Conspiração

March 19th, 2007 § 10 comments

Eu acho que estou sendo vítima de uma vasta conspiração: quando o meu número de telefone é detectado no suporte de alguma empresa, os atendentes do outro lado já sabem o que fazer: fingir que vão me atender, me deixando na linha durante minutos a fio e depois deixar a linha muda, como se algo tivesse dado errado. Sério.

Hoje, tentando falar com a NET sobre um problema no meu plano de TV a cabo, tive que tentar oito vezes antes de conseguir falar com um atendente. E haja paciência, sem contar o dinheiro. Primeiro, a mensagem fixa que já gasta um minuto de telefone. Depois, o menu de opções ditado lentamente. Você até decora as opções, mas o software é tão burro que você precisa esperar os momentos certos para digitar a opção. Depois chama, chama, chama, até você achar que não vai atender. Então, transfere e você fica cinco minutos escutando a música retardada de fundo. Depois caí. Oito vezes isso.

Depois foi a vez do Submarino Viagens. Primeira vez que usei, achando que provavelmente teria alguma vantagem por já ser cliente antigo do Submarino. Não tem. O cadastro de clientes não é o mesmo; os preços são os mesmos de se comprar direto; nenhum e-mail é enviado como confirmação; não existe um cadastro de pedidos para verificar se a compra deu certo e por aí vai. Resultado: você precisa de ligar e ligar para o número (interurbano) de atendimento para conseguir alguma resposta. Mesmíssimo processo anterior.

Não estou dizendo? Conspiração… 😛

§ 10 Responses to Conspiração"

  • Matt says:

    Eu não sei se há uma conspiração dos suportes das empresas contra você, mas que o suporte da NET é um LIXO³²³², isso eu sei bem.

    Já fiquei mais de 40 minutos pra resolver um simples problema do boleto de pagamento, até que depois de umas 10 ligações e todos aqueles chatos pedidos do nº net digitados, consegui resolver a situação.

  • Acho que NET e Vivo são duas empresas que conspiram contra todos os seus clientes :)

  • Luiz Rocha says:

    No que diz respeito a NET, bem, reclame na ANATEL. Sério. Entra lá no site deles, em Ouvidoria e manda brasa.

    Eu estou a mais de um ano em uma cruzada para convencer todos os brasileiros que respiram a criar esse belo e significativo hábito.

    Não precisa ter um argumento sensacional ou uma história dramática. Fala lá que vc ficou pendurado no telefone direto, ligou 8 vezes até ser atendido.

    Todas as empresas de telecomunicacões (NET, Telefonica, Telemar, Oi, Claro, CTBC, TIM, Brasil Telecom, GVT) tem uma série de indicadores de performance e de atendimento a cumprir. Nenhuma cumpre pq, bem, o brasileiro não reclama. Não se importa com seus direitos e coisa e tal.

    Pois bem, vire um bom cidadão e um consumidor exemplar e reclame.

    Talvez se vc tivesse postado isso amanhã, eu nem comentasse… Mas acabei de fazer e entregar o IR, então estou mau humorado mesmo. :-)

  • Ronaldo says:

    Matt, eu estava olhando meu detalhamento de ligações esse mês e percebi que fiquei 48 minutos em um único dia com a NET. E desses 48 minutos, a conversa mesmo deve ter durado uns cinco. Isso sem contar a conta indevida de 500 reais que eles me mandaram esse mês.

    Rafael, eu acho que existe uma escola para os atendentes de empresas desse tipo, com matérias assim: “Dizendo não com uma linha muda”, “Psicologia da resposta inútil”, “Transferência de ligação avançada”, etc. :-)

    Luiz, onde é que está o maledeto link da ouvidoria? Nem o mapa do site ajudou ou estou indo no local errado… :-)

    Você tem razão, brasileiro só sabe reclamar para desafogar a frustração. Na hora de gastar tempo fazendo pressão onde é necessário, não sai nada.

  • Luiz Rocha says:

    Escondido, claro. :-)

    Tem um combo logo na entrada do site. O link “Ouvidoria” direciona uma página sobre a Ouvidoria. Tem um “Fale Conosco” nessa página.

    Pelo que me lembro da minha experiência, bem, eles conseguem refletir bem uma repartição pública online, mas o fato de saber que funciona compensa as voltas.

  • Ronaldo says:

    Caramba, que processinho complicado mesmo. Entrei, não funcionou no Firefox. Fui no IE, fiz tudo e acho que postei uma reclamação lá. Vamos ver se eles retornam alguma coisa…

  • Luiz Rocha says:

    Pois é. Eu disse que eles conseguiram construir um processo que simula muito bem o stress de se lidar com uma repartição pública. :-)

    O retorno costuma ser rápido. Coisa de alguns dias (2 ou 3, mais ou menos).

  • Ronaldo says:

    Eu entrei no site de novo e não havia qualquer registro da requisição. Eles não mostram mesmo ou será que meu processo de inserção falhou?

  • Luiz Rocha says:

    Não estou lembrado se o site listava as requisicões registradas.

    Entrei agora e as duas que abri ano passado não estão, pelo menos, mas eram reclamações “de chato” mesmo, sem um problema maior por trás e etc.

    Vc não recebeu nenhuma resposta via email?

  • Ronaldo says:

    Nadinha por e-mail também. Eu vou esperar mais um ou dois dias e tentar novamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Conspiração at Superfície Reflexiva.

meta