Bloglines vs. Google Reader

January 17th, 2007 § 24 comments

Estou ficando meio decepcionado com o Bloglines pela confusão que ele anda fazendo atualmente em identificar entradas novas em um blog, principalmente quando eu peço para o programa manter entradas como novas.

Eu andei experimentando com o Google Reader, mas achei um pouco lento a princípio. Alguém usa ou uso o segundo o suficiente para dizer se ele tem o mesmo problema do Bloglines? Ou talvez eu devesse usar o Venus.

Opções, opções…

§ 24 Responses to Bloglines vs. Google Reader"

  • Eu sou meio suspeito, mas não gosto muito de ferramentas baseadas em navegador. Acho tudo muito legal mas prefiro as compiladas. :-)

    Nem li direito a página do Venus, mas parece ser um em Python.

    Eu usei um bom tempo o Liferea (GTK) e agora estou usando o AKregator (mais por estar usando o KDE). Os dois funcionam bem e atenderam as minhas necessidades. Como os dois importam e exportam .opml, posso trocar quando bem entender.

  • Felipe says:

    eu usava o bloglines e estava com o mesmo problema que você está passando, agora estou usando o http://www.newshutch.com a uns 2 meses e estou gostando muito.. acho que vale a pena a mudança.. de uma olhada..
    abraçoss..

  • Acho que não devo ajudar muito porque nunca usei o bloglines. Usava até pouco tempo o agregador do Thunderbird.

    Tem um mês e meio que venho usando o Google Reader, e atualmente ele tem me sido útil.
    Não tive o problema que você relatou com o bloglines, sempre que eu desmarco como lida uma entrada, ele identifica bacana.

    Realmente tenho notado que ele não é a coisa mais rápida do mundo, mas como não assino muitos feeds, e nem tenho tanta pressa pra ver o que se passa, pra mim tem sido bem aproveitável.

    Um ponto que pesou bastante, ao menos pra mim, foi a boa integração do GR com a página inicial do google(acho que o bloglines também tem um widget pra isso, mas novamente nunca usei).

    Bom, acho que é isso… não sei se dá pra avaliar alguma coisa… mas no fim tem sido uma boa experiência.

  • Luiz Rocha says:

    Pois é, o Bloglines também tem me irritado um pouco. De qualquer forma, cheguei a usar o Google Reader por (quase) um mês. No fim, voltei para o Bloglines. :-)

    Acho que vou experimentar esse Newshutch que o Felipe sugeriu.

    Já o Venus, bom, ele é um planet, né. É bacana, mas não tem algumas das facilidades que os newsreaders oferecem (salvar itens, por exemplo). Não sei, acho que para mim ele não serviria.

  • já utilizei por um bom tempo o bloglines, porém, depois que passei a utilizar o google reader não tive mais problemas, ele é de fácil utilização, gerenciamento tranquilo, você ainda pode colocar algumas extensões no seu firefox que vai te ajudar e muito e ganho de tempo e produtividade. Eu uso e recomendo.

  • Rafael Rezende says:

    O que eu não gosto no Google Reader:

    Se o feed só possui 1 post pequeno não lido (ou seja, não precisa de scroll pra leitura), você clica, o post aparece, mas ele só é marcado como lido se você clicar em algum lugar ou rolar a tela.

    Acho que esse é o único motivo de eu não migrar pra ele (o Bloglines aqui tem funcionado bem).

  • Neto Cury says:

    Trrquei o Bloglines pelo Greader a algum tempo já, mas o tipo de problema que você reportou ele não apresenta, porém ainda apresenta falhas.

    Abraço

  • olifante says:

    Fui fiel utilizador do bloglines durante quase 2 anos. Quando saiu o Google Reader, importei as subscriptions do Bloglines e usei durante 1 mês. Gostei, mas não o suficiente para ficar. No entanto, quando o Google Reader foi actualizado com nova funcionalidade, mudei de vez e agora não consigo imaginar voltar ao Bloglines. Gosto do facto de poder marcar os posts como lidos um a um, em vez de ficar o feed todo marcado como lido logo que o abro. Adoro os atalhos de teclado que me permitem interagir com o Google Reader sem usar o rato. O meu favorito é o “v”, que permite abrir um post numa aba individual de Firefox.

  • Ronaldo says:

    Guaracy, eu usei agregadores _desktop_ por um bom tempo, mas cansei de ter que ficar sincronizando na época e mudei para o Bloglines.

    Para mim sincronização automática entre vários pontos de leitura é fundamental e muitas vezes eu estou em um local onde só há acesso via navegador. Isso limita as opções. Será que existe algum agregador _desktop_ que sincronize com algum serviço existente?

    Felipe, Comecei a experimentar o Newshutch. Simplezinho, mas parece legal. Vamos ver no que dá. :-)

    Rafael Silva, o Bloglines começou com esse lance estranho foi há pouco tempo. Até então, eu era um usuário muito satisfeito.

    O problema é realmente relacionado com o tanto de coisas que eu lei. Atualmente são 94 _feeds_ e não dá para ficar identificando manualmente o que mudou e o que é novo.

    Vou experimentar simultaneamente com o Google Reader e ver no que dá também. Dá última vez, quando ele saiu, eu fiquei encafifado com a lerdeza de algumas operações. :-)

    Luiz, o Venus é um _planet_, mas pelo menos o código é livre e dá para mudar caso seja necessário alguma coisa mais sofisticada. E se eu sei onde parei, é relativamente fácil continuar a ler dai. O resto do Bloglines eu nem uso mesmo. :-)

    Rafael Rezende, deve ter alguma tecla de atalho, não? O povo vive falando que isso é a maravilha do Google Reader. Ou pelo menos o Scoble diz. :-)

    Neto, eu até suporto um ou outro _bug_ ocasional. Mas preciso saber o que não ler novamente. Identificar isso na mão é bem ruim. Principalmente se você sabe que funcionava antes.

    Leandro, valeu mesmo pelo comentário. Depois de tantas recomendações, resolvi experimentar. Agora é testar durante algum tempo e ver o resultado. :-)

    Olifante, esse lance do _tab_ é super-bacana. Eu achei interessante o sistema de _tags_ também. Vamos ver no que dá minha experiência. Ainda achando um pouco lento algumas operações.

  • Felipe says:

    o newshutch eh simples mais muito funcional.. que eh o que a gente precisa.. boa sorte com ele..
    abraços…

  • Rafael Rezende says:

    Hum, acho que irei dar uma olhada nas teclas de atalho do Reader :)

  • Eu acabei percebendo meu comportamento com os diferentes sistemas… o bloglines me prende mais em cada feed, e o Google Reader + atalhos de teclado me faz dar uma olhada mais por cima. Aí comecei a organizar os feeds que eu leio em três tipos, de acordo com a atenção que eu dou a eles: aqueles que eu faço questão de ler cada post, deixo em uma pastinha no bloglines. Os que pedem uma leitura mais geral, passada de olhos, no Google Reader. Os que eu quero só me lembrar de vez em quando e ler os títulos, deixo no webclip do gmail e repito no netvibes, que é a homepage do meu browser.

    Mas é que eu sou viciado em feeds :P

  • Ronaldo says:

    Felipe, estou gostando até o momento. Só senti falta de uma maneira fácil de ver as entradas já lidas de um blog.

    Rafael, faça. :-)

    Felipe Fonseca, eu também sou viciado em _feeds_ mas não sei se me acostumaria com o uso de vários programas. Muito trabalho para muita preguiça. :-) Do jeito que as coisas estão indo, vou acabar escrevendo um agregador meu, tosco e eficiente.

  • Rafael Rezende says:

    Estou usando o Reader desde ontem, mas já estou com uma má impressão, tanto hoje quanto ontem vivo vendo essa mensagem: “Oops…an error occurred. Please try again in a few seconds.”

    E quando acontece o post acaba não sendo marcado como lido.

  • Marco Gomes says:

    Newshutch comanda!

    http://newshutch.com/

    Muito leve, rápido e bom de usar.

  • Ronaldo says:

    Rafael, estou usando por uma semana quase e só vi essa mensagem uma vez, na mesma situação. Não deu para ficar bravo ainda porque estou gostando muito do Reader.

    Marco, estou usando o Newshutch em paralelo com o Reader, mas achando um pouco leve demais. :-)

  • Rafael Rezende says:

    Agora na manhã voltou a acontecer o problema do Ooops, bem irritante eu diria :)

  • Ronaldo says:

    Pelo menos eu não vi de novo. :-)

  • Daniel Luz says:

    Comecei no Google Reader antigão, e continuo nele até hoje. Ele tem sim um problema irritante de eventualmente se esquecer de tudo a respeito de um feed e *duplicar* todos os posts que estão lá. Ou seja, você tem todos os seus posts já lidos, e de repente surgem versões idênticas deles, mas não-lidas, inundando o editor. Pra feeds grandes, que trazem por exemplo os últimos 50 posts, isso pode ficar bem chato. Mas felizmente isso está cada vez mais raro.

    Eu usei o Bloglines apenas por umas poucas horas… entendi errado ou você é “obrigado” a ler páginas inteiras de posts de uma vez? Uma coisa que eu gosto muito no Reader é justamente poder ter a certeza que um post só é marcado como lido depois que eu o abro, e não haver suposição que eu vou ter tempo de ler todas as novidades.

    Mas a killer feature do Reader (o motivo pra eu tê-lo usado mesmo nos tempos da interface tosca) pra mim é a integração com o Google Personalized Homepage. Separando os feeds por tags (ou folders, ou labels, já que o Google não se decide num termo só), eu tenho 4 readers diferentes na minha página inicial. O mini-Reader é compacto e razoavelmente funcional; só apelo pro Reader-pai se houver um número realmente grande de feeds novos, a ponto de ficar difícil a navegação.

    Bom, enfim, acho que é mais uma questão de costume mesmo. Quem começou no Bloglines já deve estar acostumado com seu estilo… e o Google definitivamente moldou minha visão de como feeds devem ser lidos.

  • Rafael Rezende says:

    Ronaldo, descobri o que foi o erro, pelo menos ontem. Sempre que abro o Firefox pela primeira vez de manhã, ele já abre o site direto pela sessão salva, e aí preciso dar um Reload no Reader para que ele funcione direito.

    Daniel, eu já estava acostumado a esse funcionamento do Bloglines, e justamente meu maior problema com o Reader é ter que executar alguma ação para que os posts sejam marcados como lidos :) Acho que é tudo questão de costume hehe.

  • Ronaldo says:

    Daniel, até agora o Google Reader não apresentou um problema maior do que uma falha de conexão na hora de marcar uma entrada de um blog como lida. Espero que não comece a duplicar entradas porque isso é pior do que marcar entrada lida como nova.

    Sobre o Bloglines, é isso mesmo. Você tem que ler tudo de uma vez. Por isso ele tem o mecanismo de marcar tudo como novo, ou manter como novo. Nesse aspecto, estou gostando demais dos “starred items” do Google Reader e do sistema de tags.

    Por fim, não uso a página pessoal do Google, embora tenha algumas coisas lá de experiência. Minha navegação é fragmentada demais para isso. :-)

    Rafael, faz sentido. Essa funcionalidade do Firefox é muito boa, mas detona com o funcionamento de JavaScript. Outro dia eu estava até tentando depurar uma aplicação até sacar que não tinha problema, era esse lance do Firefox.

  • conan says:

    newshutch eh horrivel, pelo menos pra mim. Ele eh simples ao extremo…nao facilita minha vida.

    Feedlounge eh interessante, mas eh pago. Bloglines acho muito bom, assim como Google Reader….mas acho que todos estao em falta com alguma coisa…algo que facilite a vida de quem usa demais…de quem usa muitos feeds.

    Pessoalmente, gosto do Gobits Reader, aplicacao da qual faco parte da equipe de desenvolvimento…e, claro, por isso sou suspeito pra falar hehe.

  • Ronaldo says:

    Embora já tenha me decidido pelo Google Reader, criei uma conta do Gobits Reader para experimentar.

    Você disse que Bloglines e Google Reader faltam alguma coisa. Duas perguntas: um, o que seria essa coisa; e, dois, o Gobits Reader resolve isso? :-)

  • Superb blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost
    on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option?

    There are so many options out there that I’m completely confused ..
    Any ideas? Thanks a lot!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

What's this?

You are currently reading Bloglines vs. Google Reader at Superfície Reflexiva.

meta