BarCamp Sampa II

March 24th, 2007 § 8 comments

Blogando novamente aqui do BarCamp em São Paulo. Quase no final de tarde, participei parcialmente de mais duas conversas: uma sobre blogs e outra sobre start-ups.

Como esperado, as conversas sobre blogs passaram quase que imediatamente para monetização, focando muito na questão de publicidade e como passar de um mero desconhecido a uma máquina de produzir dinheiro, tema que, confesso, não me interessa muito. Não que eu seja contra, como já mencionei em outras ocasiões e locais, mas não é algo que me atrai na atividade. O que eu acho interessante é que isso mostra uma certa dicotomia entre o formato e a atividade no que tange aos blogs.

A conversa sobre start-ups foi muito engraçada, principalmente pelo fato de que ninguém podia falar nada sobre seus próprios projetos, tudo muito secreto. Uma coisa interessante é que grande parte dos projetos brasileiros está focada em “clonar” sistemas já provados como funcionais “lá fora”. Faz um grande sentido, já que o Brasil possui uma enorme base de usuários mas a barreira do idioma impede o aproveitamento das soluções já existentes. Mais uma vez, não há nada de errado nisso. Mesmo patentes reconhecem que idéias não podem ser tornadas propriedade privada (embora essa doutrina não esteja sendo seguida à risca na maior parte das patentes de tecnologia atuais).

As conversas por fora das salas estão se provando bem interessantes. Topei com o Sérgio Lima, o Bruno Torres, o Luiz Rocha, o Jonas Galvez, o Nando Vieira e outras figurinhas. Muita coerência das opiniões e muitos assuntos interessantes.

De uma maneira geral, a experiência do BarCamp está se provando bem interessante. Fiquei bem interessado na possibilidade de organizar um em Belo Horizonte, embora reconheça que a pequena movimentação da cidade pode se provar um problema.

§ 8 Responses to BarCamp Sampa II"

  • Marco Gomes says:

    Opa, “maioria” mesmo, pq tem uma, ao menos UMA, que nao é cópia de nada hein 😉

    Eu só conheço voce daqui do blog, nao conheco pessoalmente, a gente pode trocar uma idéia amanha? Me procure pq eu nao sei como vc é.

  • […] O Ronaldo do Superfície Reflexiva fez comentários com as conversas sobre blogs (muita monetização para o meu gosto também, e algum exagero) e sobre o debate de Start-ups (não participei e foi ótimo ver um pouco do que foi falado). […]

  • […] Superfície Reflexiva : Ronaldo reclama do papo sobre monetização […]

  • Cara, eu sinceramente achei que o nível foi meio pra baixo. Apesar dos temas interessantes, da infra boa, da idéia ser do caralho, acho que faltou gente de peso… eu, vc, e outros, que trabalhamos na área, teriamos horas de conversa pra jogar fora, e num tivemos a oportunidade porque gente ficou só falando de monetização, adsense, etc.

  • Ronaldo says:

    Marco, agora você conhece, né? :-) Surreal foi aquela hora em que eu estava sentado a dois passos de você e você pergunta se alguém tinha visto o Ronaldo do Superfície Reflexiva. :-)

    Sobre as start-ups, sempre é bom não pertencer à maioria. O Boo-box é uma idéia bem legal. 😉

    Fabião, eu fiquei pensando nisso no retorno para casa e cheguei a conclusão que, no final das contas, a culpa é nossa. O evento era livre, com um formato totalmente propício a discussões ad-hoc. Se não rolou o que a gente queria foi porque não fizemos acontecer.

    Eu acho que houve uma disparidade na quantidade de palestra voltada para “humanas”, por assim dizer, porque o pessoal que trabalha nessa área sempre acaba tomando um pouco conta das discussões. É natural. Mas no segundo dia, eu acabei chamando uma palestra de desenvolvimento e tivemos um papo muito bom. Eu vi que não ia rolar nada se eu não chamasse e fui atrás. Acho que foi isso que faltou mais no primeiro dia. Você deveria ter vindo do segundo. :-)

    Agora, fiquei curioso: quem seria gente de peso? :-)

  • bressane says:

    olá ronaldo. realmente um evento desse tipo aqui em bh seria muito bom. a sensação de “deserto digital” que se vive nesta cidade é absurda. concordo que é difícil pegar, mas acho que vale a pena a tentativa. de qualquer maneira, se rolar, “count me in”.

  • Ronaldo says:

    Tudo bom? Legal ver você por aqui. Estou começando a movimentar a idéia, mas o pessoal anda desanimado. Vamos ver o que acontece.

  • […] Superfície Reflexiva : Ronaldo reclama do papo sobre monetização […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading BarCamp Sampa II at Superfície Reflexiva.

meta