Terceiro mandato?

January 26th, 2007 § 1 comment

Cruzes, deu até calafrio. A coluna Pensata na Folha de hoje comenta sobre a rejeição de Lula a uma alteração na Constituição para aceitar um possível terceiro mandato ao qual ele concorreria. No meio da coluna, o autor faz o seguinte comentário:

Ainda que Lula desejasse tal disparate, o Congresso não o aprovaria. Se os legisladores o fizessem, a sociedade não aceitaria. O Brasil não é a Venezuela. Ainda bem. E Lula sabe disso.

E eu fico pensando que a sociedade provavelmente aceitaria. Sem considerar o precedente perigoso que estaria abrindo. Não é nem questão de um terceiro mandato do Lula, mas de um terceiro mandato. A frase que me vêm à mente é: “aqueles que não aprendem com o passado, estão fadados a repetí-lo”. Eu só espero que o Brasil tenha realmente aprendida a lição.

Eu nasci muito depois de Getúlio e era muito pequeno mesmo no final da ditadura, mas não é preciso estudar muito a história do país, ou dos vizinhos em geral, para perceber que só o fato do assunto estar sendo discutido já é algo preocupante. Como eu disse, calafrios.

§ One Response to Terceiro mandato?

  • Pamela says:

    verdade seja dita, um vento vindo da ditadura vem se espalhando aos poucos em nosso país…
    Vejamos, o MR-8 spja todos os dias atraves do jornal a “hora do povo” incitações à aqueles que são contra o lulismo…
    Até o Rei (que caiu do pedestal) Roberto Carlos, deu uma de inquisidor e manda queimar sua própria bibliografia, vai entender?
    Está certo, que nosso Brasil Tupiniquim está cada dia mais do avesso, e de índios inocentes não temos mais nada, mais isso já é demais.
    um terceiro mandato não significaria a vinda da ditadura, significaria a total falata de respeito dos governantes a opinição pública e ao nosso direito democratico, sabemos o quanto a tv influencia as camadas populares, e o desfecho desta histórinha a gente “povo Brasileiro” só vai saber quando acontecer, ou alguém neste país ainda acha que os engravatados, vão dizer, – olha povo! a gente vai por daqui uns dias, alguns dias a mais no mandato do p´residente, mais é para nosso bem! (literalmente)…
    de qualquer modo, saibam todos…
    Eu posso ser apenas uma brasileira, do prolietáriado deste país…
    -Estou de olhos abertos…e vcs tb deveriam estar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Terceiro mandato? at Superfície Reflexiva.

meta