Big Bang

January 19th, 2007 § 2 comments

Terminei de ler Big Bang, do Simon Singh. Eu já tinha lido os dois livros anteriores dele–O Último Teorema de Fermat e O Livro dos Códigos–e, como das vezes anteriores, achei excelente. Simon Singh se destaca entre os autores de livros sobre ciência na atualidade por dois motivos: primeiro, ele escreve de uma maneira extremamente acessível; segundo, ele não só descreve o assunto sobre o qual está escrevendo como mostra aos leitores como e por que razão tudo aquilo aconteceu.

Big Bang segue a mesma fórmula. Ao invés de começar com o que é o Big Bang, Singh começa explicando a busca do homem por algo que lhe permitisse entender o universo físico como um todo, e daí mostra uma visão geral e acurada da história da cosmologia moderna. Sem perder o passo, ele vai Anaximandro de Mileto, no sétimo século antes de Cristo, aos construtores do COBE, o satélite que provou em definitivo que o Big Bang era uma teoria válida por explicar o surgimento do espaço e tempo. Em um epílogo final, ele também comenta sobre as questões ainda abertas e o que está sendo estudado quanto às mesmas. No meio, ele passa por grande parte das figuras históricas conhecidas e desconhecidas por trás das grandes descobertas que levaram à formulação de uma teoria consistente do surgimento do universo.

Um aviso é que este não é um livro mostrando as descobertas modernas: antes, a exemplo dos dois livros anteriores, é uma visão histórica do processo e da importância do mesmo para a humanidade. E como O Último Teorema de Fermat, deveria ser leitura obrigatória para todo estudante do nível médio, por explicar a importância da ciência e como ela é feita (incluindo as desavenças e desacordos igualmente importantes).

Em resumo, leitura mais do que recomendada mesmo para quem conhece e acompanha o assunto.

§ 2 Responses to Big Bang"

  • Rafael says:

    Ronaldo, eu te admiro não só pelo exímio programador que é, mas pela ótima pessoa que você demonstra ser. E, além de tudo, lê bastante! :]
    Fiquei entusiasmado com a resenha e vou procurar os livros do Simon. Física é algo que realmente me atrai, nos últimos tempos li Uma breve história do tempo (uma versão mais antiga que Uma nova história do tempo) do Stephen Hawking e artigos e trabalhos diversos sobre física quântica.
    Pra você que, como eu, adora ficção científica, todos esses assuntos são deliciosos.
    Abraços.

  • Ronaldo says:

    Opa, Rafael! Obrigado pelo elogio: esse me deixou literalmente vermelho.

    Os livros desse autor realmente valem a pena. Eu já li O Teorema de Fermat umas duas ou três vezes com o mesmo gosto, para falar a verdade, porque a história é muito boa. O Livro dos Códigos, de quebra, ainda tem desafios para quem quer se arriscar, no final do livro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Big Bang at Superfície Reflexiva.

meta