Otimizando a leitura de RSS

February 5th, 2007 § 9 comments

Há mais de dois anos atrás, eu me perguntei aqui como o Scoble fazia para acompanhar 1400 feeds por dia quando eu mal dava conta de 92. Ele respondeu, explicando rapidamente a metodologia que usava para processar a vasta quantidade de informação que aparecia em seu agregador.

Na época, eu confesso que, embora tenha entendido como ele fazia, não vi como aplicar o mesmo método para mim. Foi só agora, mudando do Bloglines para o Google Reader, que consigo entender porque isso aconteceu. O motivo, no meu caso, foi mais coincidência do que uma diferença real entre os dois produtos. Eu estava tão acostumado com o Bloglines, usando do jeito que eu aprendera alguns anos atrás, que não dei muita atenção às mudanças de interface feitas para maximizar o fluxo de leitura.

Como o Google Reader apresenta por padrão todas as entradas atualizadas desde a última visita, sem separação específica entre os blogs, e privilegia o uso de teclado, a tarefa de descartar informação, principalmente a redundante, ficou mais óbvia. E isso faz toda a diferença. Além disso, como é fácil marcar um item para leitura posterior, o processo inicial de leitura se torna, na verdade, um processo de seleção de informação. A leitura real é feita depois, com o que sobrou. Para feeds agregados ou de notícias isso é particularmente útil. Um outro detalhe é que entradas curtas podem ser lidas e rapidamente eliminadas ou marcadas para comentários posteriores.

O resultado final é um ciclo bem eficiente de leitura que me permitiu aumentar o número de feeds que eu acompanho sem gastar mais tempo. Eu devo ser o último usuário de RSS na face da Terra a perceber isso, mas fica aí a minha breve análise se esse não for o caso. :-)

§ 9 Responses to Otimizando a leitura de RSS"

  • Eu me dei conta disso quando cliquei no “Show All” sem querer pela primeira vez. Pra não perder nenhum post e não sair marcando todos pra ler depois, resolvi ler ali mesmo, e me dei conta que é muito mais rápido – e prático :)

  • PS: Hoje me viro bem com meus ~270 feeds 😉

  • Ronaldo says:

    Exatamente a mesma sensação. Eu estou impressionado com a diferença. No Bloglines isso também é possível, é claro, mas não tão intuitivo.

    Eu estou adicionando dois ou três por dia, atualmente. O engraçado era que quando eu usava o Bloglines, isso só resultava em mais entradas não-lidas. No momento, não tenho nenhuma entrada não-lida no Google Reader.

  • leocadio says:

    olá, paz e bem!

    tb estou quase abandonando o bom bloglines pelo surpreendente google reader…

    estou usando os atalhos e uau!

    otimizar leitura ficou muito fácil, sem contar a facilidade do player para os podcasts!

    []s,

    leo
    guaruja, sp-br

  • Ronaldo says:

    Sobre o Bloglines, eu nem sei o que ele é mais. O Google Reader realmente deu uma melhorada gigantesca no meu fluxo de leitura.

  • […] Assim sendo a questão de semanas, motivado por esse depoimento do Ronaldo, resolvi fazer uma experiência e passei todos os feeds de caráter profissional pro Google Reader, deixando o Bloglines para os links genéricos, recreacionistas e de caráter mais pessoal. E o resultado? Bem, o que eu vi até agora é que meu rendimento profissional melhorou (espero que meu chefe concorde com essa minha afirmação). Confesso que foi um erro da minha parte não ter desde o começo separado o que era de caráter pessoal do que era “de trabalho”, de forma que eu perdia um tempo enorme não para me manter informado, mas sim para separar o que era relevante ou não. Vale lembrar: eu sou um cara dispersivo, e ver aqueles links lá dizendo “temos conteúdo novo” era um imã pro meu apontador do mouse. […]

  • […] Otimizando a leitura de RSSHá mais de dois anos atrás, eu me perguntei aqui como o Scoble fazia para acompanhar 1400 feeds por dia quando eu mal dava conta de 92… […]

  • […] Otimizando a leitura de RSSHá mais de dois anos atrás, eu me perguntei aqui como o Scoble fazia para acompanhar 1400 feeds por dia quando eu mal dava conta de 92… […]

  • […] Algumas pessoas já trataram o assunto de forma talentosa ( 1 | 2 ), então não vou entrar nos mesmos detalhes. Mas a idéia é essa mesmo que foi repassado nas postagens. Todas as ferramentas para ler feeds, existem formas de rotular as postam e dividá-las por temas. Uma ironia para mim é o GoogleReader, não possuir um sistema de busca, as vezes buscar com o navegador uma palavra dá certo. Uma ótima idéia é criar algumas pastas, como: Vou ler depois, ou Preferidos, então você coloca uns 5 feeds para ler com mais frequência, e deixa os outros para quando estiver nos seus dias de lazer. Eu tenho feeds desde assuntos relacionados a sexo à xadrez, não vou negar que é muito difícil controlar o tempo, mas esse talvez é o maior desafio da nossa época, o que definitivamente não dá certo é negar a realidade a nossa frente. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Otimizando a leitura de RSS at Superfície Reflexiva.

meta