Lendo mais

February 3rd, 2007 § 12 comments

Sempre me perguntam como eu faça para conseguir ler tantos livros, principalmente quando eu falo minhas metas de leitura. Não há nada de especial, para dizer a verdade. Qualquer um pode conseguir ler uma quantidade considerável de livros por ano sem fazer muito esforço.

Eu realmente gosto muito de ler. Por hábito e gosto, consigo ler um livro de 350 páginas em cerca duas horas–dependendo, é claro, da densidade do conteúdo. Apesar disso, procuro ler um pouco mais devagar para não tornar a leitura algo meramente mecânico. Isso é meramente treino. Quando mais eu leio, mais rápido consigo ler.

Tirando essa questão, porém, algumas coisas que podem ajudar alguém a ler mais:

  • Reserve 45 minutos de leitura por dia. Isso se traduz em 270 minutos por semana, tirando domingo. Com esse tempo, é possível ler um livro por semana, o que significa 52 livros por ano.
  • “Leia” usando audiobooks. Isso é excelente para enquanto você está fazendo alguma atividade física. O automatismo de andar ou correr ajuda bastante.
  • Leia mais do que um livro ao mesmo tempo. Isso impede que você empaque em um deles. Se o livro ficar um pouco lento ou chato em algum ponto, é fácil passar para outro até recuperar a vontade de ler o anterior.
  • Abandone um livro se você não estiver gostando. Não faz sentido tentar terminar algo pelo qual você está se arrastando.
  • Não leia com sono.
  • Leia no ônibus ou no táxi, se você usa.
  • Leia mais no gênero que você gosta.

São dicas bem óbvias, mas que ajudam a criar um hábito consistente de leitura. Ler 52 livros em um ano, em uma área que você gosta, fará com que você se torne um expert em relativamente pouco tempo, o que é uma imensa vantagem profissional obviamente.

Fiquem à vontade para sugerir outras dicas nos comentários. Eu sempre estou à procura de novas. :-)

§ 12 Responses to Lendo mais"

  • Fabio says:

    Sabe qual minha estratégia? Baixo em PDF. Num sei porque, leio mil vezes mais rápido um livro no PC que no papel.

  • Ju! says:

    Meu problema não é nem ler um livro por semana isso é fácil, tinha épocas que eu lia uma livro por dia. O problema é arranjar um livro pra ler por semana. Antes tinha biblioteca da escola, mas agora… Não rola comprar um livro por semana, e eu odeio ler no pc, então…

    Agora, nunca experimentei audiobooks. Não gosto muito da idéia a princípio, mas vou tentar.

  • cardoso says:

    Em um país onde ler é considerado perda de tempo, você é um alienígena mesmo.

    Meu sonho de consumo agora é aquele leitor de ebooks da Sony. Juntando aquilo com o Projeto Gutemberg… mnham.

  • Ronaldo says:

    Fávio, eu uso muito o celular atualmente. Antigamente, usava o Palm. A tela é relativamente pequena, mas dá para ler tranqüilo. Mas nunca comparei velocidade. :-)

    Ju, se sua cidade tiver biblioteca pública, é uma boa para pegar livros. Geralmente você pode pegar dois de cada vez e ficar por duas ou três semanas.

    No PC, eu não gosto de ler porque não é confortável. Mas no celular ou em um palmtop, é super-tranqüilo. Tenta o seu celular, provavelmente tem suporte a alguma aplicação de leitura.

    Sobre comprar, existem vários repositórios e autores que oferecem livros grátis. Alguns exemplos:

    http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page
    http://www.craphound.com/index.php?cat=5
    http://baen.com/library/
    http://www.rifters.com/real/shorts.htm
    http://www.blackmask.com/

    Audiobooks são bons mas você precisa ficar imóvel ou fazer alguma atividade mecânica porque ficar voltando toda hora não rola.

    Cardoso, o que me chateia sempre que eu ouço alguém dizer que não gosta de ler é ouvir as explicações. Meu irmão, por exemplo, adorava ler até seus nove ou dez anos. Lia o mesmo tanto que eu na mesma idade. Aí uma bibliotecária duvidou dele e ele traumatizou. Já ouvi dezenas de histórias similares que pessoas que pararam de ler por falta de incentivo de quem deveria apoiar: pais, professores, bibliotecários. Se esse pessoal não ajuda, não há jeito mesmo.

    Sobre o leitor, acho o da Sony grande demais. Fico com um smartphone como o Qtek 9100 ou o Nokia N800. Muito uso e mais confortável. :-)

  • Rod says:

    Minha opinião:

    1) Menos TV = Mais livro

    2) Deixe um livro na mochila, um livro no banheiro, na gaveta do escritório…

    3) Para ler mais é preciso gostar de ler. Para pegar gosto sugiro a série “Para gostar de ler”, livros de Luís Fernando Veríssimo etc.
    A quantidade vem com o tempo. Preze pela qualidade primeiro.

    A dica do Ronaldo para se ler assuntos diferentes é boa. Eu costumo ler um técnico e outro não técnico. Vou para o trabalho lendo um e volto lendo o outro.

  • Ronaldo says:

    TV é o pior inimigo da leitura mesmo. Dá até arrepio pensar nas horas de desperdício…

  • […] post intitulado “Lendo mais” o Ronaldo comenta: “por hábito e gosto, consigo ler um livro de 350 páginas em cerca […]

  • Muito boa as dicas Ronaldo.
    Por mais que eu conheça pessoas que gostam de ler, nenhuma chega a ler tanto rs.

    Eu acho que o segredo é a pessoal ser regrada com seus horários, etc… isso inclui horários para ler.

    Enfim, muito legal comentar sobre cada livro que lê, fica como dica para futuras procuras de leitura.
    Abraço!

  • Ronaldo says:

    Heheheh. Eu realmente confesso que é um vício. Eu não consigo parar. :)

    Mas, verdade, precisa ter horário para começar a criar um hábito. Depois disso, é um abraço. Mesmo quem diz que não gosta de ler descobre logo que tem coisa que gosta sim.

  • Fabrício says:

    Sério! Qual a técnica secreta para se conseguir ler 350 páginas em 2hs? Leitura ultra dinâmica? Tenho reservado cerca de 1 hora por dia para leitura, mas por mais que a leitura flua e quando leio bem, não passa de 30/40 páginas por hora.

  • Luiz Alan says:

    Ah … vou tentar seguir os seus passos,e bom o mais difícil inicialmente é encontrar a motivação para ler todos os dias e de forma regrada, contínua, sem ter que deixar nenhum dia passar sem ler, vencer a preguiça ou a comodidade é difícil mesmo, enfim espero ter bons resultados.

  • Ronaldo says:

    A melhor motivação é ler o que você gosta: se você está lendo em gêneros favoritos, autores que empolgam, os minutos passam rapidamente. A outra dica de ler dois livros ao mesmo tempo para evitar o tédio também ajuda.

    Boas leituras! :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Lendo mais at Superfície Reflexiva.

meta