas anteriormente.

É interessante ver como 2006 foi o ano do JavaScript e como a linguagem está se tornando uma das forças dominantes na Web. Com a introdução de novos compiladores e interpretadores, não custa nada para esse ano o surgimento de frameworks inteiros na linguagem.

§ 4 Responses to Narrative JavaScript"

  • Interessante é que antes de se começar a falar em XMLHttpRequest o Javascript era muito discriminado e por muitos não era levado a sério.

  • Ronaldo says:

    Pois é. Bastante irônico. Um dos meus incômodos com o Ajax inicialmente era essa mudança de visão. Eu já usava “Ajax” há tanto tempo que não via nada de novo em termos gerais. Mas foi bom porque a mudança de nome levou ao desenvolvimento de dezenas de outras coisas interessantes.

  • Walter Cruz says:

    Eu estava falando com um amigo do poder que os nomes exercem nas pessoas (inconsciente coletivo?). Veja os exemplos de ajax, web2.0 e microformats.

  • Ronaldo says:

    Isso mesmo. Lembro que na época eu comentei que Ajax não era a tecnologia, era o branding da tecnologia. :-)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Narrative JavaScript at Superfície Reflexiva.

meta