Solução GTD

February 11th, 2007 § 20 comments

Estou procurando um aplicativo ou alguma solução GTD que possua as seguintes características:

  • Roda no Windows e Linux (neste último, se for o caso, pode ser até sob o Wine)
  • Implementa os cinco princípios
  • Integra com clientes de e-mail (via referência, importação ou contas especiais)
  • Suporte cliente móveis

Não achei nenhuma ainda. Alguém tem alguma dica?

§ 20 Responses to Solução GTD"

  • Marco Gomes says:

    Eu gosto dos softwares na web, tente o remember the milk e o 30 boxes.

  • Oneirvs says:

    Já leu o “Getting Things Done with Gmail”?? Tenho o livro, mas ainda não terminei, funciona mesmo? A idéia é terminar no carnaval. Alguém aqui testou via GMail? Bem que podia ter uma extensão no Thunderbird pra isso…

  • TaQ says:

    O próprio David Allen diz que ele usa só um Palm com os programas padrões. Você tem Palm? :-)

  • Vou com o Marco, minha dica é o Remember The Milk.

    É extremamente flexível, um excelente aplicativo para gerenciar todo o seu inventário. É muito fácil implementar os 5 princípios do GTD usando-o.

    É possível criar inúmeras listas de contextos, listas espertas a partir de uma busca por tags específicas, é acessível por dispositivos móveis e é integrado ao Google Maps para você localizar os locais onde terá de ir.

    Já possuo uma certa experiência com o GTD e até o momento foi o aplicativo mais interessante que encontrei para essa metodologia. Vai fundo!

    Abração!

  • fabricio says:

    Bom saiu na sinistras http://www.simplegtd.com nao testei ainda.

  • Poxa, quando vi que o seu tutorial de Ruby on Rails descrevia a criação de uma aplicação para GTD achei que você faria um aplicativo com isto tudo. Não? :-)

    Também estou a procura de uma aplicação do gênero.

  • Ronaldo says:

    Marco, estou testando o Remember the Milk, mas ele parece ter somente a parte de tarefas, não é? Eu estava pensando em algo mais organizado dentro do fluxo do GTD mesmo, com aqueles passo. Será que seriam excessivos?

    Fabrício, já tinha até me cadastrado na lista de anúncio deles. O problema é que os maldosos não publicaram nem uma listinha de características do programa. 😛

    Sobre o Simple GTD, achei muito simplório também. Eu não sei se estou querendo demais, mas vi um software uma vez para o Mac que implementava tudo e ajudava realmente a agregar a informação. Eu sou um cara meio perfeccionista. Acho que se for só controlar listas de tarefas, eu posso fazer em um arquivo texto. Eu quero uma solução agregada mesmo.

    Oneirvs, não. Mas jamais faria com o GMail. Toda adaptação assim é meio gambiarra para mim. Fica pouco prático de gerenciar. Pelo menos essa é minha experiência em outras situações similares.

    TaQ, eu tinha um Palm. Mas o cara é o inventor do treco. Ele deve fazer isso como segunda-natureza. Eu preciso de um guia. Talvez quando atingir a iluminação, eu precise só do Palm. :-)

    André, você podia descrever sua experiência com o Remember the Milk no contexto do GTD, então. Ajudaria os pobres mortais ainda não iluminados como nós. :-)

    Eu uso muito do GTD, mas ainda não cheguei ao ponto que o mesmo se tornou uma segunda-natureza para mim. Talvez por isso esteja procurando algo mais fortemente orientado à técnica e prática diária.

    Marcos, eu bem que queria, mas a falta de tempo não deixa. Mas se alguém fizer e cobrar razoavelmente, eu compro e tenho certeza que muitos compraria também. :-)

  • Ronaldo, sugestão anotada veinho! 😉

    Vou providenciar um artigo e tentar esclarecer os motivos pelos quais escolhi o Remember The Milk como minha ferramenta para implementação do GTD.

    Até lá!

    Abração!

  • Ronaldo says:

    Muito bom. Fico esperando. 😉

  • Denniscs says:

    Eu também ainda sinto falta de uma boa solução na web. Uso há uns 8 meses o tadalist, da 37signals. É bem simples, apenas para as listas de tarefas, em espera, algum-dia-talvez e de projetos. Mas já me quebra uma boa parte do galho 😉

  • Ronaldo says:

    Eu achei um software bacanérrimo para o Mac chamado Midnight Inbox. Não é Web, mas se eu tivesse um Mac, eu usava (você tem um não é?). Não sei se tem integração Web, mas dependendo do formato de dados é algo possível.

    Agora, do jeito que as coisas estão para Linux e Windows, vou acabar escrevendo um. Mesmo. Urgente.

  • […] Num post do Ronaldo, no Superfície Reflexiva, ele andou pedindo sugestões de aplicativos para trabalhar com o GTD. Então, unindo o útil ao agradável, vou tentar explicar um pouco sobre a maneira como utilizo esse aplicativo para manter a mente clara como a água. […]

  • Sergio Lima says:

    Olá Ronaldo!

    Se for escrever um programa (escreve! escreve! escreve!) lembre-se de integrá-lo (importar/exportar) para o to-do-list do palm e/ou os memorandos do mesmo! (Se for possível é claro!)

    Como você disse, nem precisa ser gratuito! Mas que permaneça simples :-)

    Nada de ter que ler 50 folhas de manual para poder usar :-)

    []’s

  • Ronaldo says:

    Manual gigantesco está por fora mesmo. Eu gosto de pegar um programa e poder usá-lo na hora, experimentando com as opções imediatamente.

    Estou pensando seriamente em escrever o programa. Meu irmão também está animando, então a possibilidade está aumentando. :-)

  • André Fonseca says:

    Boa tarde Ronaldo, já começou a desenvolver essa solução para o GTD? Já li um tempo atrás o Getting Real e agora estou lendo o GTD para poder aplicar tudo no meu dia a dia. Quem sabe a gente não combina de desenvolver isso junto, também sou de BH e trabalho com Rails.

    Falar nisso até mandei um e-mail pra vc tempos atrás mas fiquei sem resposta :(

    []´s

  • Enoch says:

    Ronaldo,

    Talvez não tenha tudo o que vc pediu, mas tente um soft chamado “Thinking Rock”.

    Qualquer coisa, pesquisa nas mensagens do grupo GTDbr.

    []s

    Enoch Filho – Jequié
    blog.alemdascurvas.com

  • Ronaldo says:

    André, seria bom demais. O Fábio e eu estamos bolando alguma coisa. Estamos realmente a fim de produzir algo.

    Sobre o e-mail que você mandou, sorry. Muito provavelmente passou batido. Era sobre o quê?

    Passa o seu MSN ou similar para conversarmos mais.

    Enoch, o Thinking Rock é até muito bom, mas não é online. Eu preciso de algo mais integrado à Web.

  • André Fonseca says:

    Olá Ronaldo, respondi pelo e-mail que recebi avisando do comentário, você acessa ele? Meu msn é o mesmo do e-mail.

  • Handrus says:

    Tenta o chandler, um projeto Open-Source: http://chandlerproject.org recebe e envia e-mails, tem suporte a várias listas, tem todo suporte pra triagem e tem servidor on-line, você pode baixar o servidor ou usar o deles (é free) pra sincronizar seus dados ou mesmo compartilha-los

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Solução GTD at Superfície Reflexiva.

meta