Twitter

É engraçado como o hype faz uma coisa realmente inútil se transformar na sétima e última grande maravilha da Web. O Twitter, além de provavelmente ser um dos maiores propiciadores de ego-trips já inventado, é ativamente detrimental à produtividade e às relações. À produtividade, porque só tem utilidade se a pessoa usar continuamente, o que acaba quebrando a atenção toda hora. Às relações por causa do falso senso de proximidade gerado.

A desculpa para usar é que ele torna seus usuários (especialmente aqueles dentro de um mesmo círculo social), mais conectados. Eu acho que nunca vi tanta besteira junta em um só lugar. Como se o fato de você saber o que uma pessoa está fazendo no momento torne você e ela mais próximos, entre outros detalhes. Exceto talvez em alguns casos bem-específicos, o efeito é justamente mascarar isso, como mencionei acima.

Tudo bem, eu estou exagerando no veneno. Mas só um pouquinho. 🙂

Atualização: Para quem está interessado, Kathy Sierra, do famoso Creating Passionate Users, escreveu um artigo bem interessante sobre o Twitter, considerando os aspectos psicológicos e produtivos da aplicação, tanto positivos quanto negativos.

9 Replies to “Twitter”

  1. O pior foi ler uma matéria onde e saber que o modelo de negócios dele envolve descontos para usuários via parceiros, capitalizando no tráfego. Vai render dinheiro, mas mostra que a utilidade do serviço é zero mesmo.

  2. Muitas pessoas já fazem isso através da “mensagem pessoal” do Messenger / Gtalk. Muito mais prático, dinâmico, e fica visível somente para os verdadeiros contatos, e não para qualquer um.

    Já percebi que no site Twitter anda rolando muita propaganda. Neste momento um usuário diz “checking out http://www.donelleschi.com/… half a minute ago from web”. Totalmente desnecessário.

  3. O Twitter tem até dois nichos, eu acredito: um, o dos orkuteiros de plantão, que vivem para isso; dois, comunicação não intrusiva, por mais irônico que isso seja, dentro de empresas, para impedir intrusões desnecessárias. O primeiro nicho com certeza vai render mais. Quanto ao segundo, um clonezinho mata.

  4. Não posso concordar mais, criei uma conta de curiosidade e nunca vi algo tão, mas tão inutil!! Sem contar que várias vezes o site tava offline! As mensagens sao só de 140 caracteres… Nossa se eu comecar a descrever a inutilidade do twitter eu acabo só amanha… O orkut, que também é bem inutil, dá de mil a zero…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.