Google Reader vs. Bloglines

January 28th, 2007 § 6 comments

Depois de experimentar o Google Reader e o Newshutch como alternativas ao Bloglines, decidi ficar com o primeiro.

O Newshutch é um excelente leitor de feeds, mas é muito simplificado para o meu gosto. É bem rápido, não apresenta os problemas que eu mencionei anteriormente, mas também só serve para ler as entradas. Ironicamente, essa foi a mesma coisa que eu disse do Bloglines há mais de dois anos atrás (embora, na época, eu tenha concluído que leitores online não eram para mim).

Obviamente, o propósito principal de um leitor de feeds é, bem, ler feeds. Mas é sempre bom ter funcionalidade extra para ajudar a guardar entradas que você quer ler depois, ou marcar coisas sobre as quais você quer escrever e por aí vai.

A transição para o Google Reader foi bem tranqüila e, depois que eu me acostumei com o fluxo de leitura que ele favorece, comecei imediatamente a ver vantagens sobre o Bloglines.

A mudança principal é que a maneira mais fácil de ler as novas entradas no Google Reader é abrir todas e ir navegando usando o próprio teclado. Isso é exatamente o contrário do prático no Bloglines, já que, neste último, isso faria com que todas as entradas fossem marcadas como lida. Com o Bloglines, eu me acostumei a ir de feed em feed, lendo o que me interessava e, quando queria deixar algo para ler mais tarde, pedindo ao Bloglines que sempre deixasse aquilo como novo. No Google Reader, eu não preciso disso.

Uma outra grande vantagem do Google Reader é a possibilidade de marcar um item para posterior atenção via tags ou como um starred item. São duas maneiras práticas de controlar a leitura que ajudam bastante.

A navegação via teclado do Google Reader é muito mais refinada também–herança do Google Mail provavelmente.

Finalmente, o método de compartilhar links do Google Reader é mais prático, embora eu não tenha usado nem o do Google Reader nem o do Bloglines publicamente.

Concluindo, estou gostando bastante do Google Reader e vou aposentar a minha conta no Bloglines em breve.

§ 6 Responses to Google Reader vs. Bloglines"

  • Gobr says:

    Aquela bandeira vermelha que tem no Newshutch é justamente pra marcar os feeds pra releitura.

  • Ronaldo says:

    Pode ser que eu me expressei um pouco mal: o Newshutch não é destituído de tudo; mas, comparado com o Bloglines, Google Reader e outros, é muito simplificado. Provavelmente é o propósito, algo bem básico para quem não gosta dos outros, mas não me agradou muito.

  • Lorn says:

    Vale lembrar que o Google Mail, copiou esses atalhos do vi :) http://en.wikipedia.org/wiki/Vi

  • Ronaldo says:

    Eu não vou nem comentar. Ainda bem que são poucos atalhos, se não eu provavelmente me pagaria tentando usar Control+X ou coisa assim… :-)

    Aliás, está parecendo com o pessoal do Last.fm. Na página de oferta de empregos deles[1] aparece a seguinte frase: “A preference for vi over emacs”.

    [1] http://www.last.fm/about/jobs/

  • Gobr says:

    Claro, o serviço do Newshutch também é bastante novo, acho que não tem um mês ainda, tanto que essa opção de flag apareceu faz pouco tempo.

    Não me leve a mal, não quero parecer um defensor dele e tal mas estou gostando bastante.

    Pensei em usar o GReader também mas… tô com preguiça de testar.

  • Ronaldo says:

    O Newshutch apareceu faz pouco tempo mesmo. Eu me lembro de ter visto nos meus logs umas poucas aparições e ter achado que era mais um novo spammer.

    Mas, não há problemas em defendê-lo. :-) É um serviço muito bom e, pelo que parece, voltado para o público que procura uma solução simples e veloz. O Bloglines e o Google Reader são realmente muito mais lentos comparados com ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Google Reader vs. Bloglines at Superfície Reflexiva.

meta