Ubuntu 7.04

March 29th, 2007 § 7 comments

Acho que vou ter que concordar com o Bruno Alves, no Meio Bit: estragaram o Linux. Ontem fiz o upgrade do meu notebook para a versão 7.04 do Ubuntu, que está em beta.

Essa é a segunda atualização que eu faço do Ubuntu e o processo está cada vez mais refinado. Com exceção de algumas perguntas desnecessárias no meio da instalação (que poderiam ter atrapalhado a vida de um usuário menos experiente), trocar seu sistema operacional praticamente inteiro é apenas uma questão de deixar a máquina fazer seu trabalho. O processo todo tomou menos do que duas horas, a maior parte das quais foi gasta baixando os pacotes da Internet. Depois de reiniciar o computador, tudo funcionando perfeitamente.

Em relação às melhorias cosméticas gostei do fato de que aplicações anteriormente sem entradas no menu agora estão lá, e não gostei do fato de que o tema possui alguns ícones menos refinados que a versão anterior. Isso pode mudar, é claro, até a versão final.

Um outro detalhe foi que minha versão do VMWare parou de funcionar. O módulo não compila mais sob o kernel atual e provavelmente eu preciso baixar alguma coisa extra. Isso fica para depois, já que não estou usando tanto o VMWare atualmente e isso sempre acontece quando mudo de versão. Atualização: o problema foi mais simples de resolver do que eu pensava.

Apesar no nome ligeiramente colorido dessa versão, ela está bem robusta. Realmente, para quê Windows.

§ 7 Responses to Ubuntu 7.04"

  • silfar says:

    Olá Ronaldo, realmente o ubuntu tá dando um show, sobre o problema do vmware : http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1640

    Aproveitando e você como vai, tá sumido hein .

  • Ronaldo says:

    Opa, Silfar! Tudo bom? Eu tinha rodado o patch: funcionou que é uma maravilha a despeito de vários avisos de compilação.

    Dei uma sumida mesma. Essa semana foi conturbada em termos de saúde. Consegui escrever aqui no blog, mas basicamente foi só. :-)

  • Sergio Lima says:

    Em resumo!

    Até a sua mãe faria o upgrade sem problemas… o que não seria verdade no windows… que dizem, falaciosamente, que é mais fácil para o usuário final :-(

    Como disse o Sergio Amadeu… um sistema em que você tem que clicar no “Iniciar” para sair/terminar… não pode ser bom :-)

    Difícil na nova versão do Ubuntu só o nome :-) Feisty Fawn (eu acho!)

    []’s

  • Pra quem tentar Ubunto, uma das primeiras coisas a fazer depois da instalação é instalar o Automatix. A partir daí, terá muito mais opções de programas e facilidades. Não chegam perto das facilidades de um Kurumin, mas já é alguma coisa.

  • Walter Cruz says:

    Sobre clicar no botão iniciar, parece que o debian etch sofre de um problema parecido.

    Foi procurar o reinciar no meu gnome lá no trabalho. Sumiu. Resolvo fazer o óbvio: desligar e ligar de novo. Clico no menu desligar.. E aparece a opção pra reiniciar! É mole?

  • Ronaldo says:

    Sérgio, considerando que para todas opções dá para responder “Sim” sem problemas, acho que ela teria conseguido fazer o upgrade também. :-)

    Concordo com o Sérgo Amadeu, mas acho que o Gnome também tem alguns problemas na área. Não tanto quanto o Windows, mas problemáticos. Colocar tudo em Quit ajuda, mas não resolve.

    E sobre o nome, cruzes. Dificilmente poderiam ter escolhido algo pior. :-)

    Meira, eu não cheguei a usar o Automatix, mas também sou velho de guerra na área. O EasyUbuntu também é muito bom. No Feisty Fawn também ele não grila mais com driver, pelo menos na versão que estou: se não tem, ele pede para instalar.

    Walter, era justamente disso que eu estava falando no outro comentário: o Gnome é um pouco melhor, mas não resolve. Desenvolvedores fazendo usabilidade nem sempre dá certo. Eu admito que sou péssimo… :-)

  • para que windows? pq windows funciona direito, e linux (ao menos ubuntu e kurumin) não.

    estou há vários meses tentando, só queria trabalhar no necessário, mas sempre aparecem problemas.

    fui tentar reinstalar agora, para começar do zero novamente, com a versão 7 ponto alguma coisa, o ubuntu, e apareciam varios problemas de permissao, em que eu nem podia copiar ou mover arquivos das minhas proprias pastas; problemas com o teclado; enfim, e agora…

    tanto quando tento desligar meu ubuntu pelo ícone/botão direito superior, como pelo menu superior esquerdo, ao invés de aparecerem as tradicionais opções de desligar, reiniciar, logoff, e assim por diante, simplesmente some tudo, fica aparecendo somente meu desktop, e pronto!

    não desliga de fato! e então sempre eu necessito apertar o botão do meu computador de desligar, o que acredito que está danificando meu computador!

    por essas e tantas outras, me sinto um pateta defendendo o software livre para meus amigos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What's this?

You are currently reading Ubuntu 7.04 at Superfície Reflexiva.

meta